LOCAL E DATA
Local: Brasília/DF
Data: 19 e 20 de maio de 2025
Horário: 08h30 até 12h e 13h até 17h30
Carga horária: 16 horas
Modalidade: Presencial
JUSTIFICATIVA
O contexto de mudanças e restrições no setor público, aliado à necessidade de melhoria na prestação dos serviços aos cidadãos, exigem o desenvolvimento de líderes capazes de mobilizar equipes, inclusive virtuais, construindo redes sinérgicas de relacionamentos, de gerenciar restrições de recursos, de oxigenar processos de trabalho e de buscar soluções inovadoras, conferindo assim um novo sentido para o exercício da liderança.
Coordenar os trabalhos de uma equipe envolve uma série de competências, tais como: integrar os componentes, estabelecer metas e objetivos comuns, manter a equipe motivada, maximizar o desempenho, conduzir os trabalhos com foco na missão institucional e avaliar os resultados alcançados.
O líder é o maior responsável pela produtividade de sua equipe e manutenção da motivação dos profissionais. Compete a ele, a (ela) a atribuição de definição de metas, realizar monitoração de forma contínua, treinar e avaliar seus liderados.
Este curso tem por objetivo proporcionar aos participantes uma oportunidade de revisar seus papéis profissionais, despertando a capacidade criadora, estimulando-os a desenvolver habilidades essenciais à solução de problemas no contexto organizacional.
OBJETIVOS
- Desenvolver a liderança através do uso e aplicação de ferramentas de coaching;
- Proporcionar aos gestores o acesso a discussões e ferramentas, em formato de 'oficina', que desenvolvam competências para administrar pessoas e processos com foco em resultados.
· Formar e prover o aperfeiçoamento contínuo de lideranças;
· Ampliar a capacitação dos recursos humanos, melhorando seu aproveitamento funcional e suas perspectivas de futuro; definindo as competências essenciais à execução e à condução dos projetos de interesse da Instituição.
· Sensibilizar, incentivar e motivar sobre temas preponderantes da gestão contemporânea das organizações, enfatizando a importância do crescimento baseado:
· No Ser Humano como principal fator de competitividade;
· Na importância de melhorias na produtividade, atendendo a necessidade urgente de fazer mais com menos;
· Na necessidade de um novo perfil profissional baseado no empreendedorismo, no amor ao trabalho, no compromisso ético, na autonomia da busca do conhecimento, no desenvolvimento das fortalezas e no gerenciamento das fraquezas;
· Na importância da Inovação e da Excelência nos processos, produtos e serviços e
· Propiciar o autoconhecimento e desenvolver nos participantes as competências necessárias para a gestão de pessoas e liderança;
· Propiciar ferramentas e técnicas de coaching para auxiliar o gestor em feedback, delegação, estabelecimento de metas e gestão de equipes.
RESULTADOS ESPERADOS
- Estabelecimento de clima de cooperação e confiança entre os servidores, de modo a favorecer a troca de saberes e à crítica construtiva;
- Aumento da capacidade reflexiva e interventiva, tendo por base a gestão participativa e plena utilização do potencial criativo de cada um;
- Renovação de energia e vitalidade das pessoas;
- Aumento da sensibilidade às relações humanas, de modo a exercitar o diálogo com maturidade, cooperação e complementaridade às inteligências e ações;
- Motivação para a busca de satisfação profissional e pessoal;
- Compreensão dos fenômenos grupais observados: percepção, comunicação, liderança, desempenho de papéis, cooperação x competição, processo decisório, administração de conflitos;
- Desenvolvimento do trabalho em equipe;
- Valorização do ambiente de trabalho;
- Promoção do comprometimento funcional;
- Melhoria no clima organizacional.
PÚBLICO-ALVO
Gestores e Líderes de Organizações Públicas.
METODOLOGIA
Curso com metodologia interativa e que estimula a reflexão; alterna exposição dialogada, vídeos, troca de experiências, exemplos voltados para a nova organização com foco em resultados.
Praticidade, ferramentas e técnicas de coaching. Combinação das avançadas técnicas de transformação pessoal com a modelagem das formas mais efetivas de coaching na atualidade. A metodologia é ativo-participativa, com a apresentação dos conceitos de forma interativa e construção conjunta do conhecimento e no desenvolvimento de competências profissionais.
São fundamentadas em:
- Análises fílmicas
- Estudos de caso
- Discussões dirigidas
- Groupsessions
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O papel da liderança como agente de transformação organizacional
GERENCIAMENTO E LIDERANÇA
- Visão estratégica, contexto organizacional e a influência nos estilos de Liderança;
- Os novos paradigmas organizacionais;
- O papel do gestor - líder: comprometimento, ética, alinhamento com a estratégia organizacional e desenvolvimento do capital humano;
- Tendências em gestão de pessoas;
- Gerenciamento e liderança; tipos de poder, papéis do líder: autoconhecimento, autodesenvolvimento e inteligência emocional;
- Liderança situacional;
- Coaching, Liderança Servidora nas instituições;
COMPETÊNCIAS DO LÍDER NA GESTÃO DE PESSOAS
- Formação da equipe presenciais e semipresenciais: Definição de metas, papéis e responsabilidades;
- Como mobilizar a equipe;
- Respeito às diversidades;
- Motivação o que realmente motiva e desmotiva as pessoas;
- Gestão de conflitos;
- Combate e prevenção de assédio moral no ambiente corporativo;
- Gestão inteligente do tempo;
- Técnicas e análise de problemas;
- Comunicação significativa: sabendo se comunicar com a equipe, presencial e semipresencial estabelecendo empatia, confiança e sinergia;
- Comunicação assertiva;
- Comunicação não-violenta;
- O uso de ferramentas de inteligência emocional nas relações de trabalho;
- Escuta Ativa;
- Causando impacto desejado e induzindo a ação;
- Cultura do feedback
- A importância do feedback e do feedfoward nas relações interpessoais;
- Comunicação inspiradora, ética e responsabilidade social;
- Liderança baseada no exemplo, comunicação; transmitida através de comportamentos e atitudes;
- Fala em público/condução de grupos;
- Você é a sua própria mídia, sua mensagem: mesmo fora de um palco, você está em cena;
- Técnicas de apresentação em palestras, reuniões; treinamentos; videoconferências.
Instrutora: Suely Cobucci
Educadora Empresarial, consultora e palestrante em Recursos Humanos (RH), Diretora da Escola de Excelência – Treinamento e Desenvolvimento Humano Ltda., Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento, pela UNINI - Universidade Iberoamericana Brasil/Espanha, Formação em Life & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching (SP) (2012), licenciada pelo Behavioral Coaching Institute e pelo International Coaching Council, Pós-graduada em Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica de Brasília, Pós-graduada em Psicopedagogia pela UniCEUB, Especialista em Dinâmica de Grupo pela SOBRAP (Sociedade Brasileira de Psicoterapia e Psicodrama). Especialista em Jogos de Empresa. Atuou como consultora responsável pela revisão, atualização e ampliação da terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República, em Acordo de Cooperação com a Casa Civil.
Autora do livro: REDAÇÃO OFICIAL PARA APRIMORAR TEXTOS PROFISSIONAIS. Editora Contexto, 2022.
Desde 1994, dedica-se ao estudo de temas ligados à melhoria de performance, autoconhecimento, crescimento pessoal e profissional, tendo participado de inúmeros eventos presenciais e a distância, em Brasília e no Brasil.
Consultora responsável pela concepção e elaboração do curso de Atendimento ao Cidadão, Enap, 1996.
Instrutora dos cursos:
A Busca da Excelência no Atendimento ao Cliente, Gestão e Liderança, Negociação e Resolução de Conflitos e Desenvolvimento de Equipes.
INVESTIMENTO:
ØInvestimento Individual: R$ 3.170,00
ØInvestimento para 03 ou 04 participantes: R$ 3.090,00 / pessoa
ØInvestimento para 05 até 07 participantes: R$ 3.020,00 / pessoa
ØInvestimento para 08 ou mais participantes: R$ 2.950,00 / pessoa
Incluso: Almoço, coffee-break, material de apoio personalizado (Pasta executiva, garrafinha de água, caderno e caneta), apostila impressa/digital e certificado de participação.
DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.
SUPREME TREINAMENTOS LTDA
CNPJ: 53.940.195/0001-16
Inscrição Estadual: 0827930600145
Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825
Dados Bancários
Banco do Brasil
Código do banco: 001
N° da Agência: 1230-0
Conta Corrente: 68591-7
Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação: Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.
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Telefones: (61) 3962-4401 - (61) 98355-6825 (WhatsApp)
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CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:
- A Supreme reserva-se o direito de adiar ou cancelar o curso em até 3 (três) dias úteis para cursos online e 5 (cinco) dias úteis para cursos presenciais, caso haja insuficiência de inscrições.
- O participante deve ter, no mínimo, 75% de presença no curso. Caso participe menos deste percentual, não receberá o certificado.
- A Supreme pode substituir o docente por motivos de força maior.
CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO
- O cancelamento da inscrição pode ser realizado até 3 (três) dias úteis antes do curso online e 5 (cinco) dias úteis antes do curso presencial.
- Após esse prazo, a substituição do participante ou a solicitação de crédito no valor da inscrição deverá ser feita.
- A substituição do participante pode ser realizada até o dia anterior ao início do curso.
MODALIDADE IN COMPANY
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