LOCAL E DATA
Local: Brasília/DF
Data: 10 e 11 de novembro de 2025
Horário: 08h30 até 12h e 13h até 17h30
Carga horária: 16 horas
Modalidade: Presencial
APRESENTAÇÃO
Diante de contínuas mudanças, transformações tecnológicas e competitividade no mundo globalizado, o profissional de assessoria repensa sua carreira com um novo foco: desenvolver novas competências, superar metas e aumentar a produtividade, o que significa ter uma visão e postura de líder. Tal foco é alinhado a valores baseados no compromisso ético e responsável.
Nas organizações modernas, o profissional de assessoria atua como agente comunicador, e neste sentido é fundamental entender o papel de sua atuação no contexto organizacional como agente de mudança.
PÚBLICO ALVO
Servidores que atuem em atividades de secretariado executivo e assessoria em gabinetes, diretorias e secretarias na Administração Pública.
OBJETIVO
O treinamento tem o propósito de contribuir para a formação de profissionais responsáveis pelo assessoramento, planejamento, organização e execução de serviços nas instituições públicas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
As Exigências da Carreira para Atender as Novas Perspectivas da Instituição
- O Novo Papel Do Profissional: De Operacional Para Assessor, De Executor Para Gestor;
- Ampliação Das Competências;
- A Busca Da Excelência Profissional;
- Ética Profissional.
Comunicação Corporativa
Habilidades Conceituais E Comportamentais
- A Comunicação Como Ferramenta Para Harmonizar O Ambiente De Trabalho E Construção De Frutíferos Relacionamentos Interpessoais;
- Comunicação Objetiva (Dados E Fatos) E Comunicação Subjetiva (Questões Intangíveis E Sentimentos);
- Diferença Entre Falar E Comunicar;
- Fenômeno Da Comunicação: Transmissão (Conteúdo E Forma) E Recepção (Os Significados Que O Indivíduo Atribui);
- Observação E Compreensão De Sinais Verbais E Não Verbais;
- Capacidade De Coletar E Sistematizar Informações;
- Escuta Ativa E Níveis De Escuta;
- Comunicação Significativa Com A Equipe (Empatia, Confiança E Sinergia);
- Aspectos Éticos Para Preservar Relações Positivas;
- A Construção Da Confiança: Discrição E Sigilo Na Comunicação;
- Comunicação Não-Violenta (Cnv):
- O Processo De Interação Humana
- Sistematização Dos Componentes Da Comunicação Não-Violenta (Cnv): Observação, Necessidade, Sentimento E Pedido
- Empatia E Autenticidade
- Ambientes Afetivos-Efetivos Nas Organizações
- Habilidades Comportamentais De Comunicação: Saber Ouvir, Fidelidade Aos Fatos, Clareza, Assertividade, Saber Dizer “Não”, Síntese E Objetividade
- Feedback De Forma Estruturada, Profissional E Ética: Construção E Aplicação Em Casos Simulados E Reais
Redação Corporativa
Habilidades Conceituais E Técnicas
- Princípios Da Administração Pública Refletidos Nos Textos Oficiais: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade E Eficiência
- Compromisso Administrativo Dos Servidores Com Os Documentos Elaborados E Sensibilização Quanto A Importância Dos Documentos Oficiais Que Têm Por Objetivo Subsidiar Tomadas De Decisões
- Competência Textual: Escrever De Forma Adequada
- Elaboração De Documentos Institucionais De Forma Simples, Inclusiva E Empática
- Qualidade Do Texto Escrito:
- Semântica: Palavras E Expressões Adequadas
- Clareza, Concisão, Precisão, Objetividade, Simplicidade E Correção
- Recursos Visuais, Linguagem E Assertividade
- Noções De Elaboração De Documentos Oficiais À Luz Do Manual Da Presidência Da República
- Boas Práticas E Cuidados Com O E-Mail E Whatsapp
COMPETÊNCIAS PESSOAIS - Autogestão e posicionamento profissional;
- Integração com a equipe e chefia;
- Padrão de conduta: valores;
- Ética como diretriz para a qualidade pessoal e profissional – base para os relacionamentos;
- Código de ética da profissão e do servidor público.
- Prevenção e combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho;
- Inteligência emocional;
- Motivação para a busca de satisfação profissional e pessoal;
- Liderança para o trabalho em equipe, na busca da sinergia;
- O profissional de assessoria líder de si mesmo;
- Postura aberta para mudanças.
- Marketing profissional e etiqueta corporativa.
COMPETÊNCIAS TÉCNICAS
- Atitude para liderar, planejar, organizar e dirigir as tarefas de secretariado executivo e assessoria;
- Sistematização das rotinas de trabalho;
- Gestão inteligente do tempo;
- Solução de problemas;
- Tomada de decisão;
- Técnicas de negociação na solução de conflitos;
- Atendimento a clientes externos e internos;
- O profissional de secretariado e assessoria e a tecnologia da informação.
Instrutora: Suely Botelho Cobucci - Mestre em RH e Gestão do Conhecimento, pela Fundação Universitária Iberoamericana
Educadora Empresarial, consultora e palestrante em Recursos Humanos (RH), Diretora da Cobucci – Treinamento e Desenvolvimento Humano Ltda., Mestre em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento, pela Fundação Universitária Iberoamericana -FUNIBER/Brasil/Espanha, Formação em Life & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching (2012), licenciada pelo Behavioral Coaching Institute e pelo International Coaching Council, Pós-graduada em Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica de Brasília, Pós-graduada em Psicopedagogia pela UniCEUB, Especialista em Dinâmica de Grupo pela SOBRAP (Sociedade Brasileira de Psicoterapia e Psicodrama). Especialista em Jogos de Empresa. Atuou como consultora responsável pela revisão, atualização e ampliação da terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República, em Acordo de Cooperação com a Casa Civil. Autora do livro: REDAÇÃO OFICIAL – PARA APRIMORAR TEXTOS PROFISSIONAIS. Editora Contexto, 2022. Desde 1994, dedica-se ao estudo de temas ligados à melhoria de performance, autoconhecimento, crescimento pessoal e profissional, tendo participado de inúmeros eventos presenciais e a distância, em Brasília e no Brasil. Instrutora dos cursos: Gerenciamento, Liderança & Coaching, Gestão e Liderança no Serviço Público, Negociação e Resolução de Conflitos, Elaboração de Documentos Oficiais e Técnicos e Desenvolvimento de Equipes. É parceira de diversas instituições públicas e privadas, com sólida atuação como instrutora e palestrante, oferecendo consultoria e treinamento em todo o Brasil, entre elas: AGU (Advocacia Geral da União), Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), ANVISA, (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ASBACE (Associação Brasileira de Bancos Estaduais), Banco Central do Brasil, Banco do Brasil, Banco do Estado do Pará - Banpará e dentre outras.
INVESTIMENTO:
ØInvestimento Individual: R$ 3.170,00
ØInvestimento para 03 ou 04 participantes: R$ 3.090,00 / pessoa
ØInvestimento para 05 até 07 participantes: R$ 3.020,00 / pessoa
ØInvestimento para 08 ou mais participantes: R$ 2.950,00 / pessoa
Incluso: Almoço, coffee-break, material de apoio personalizado (Pasta executiva, garrafinha de água, caderno e caneta), apostila impressa/digital e certificado de participação.
DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.
SUPREME TREINAMENTOS LTDA
CNPJ: 53.940.195/0001-16
Inscrição Estadual: 0827930600145
Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825
Dados Bancários
Banco do Brasil
Código do banco: 001
N° da Agência: 1230-0
Conta Corrente: 68591-7
Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação: Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.
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Telefones: (61) 3962-4401 - (61) 98355-6825 (WhatsApp)
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CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:
- A Supreme reserva-se o direito de adiar ou cancelar o curso em até 3 (três) dias úteis para cursos online e 5 (cinco) dias úteis para cursos presenciais, caso haja insuficiência de inscrições.
- O participante deve ter, no mínimo, 75% de presença no curso. Caso participe menos deste percentual, não receberá o certificado.
- A Supreme pode substituir o docente por motivos de força maior.
CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO
- O cancelamento da inscrição pode ser realizado até 3 (três) dias úteis antes do curso online e 5 (cinco) dias úteis antes do curso presencial.
- Após esse prazo, a substituição do participante ou a solicitação de crédito no valor da inscrição deverá ser feita.
- A substituição do participante pode ser realizada até o dia anterior ao início do curso.
MODALIDADE IN COMPANY
Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)
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