Image

Sobre este Curso

Regularizações Contábeis com enfoque prático no SIAFIWEB e SIAFI Operacional

Image
APROVEITE

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA !

Inscreva-se
Image

Regularizações Contábeis com enfoque prático no SIAFIWEB e SIAFI Operacional

Presencial

DATA E HORÁRIO
Local: Brasília/DF
Data: 15, 16 e 17 de setembro de 2025
Horário: 08h30 às 12h e 13h às 17h30
Carga horária: 24 horas
Modalidade: Presencial


1. Objetivo:

Este curso objetiva capacitar os seus participantes para proceder as devidas regularizações contábeis no SIAFI Operacional e no SIAFIWEB de acordo com as orientações do Manual SIAFI.

Promover aos participantes do curso entendimento avançado sobre as diversas rotinas e procedimentos da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal, para que sejam efetuadas as devidas regularizações e ajustes nos saldos contábeis e nos documentos do SIAFI. No curso serão utilizados casos práticos aplicados diretamente no SIAFI, apresentando a solução para as equações de contas irregulares e inconsistentes.



2. Público-alvo:

Destina-se a atender o gestor público federal que trabalha no setor de contabilidade, execução orçamentária e financeira, administração e logística, folha de pagamento, arrecadação, contratos, patrimônio, bem como os demais profissionais das diversas áreas e esferas de governo que desejam conhecer de forma aprofundada os conhecimentos sobre as regularizações contábeis das rotinas do PCASP e das DCASP.



3. Conteúdo Programático:

Transações de suporte do SIAFI Operacional: CONCONTA, CONEVENTO; CONORGÃO; CONUG; CONUO; CONPTRES; CONINDCONT; CONNATSOF; CONRECSOF; CONFONTE; ETC.

Subsistema CPR – Contas a Pagar e a Receber: CONDH, CONSIT, CONAUD, CONDESAUD.

Informações do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público - PCASP, processo de Convergência da Contabilidade Aplicada ao Setor Público e seus impactos na execução da despesa pública. Nivelamento sobre a lógica do sistema CPR seus principais documentos hábeis, situações para apropriação da despesa.

Emissão de ordens bancárias explorando a prática operacional da apropriação da despesa pública até seu efetivo pagamento. Regularização de inconsistências derivadas de cancelamento de OB.

O SIAFI como ferramenta da execução da despesa e instrumento de regularização decorrente de erros pós execução.

Valores Recebidos por GRU: Devolução de financeiro para estorno de Despesa; Reclassificação de Despesa; Movimentação e Bloqueio de Créditos.

Regularizações de Suprimento de Fundos (principais casos e principais contas Contábeis) Aspectos legais com ênfase nos principais normativos evidenciando modalidades de suprimento, limites, cadeia de responsabilidades. Tipos de Concessões. Prestação de contas. devolução de valores não utilizados; Reclassificações; Principais inconsistências e suas regularizações.

Regularizações Relacionadas a Folha de Pagamentos; Disponibilidade de

 

Recursos (DDR); Transação ALTDOC; Tópicos sobre regularizações de Restos a Pagar.

Regularizações dos Recursos Diferidos e da programação financeira;

Regularizações de bloqueio de dotações orçamentárias com saldos invertidos.


4. Metodologia:

Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados regularizações contábeis. 

Utilização do SIAFI, SIAFIWEB e Tesouro Gerencial para dar suporte as análises e procedimentos para as regularizações contábeis.



Instrutor: Gilvan Dantas – Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional
Gilvan Dantas é Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria doTesouro Nacional. É Bacharel em Ciências Contábeis, Pós-graduado em Gestão Estratégica e Mestrando em Administração Pública Profissional pela FGV. Na STN exerceu funções estratégicas, sendo o primeiro Subsecretário de Contabilidade Pública no período de 2010 a 2015. Foi também o Contador Geral da União no período de 2008 a 2010, Contador Geral do Ministério da Fazenda no período de 2017 a 2018. No cumprimento de sua missão, liderou o processo.
de modernização da Contabilidade Aplicada ao Setor Público na função de Subsecretário de Contabilidade Pública da STN conduzindo a elaboração e implantação do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – PCASP, do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP e das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público-DCASP, o Sistema de Informação de Custos, o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro-SICONFI, o SIAFIWEB e o Tesouro Gerencial. Gilvan Dantas é coautor do Livro Entendo as Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público, editado e publicado pela Editora Gestão Pública. Paralelamente a tudo isso, foi professor de cursos e palestrante em diversos eventos nos últimos 20 anos. Foi membro do Grupo Assessor da Área Pública do Conselho Federal de Contabilidade período de 2006 a 2019, onde participou do processo da Convergência da Contabilidade Aplicada ao Setor Público aos Padrões Internacionais com a edição das Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas do Setor Público – NBC TSP. 




INVESTIMENTO:
ØInvestimento Individual: R$ 3.070,00
ØInvestimento para 03 ou 04 participantes: R$ 2.990,00 / pessoa
ØInvestimento para 05 até 07 participantes: R$ 2.920,00 / pessoa
ØInvestimento para 08 ou mais participantes: R$ 2.850,00 / pessoa
Incluso: Almoço, coffee-break, material de apoio personalizado (Pasta executiva, garrafinha de água, caderno e caneta), apostila impressa/digital e certificado de participação.

DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.

 

SUPREME TREINAMENTOS LTDA
CNPJ: 53.940.195/0001-16
Inscrição Estadual: 0827930600145

Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825



Dados Bancários

 

Banco do Brasil

Código do banco: 001

N° da Agência: 1230-0

Conta Corrente: 68591-7


Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação:
 Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.

 

 

Supreme Treinamentos
 Telefones: (61) 3962-4401 - (61) 98355-6825 (WhatsApp)

 


  Faça sua inscrição!

A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

  • A Supreme reserva-se o direito de adiar ou cancelar o curso em até 3 (três) dias úteis para cursos online e 5 (cinco) dias úteis para cursos presenciais, caso haja insuficiência de inscrições.
  • O participante deve ter, no mínimo, 75% de presença no curso. Caso participe menos deste percentual, não receberá o certificado
  • A Supreme pode substituir o docente por motivos de força maior.

 

 CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO

  • O cancelamento da inscrição pode ser realizado até 3 (três) dias úteis antes do curso online e 5 (cinco) dias úteis antes do curso presencial.
  • Após esse prazo, a substituição do participante ou a solicitação de crédito no valor da inscrição deverá ser feita.
  • A substituição do participante pode ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

 

MODALIDADE IN COMPANY

Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)


Entre em contato conosco!