Image

Sobre este Curso

Elaboração e Gestão de Indicadores de Desempenho Institucional

Image
APROVEITE

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA !

Inscreva-se
Image

Elaboração e Gestão de Indicadores de Desempenho Institucional

Presencial


DATA E HORÁRIO
Local: Brasília/DF
Data: 10, 11 e 12 de novembro de 2025
Horário: 1º e 2º dia: 08h30 às 12h e 13h às 17h30 e no 3º dia: 08h30 às 12h30
Carga horária: 20 horas

Modalidade: Presencial



1.1 OBJETIVO DO CURSO:

Capacitar os participantes a elaborar indicadores e estruturar sistemas de medição do desempenho institucional, dos pontos de vista estratégico e gerencial.

 

1.2 METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM:

Abordagem andragógica (educação de adultos) com aulas presenciais ou on-line com exposições dialogadas e participativas, com utilização de exemplos ilustrativos, práticas em grupo, projetos aplicativos, estudo de caso e exercícios para consolidação da aprendizagem.

 

1.3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Visão conceitual sobre gestão estratégica

2. Visão conceitual e evolução sobre indicadores e metas

3. Conceitos de indicadores de desempenho institucional

4. Atributos de um sistema de medição de desempenho institucional

5. Classificação de Indicadores nos níveis: hierárquico, tema, dimensões ou perspectivas e posicionamento na cadeia de valor

6. Metodologia específico para elaboração de indicadores de desempenho institucional

7. Práticas na elaboração de indicadores de desempenho institucional

8. Práticas na construção de um sistema de medição de desempenho

9. Gestão do sistema de medição de desempenho institucional

10. Ferramentas para implementação, acompanhamento e avaliação de indicadores

11. Atividades práticas para elaboração de indicadores de desempenho institucional.

 

Instrutor: Marcos Antonio Martins Lima
Pós-Doutor em Gestão e Doutor em Educação/Avaliação
Professor Titular na UFC – Universidade Federal do Ceará (Administração e Educação) e Coordenador do GPAGE – Grupo de Pesquisa em Avaliação & Gestão Educacional (UFC/FACED/PPGE).
Consultor Sênior, Conselheiro e Líder de desenvolvimento no IAGEE – Instituto de Avaliação, Gestão & Educação com experiência de mais de 30 anos em projetos de consultoria no setor público, terceiro setor e privado.
Título internacional de “Trainer Certificado IIR Training” por excelente performance em treinamentos abertos pelo IIR Institute for International Research (São Paulo-SP).
Curso de “Gestion des Organizations” na Universidade de Québec-Canadá e Membro Associado do Project Management Institute (PMI), Pensilvânia, USA.
Pós-Doutor em Gestão pela UFRN. Doutor em Educação e Avaliação pela UFC. Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Economista pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Atualmente conta com 93 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, 23 livros publicados (autoria exclusive e como organizador) e 188 capítulos de livros.

 


INVESTIMENTO:
ØInvestimento Individual: R$ 3.470,00
ØInvestimento para 03 ou 04 participantes: R$ 3.390,00 / pessoa
ØInvestimento para 05 até 07 participantes: R$ 3.320,00 / pessoa
ØInvestimento para 08 ou mais participantes: R$ 3.250,00 / pessoa
Incluso: Almoço, coffee-break, material de apoio personalizado (Pasta executiva, garrafinha de água, caderno e caneta), apostila impressa/digital e certificado de participação.
Obs: No terceiro dia não haverá almoço.

DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.

  

SUPREME CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO LTDA

CNPJ: 34.370.234/0001-42

Inscrição Estadual: 0792988500147

Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825

 

Dados Bancários

 

Banco do Brasil

Código do banco: 001
N° da Agência: 1230-0
Conta Corrente: 58256-5

 

Banco: Santander

Código do banco: 033
N° da Agência: 3100
Conta corrente: 13.004691-2

Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação:
 Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.

 

 

Supreme Treinamentos
 Telefones: (61) 3962-4401 - (61) 98355-6825 (WhatsApp)

 


  Faça sua inscrição!

A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

  • A Supreme reserva-se o direito de adiar ou cancelar o curso em até 3 (três) dias úteis para cursos online e 5 (cinco) dias úteis para cursos presenciais, caso haja insuficiência de inscrições.
  • O participante deve ter, no mínimo, 75% de presença no curso. Caso participe menos deste percentual, não receberá o certificado
  • A Supreme pode substituir o docente por motivos de força maior.

 

 CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO

  • O cancelamento da inscrição pode ser realizado até 3 (três) dias úteis antes do curso online e 5 (cinco) dias úteis antes do curso presencial.
  • Após esse prazo, a substituição do participante ou a solicitação de crédito no valor da inscrição deverá ser feita.
  • A substituição do participante pode ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

 

MODALIDADE IN COMPANY

Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)

Entre em contato conosco!