Objetivo
Capacitar e treinar os alunos por meio de exercícios práticos, a entender como a Gestão de Documentos de Arquivos e a implementação de um Repositório Confiável poderá contribuir com os objetivos estratégicos de qualquer organização, sendo um diferencial no mercado competitivo.
Descrever uma proposta para a implementação de um Repositório Confiável para Documentos de Arquivo nas organizações. Um modelo adaptável a qualquer tipo de negócio, que demonstre todos os benefícios e resultados positivos que o alinhamento da Gestão de Documentos com os objetivos estratégicos de uma organização pode trazer a curto, médio e longo prazo.
O objetivo desse curso é fornecer apoio prático a todos quantos pretendam promover a integração de arquivos em sistemas de gerenciamento eletrônico de documentos. Para tanto, além da ISO 16.175:2011 nos baseamos também no Modelo de Requisito para Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos – E-ARQ, no Modelo de Requisitos para Gestão de Arquivos Eletrônicos (MOREQ2), Modelo Open Archival Information System (OAIS) – ISO 14.721:2012 – Modelo de referência para um sistema aberto de arquivamento de informação (SAAI) - NBR15.472:2007, Diretrizes para a Implementação De Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis - RDC-ARQ e num largo conjunto de normas, manuais, orientações técnicas e outras publicações produzidos por organismos como o Conselho Internacional de Arquivos (ICA), US Department of Defense (DOD), Consultative Committee for Space Data Systems, Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), entre outros.
Que profissionais devem fazer o Curso
O curso explica como os objetivos de Gestão de Documentos e do Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos são alinhados com os objetivos estratégicos de negócio para que a organização se torne mais eficiente e garanta a continuidade do negócio, o surgimento de oportunidades e o retorno sobre os investimentos. Proporcionando, ainda, segurança, autenticidade, acessibilidade e rastreabilidade das decisões tomadas.
Este curso é direcionado para os seguintes profissionais:
Metodologia
O curso será ministrado com aulas online com ênfase no ensinamento prático dos conceitos transmitidos durante as aulas.
Ao final do curso o aluno estará apto a implantar um Repositório Confiável para Documentos de Arquivo. O treinamento não se limita a apresentar as metodologias, os alunos aprenderão na prática, bem como a fundamentação teórica necessária para o entendimento dos processos de Planejamento, Operação, Avaliação de desempenho, Auditoria, Controle da não-conformidade e Melhoria contínua da Gestão de Documentos e do Repositório.
O curso tem por objeto os documentos de arquivo que são ou devem ser produzidos em sistemas ou ambientes de rede, ou seja, documentos digitais, incluindo bases de dados, objetos de qualquer tipo ou formato que resultem de atividades e transações de organizações ou indivíduos. O foco é, pois, nos documentos originariamente produzidos em formato digital ou digitalizados no contexto do projeto de negócio que se integram. Os documentos de arquivos digitalizados por serviços de arquivo no contexto de ações de preservação ou acesso não são temas desse curso, embora as recomendações em matéria de preservação lhes possam ser igualmente aplicáveis.
Por que fazer este curso
O treinamento será ministrado por profissional com grande experiência em implantação e auditoria de processos de Gestão de Documentos e Informações e de Sistemas Gestão Eletrônica de Documentos e Informações em grandes corporações;
Os alunos receberão desafios durante o treinamento para testarem os conhecimentos adquiridos.
Além disso, os alunos aprenderão:
Ementa
1. Processos e controles de documentos de arquivo
1.1. Instrumentos de Gestão de Documentos: Metodologia de elaboração
1.1.1. Plano de classificação;
1.1.2. Esquema de Metadados (Manual de Tipologia);
2. Processos de gestão de documentos de arquivo
2.1. Captura
2.2. Classificação e indexação
2.3. Controle de Acesso
2.4. Armazenamento
2.5. Utilização e reutilização
2.6. Destinação
3. Sistema Informatizado de Gestão de Documentos de Arquivo
3.1. Conceitos Básicos e Definições
4. Normas de referência e Legislações A Legislação Brasileira relacionada a Documentos Digitais Apresenta-se e discute-se a legislação brasileira existente, já promulgada, e aquela ainda em discussão sobre documentos eletrônicos e as normas da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos.
5. Requisitos para sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos – EARQ
5.1. Aspectos de Funcionalidade
5.2. Organização dos documentos arquivísticos: plano de classificação e esquema de metadados.
5.3. Tramitação e fluxo de trabalho
5.4. Captura
5.5. Avaliação e destinação
5.6. Pesquisa, localização e apresentação dos documentos.
5.7. Segurança
5.8. Armazenamento
5.9. Preservação
5.10. Funções administrativas
5.11. Usabilidade
5.12. Interoperabilidade
5.13. Disponibilidade
5.14. Desempenho e escalabilidade
6. Metadados para Documentos de Arquivo
7. Repositórios Confiáveis - Modelo Open Archival Information System (OAIS) – ISO 14.721:2012 – Modelo de referência para um sistema aberto de arquivamento de informação (SAAI) - NBR15.472:2007
8. Certificação Digital
8.1. Funções de hash
8.2. Pares de chaves e criptografia de chave pública
8.3. Certificados digitais
8.4. Aplicações dos certificados digitais
8.5. Infraestrutura de chaves públicas (PKI)
9. Análise das soluções existentes no mercado
DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.
SUPREME TREINAMENTOS LTDA
CNPJ: 53.940.195/0001-16
Inscrição Estadual: 0827930600145
Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825
Dados Bancários
Banco do Brasil
Código do banco: 001
N° da Agência: 1230-0
Conta Corrente: 68591-7
Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação: Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.
A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF
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CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO
Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)
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