DATA E HORÁRIO
Data: 18 e 19 de agosto de 2025
Horário: 08h30 às 12h e 13h às 17h30
Carga horária: 16 horas
Modalidade: Presencial - Brasilia/DF
PÚBLICO-ALVO
Servidores públicos em geral, gestores e fiscais de contratos, membros de comissões de licitação, pregoeiros, comissões de apoio ao pregoeiro, membros do controle interno e externo, servidores da área de gestão de pessoas e treinamento, prestadores de serviços de capacitação e outros profissionais envolvidos direta ou indiretamente em Contratos Administrativos. Técnicos e outros funcionários das administrações públicas federal, estadual, municipal, fundações públicas e empresas privadas.
Descrição Sintética
Programa de treinamento e mentoria de documentos de planejamento da contratação e gestão contratual em cinco níveis:
Módulo 1 – Introdução: o dever de licitar e suas exceções
Módulo 2 – A Contratação de capacitação sem Licitação – Visão dos Tribunais de Controle.
Módulo 3 – Análise do preço do objeto da ação de capacitação.
Módulo 4 – Gestão e fiscalização da ação de capacitação.
Módulo 5 – análise de diversas formas de contratação de ações de capacitação e treinamento: GECC, convênios e contratação “habitual” de empresas especializadas
RECURSOS DIDÁTICOS
Slides;
Indicação de leitura;
Acórdãos do TCU e decisões do STJ;
Processos de contratações de ações de capacitação;
Discussão de casos concretos de contratação de ações de capacitação.
JUSTIFICATIVA
O ano de 2022 foi, certamente, um dos mais duros de toda a história fiscal do Brasil. O aumento significativo de despesas, combinado com a redução de receitas, fez com que instituições públicas tivessem severos problemas para equilibrar suas contas. E, nesse contexto, diversas normas acerca de compras públicas referidas a licitações e contratos vêm sendo editadas pelo Governo Federal, algumas, inclusive, obrigando a tais instituições a procedimentos que devem ser implementados, sob pena de haver redução das transferências voluntárias da União. É o caso dos ETPs e TRs: tais artefatos passarão a ser obrigatórios para contratações públicas com a efetiva implementação da Nova Lei de Licitações – Lei 14.133/2021.
Nesse contexto, percebe-se que há uma necessidade de a Administração Pública atualizar, treinar e aperfeiçoar seus servidores é uma realidade. A dificuldade do modo de realizar a contratação desses serviços causa polêmicas. Quando utilizar a Contratação Direta? Quando licitar? Quais os entendimentos atuais do Tribunal de Contas da União acerca de tais contratações? Como evitar tais condenações? Essas dificuldades conceituais e operacionais trazem inúmeras dificuldades para as contratações de ações de capacitação, de longa ou curta duração, ou mesmo para contratar palestrantes/conferencistas.
Capacitar, atualizar os participantes e permitir que eles tomem decisões atuais e eficazes sobre as inúmeras hipóteses de contratações de treinamento, capacitação e desenvolvimento – este é o objetivo do curso que é pratico e teórico.
CONTEÚDO PEDAGÓGICO
Bloco I – Introdução: o dever de licitar e suas exceções
1. Conceito;
2. Princípios constitucionais e específicos – Dever Geral de Licitar – análise do inc. XXI do art. 37 da Constituição Federal;
3. Visão Geral do processo de contratação: fases
4. Possibilidades de não licitar: dispensas e inexigibilidades
5. Principais fases e atividades do processo de contratação;
6. Contratação emergencial X capacitação – Seria possível?
7. Contratação de capacitação decorrente de licitação deserta e fracassada;
8. Fundamentação para amparar a contratação por dispensa: requisitos formais e materiais
9. A Contratação de instituição sem fins lucrativos voltadas ao ensino, pesquisa e desenvolvimento institucional.
10. A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas e seus impactos na contratação das ações de capacitação
11. O Uso da Gratificação por Encargos de Cursos e Concursos como alternativa à contratação de instrutores.
Bloco II – A Contratação de capacitação sem Licitação – Visão predominante dos Tribunais de Controle
1. Licitação Exigíveis X Inexigibilidade
2. Demonstração da exclusividade: requisito fundamental para inexigibilidade;
3. O que é “singular”, para o fim de inexigibilidade – a visão dos Tribunais de Contas;
4. Quem é o “notório especialista”, para o fim de inexigibilidade – a visão dos Tribunais de Contas;
5. Estudos Técnicos Preliminares, Projeto básico e termo de referência: contratação de capacitação em evento fechado (in COMPANY) e inscrição para eventos abertos: análise a partir da interpretação do Tribunal de Contas da União;
6. Definição do conteúdo programático da ação de capacitação – o papel da área demandante;
7. Ações de capacitação durante um exercício e o parcelamento da despesa – cuidados
Bloco III – Análise do preço do objeto da ação de capacitação
1. Pesquisa de mercado e estimativa de preço – critérios estabelecidos pela IN/SEGES/ME– 65/2021 X aplicabilidade às ações de capacitação;
2. Comparações de preços de serviços de singulares prestados por notórios especialistas
3. Valor estimado e preço máximo (Cabe preço mínimo?)
4. Transporte e alimentação do contratado: alternativas de custeio?
Bloco IV – Gestão e fiscalização da ação de capacitação
1. Análise dos deveres da contratada: proposta de modelo
2. Recebimento do objeto – a atestação da despesa;
3. Acréscimos, supressões e alterações de projetos;
4. Inexecução e aplicação de penalidades administrativas.
5. Melhores práticas e possíveis recomendações do controle interno ou externo.
Bloco 5 – Análise de casos concretos
Análise de estudos técnicos preliminares, termos de referência e outros documentos de diversos órgãos, inclusive os documentos produzidos pelo Tribunal de Contas da União, de modo a capacitar o grupo a elaborar e/ou analisar documentos relacionados às contratações de ações de capacitação.
RECURSOS METODOLÓGICOS
- Exposição dialogada, discussões, exemplos práticos e análise de casos concretos;
- Análises de casos concretos: serão discutidos e revisados processos efetivos de contratação de diversas instituições públicas, tanto na parte de planejamento quanto de execução contratual. A mentoria será realizada durante cada módulo, abrangendo os agentes mais diretamente envolvidos com o conteúdo ministrado indicados pela instituição contratante e ao fim do evento, de modo a ser possível aos cursistas elaborar e/ou examinar os documentos relativos à contratação de ações de capacitação.
OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM
Ao final do curso, o participante deverá ser capaz de:
• Compreender os aspectos fundamentais quanto ao dever de licitar e suas exceções (dispensas e inexigibilidades de licitação);
• Elaborar Estudos Técnicos Preliminares e Termos de Referência relativos à ações de capacitação, em conformidade com as normas vigentes;
• Gerir e fiscalizar contratos administrativos relacionados às ações de capacitação, em todas as suas etapas, considerando desde o planejamento da licitação (elaboração dos ETPs e TRs) até a execução contratual.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM
Ao final da ação de capacitação os servidores deverão ser capazes de:
- Identificar as alternativas disponíveis para o atendimento das demandas educacionais;
- Aplicar fundamentos jurídicos que caracterizem a modalidade de licitação ou contratação direta a ser empregada caso a caso;
- Aplicar critérios para avaliar a singularidade do objeto demandado;
-Justificar se uma ação tão customizada a ponto de ser ou parecer uma consultoria pode ou não ser contratada como capacitação;
- Justificar, com base em critérios, se uma contratação pode ou não ser feita acima dos preços estimados;
- Analisar os papeis de cada um dos envolvidos nas contratações de capacitação;
- Avaliar quais os métodos e técnicas podem ser utilizados para a estimativa de preços de uma ação de capacitação;
- Criar termo de referência para contratação de uma ação de capacitação.
- Identificar as responsabilidades do gestor e fiscal das ações de treinamento.
INVESTIMENTO:
DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.
SUPREME CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO LTDA
Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação: Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.
A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO
Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)
Entre em contato conosco!