LOCAL E DATA
Data: 23, 24 e 25 de junho de 2025
Horário: 08h30 às 12h e 13h às 17h30
Carga horária: 24 horas
Modalidade: Presencial - Rio de Janeiro/RJ
OBJETIVO GERAL
Desenvolver
técnicas que ajudem a produzir documentos oficiais e técnicos
expressando ideias de maneira clara, precisa, concisa aplicando-as ao
contexto administrativo tornando a redação eficaz.
OBJETIVO
- Estimular a reflexão crítica sobre a realidade.
- Fornecer ao treinando instrumentos que o auxiliem a redigir com maior segurança, clareza, objetividade e concisão.
- Melhorar
o fluxo de comunicação interna e entre segmentos e órgãos, assim como
entre a instituição e os clientes internos e externos.
- Vivenciar com o treinando a observação de que a comunicação escrita é um processo constante de crescimento.
- A partir das informações observadas no curso, o treinando será capaz de redigir qualquer documento.
- Deixar
claro que a redação de um documento está ligada à prática diária e ao
conhecimento de que se tem da língua, que é o suporte desse processo.
PÚBLICO ALVO
Servidores
envolvidos com a geração, edição e customização de procedimentos;
ofícios, correio eletrônico e textos afins, que devem chegar todos os
dias a leitores que necessitam dessas informações para implementar ações
administrativas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Produção de Texto
ØA necessidade de delimitação do tema
ØAdequação da linguagem à audiência.
ØO uso da linguagem técnica e dos estrangeirismos
ØA necessidade de o texto técnico apresentar uniformidade na estrutura, no estilo e na terminologia
ØPlanejamento da redação
Articulação do Texto
Como escrever e convencer
A elaboração do texto –mecanismos geradores
Qualidades imprescindíveis ao texto escrito profissional
o Coesão o Relevância
o Clareza o Precisão
o Coerência o Uniformidade
o Objetividade o Impessoalidade
o Concisão o Padronização
o Correção Gramatical o Convicção
üOs níveis de linguagem
üCoesão e coerência textual
üEstilo e linguagem do moderno texto oficial
üVícios de linguagem
üPronomes de tratamento
üFechos das correspondências
Os Vícios de Estilo
üProlixidade
üAmbiguidade
üPleonasmo ou tautologia
üCacofonia ou cacófato
üEstrangeirismo
üSolecismo
üBarbarismo
üJargão técnico fora de contexto
üColoquialismo excessivo
üClichês
üChavões
Argumentação do Texto Escrito Profissional
Macroestrutura do texto argumentativo
Formas de persuasão
Argumentos e contra-argumentos
Planejamento do texto
Gramática aplicada ao texto
Acordo ortográfico da língua portuguesa
Uso do porquê
Emprego dos pronomes demonstrativos
Generalidades da língua culta
Erros gramaticais mais comuns na elaboração de um documento
Estrutura dos documentos utilizados pela instituição
- Ofício
- Relatório
- Parecer Técnico
- Nota Técnica e outros de interesse dos participantes
Instrutora / Professora: Ismênia Timo de Castro
Professora
licenciada em Letras pela universidade de Brasília - Unb. Especialista
em Didática do Ensino Superior, pela Universidade Católica de Brasília –
UCB, Psicopedagogia, pela Universidade do Centro Universitário de
Brasília – Uniceub e em Capacitação do Servidor Público, pela Escola de
Aperfeiçoamento dos Profissionais em Educação - Eape. Atuou como
docente, coordenadora de grupos e multiplicadora, por 23 anos, na
Secretaria de Educação do DF - SEDF. Atua
com capacitação do servidor público há mais de 25 anos, nas esferas
federais, estaduais e municipais, assim como, em empresas privadas. Atua
na área de consultoria e treinamento atendendo a diversos órgãos da
administração direta, indireta, fundacional e empresarial. Algumas instituições atendidas: AGU
- Advocacia Geral da União; Anvisa - Agência Nacional de Vigilância
Sanitária; Banco do Brasil e Banco Central do Brasil; Centresaf/DF -
Escola de Administração Fazendária; Consultre – Consultoria e
Treinamento; DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre;
EAPE - Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais em Educação; Embrapa -
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária; Enap - Escola Nacional de
Administração Pública; Supreme Treinamentos; Funasa - Fundação Nacional
de Saúde; GDF - Administração de Brasília; Ibama - Instituto Brasileiro
de Meio Ambiente; IEL - Instituto Evaldo Loid; Incra - Ministério da
Reforma Agrária; Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais; One –
Ione Cursos; MA - Ministério da Agricultura; Marinha do Brasil; MD -
Ministério da Defesa; MDCE - Ministério de Desenvolvimento e Comércio
Exterior; MRE – Ministério das Relações Exteriores; MINC – Ministério da
Cultura; MJ - Ministério da Justiça; MP – Ministério do Planejamento;
MS - Ministério da Saúde; MT – Ministério dos Transportes; SEPR –
Secretarias Especiais da Presidência da República; PFR - Polícia
Rodoviária Federal; PGR - Procuradoria Geral da República; Receita
Federal – Vitória – ES; Secretaria da Fazenda do Estado – Manaus;
SENAI/DF - Tribunal de Contas do DF; SEBRAE/DF e Nacional; SOF -
Secretaria de Orçamento e Finanças; STF - Supremo Tribunal Federal; TRE –
Palmas – Tocantins; TCEMA – São Luís; TCEES – Vitória; TRT – Recife;
TRT – 18ª Região; TJMT – Cuiabá; TRF 3ª região – São Paulo; Trade –
Consultoria e Treinamento; TCDF - Tribunal de Contas do DF; TCEM –
Tribunal de Contas do Estado do Maranhão; UFPA - Universidade Federal do
Pará e outros.
INVESTIMENTO:
ØInvestimento Individual: R$ 3.190,00
ØInvestimento para 03 ou 04 participantes: R$ 3.120,00 / pessoa
ØInvestimento para 05 até 07 participantes: R$ 3.050,00 / pessoa
ØInvestimento para 08 ou mais participantes: R$ 2.970,00 / pessoa
Incluso: Almoço, coffee-break, material de apoio
personalizado (Pasta executiva, garrafinha de água, caderno e caneta),
apostila impressa/digital e certificado de participação.
DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.
SUPREME TREINAMENTOS LTDA
CNPJ: 53.940.195/0001-16
Inscrição Estadual: 0827930600145
Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825
Dados Bancários
Banco do Brasil
Código do banco: 001
N° da Agência: 1230-0
Conta Corrente: 68591-7
Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação: Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A
inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10
(dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser
feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou
autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo
ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em
contato conosco.
Supreme Treinamentos
Telefones: (61) 3962-4401 - (61) 98355-6825 (WhatsApp)
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A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF
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CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:
- A Supreme reserva-se o direito de adiar ou cancelar o curso em até 3 (três) dias úteis para cursos online e 5 (cinco) dias úteis para cursos presenciais, caso haja insuficiência de inscrições.
- O participante deve ter, no mínimo, 75% de presença no curso. Caso participe menos deste percentual, não receberá o certificado.
- A Supreme pode substituir o docente por motivos de força maior.
CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO
- O cancelamento da inscrição pode ser realizado até 3 (três) dias úteis antes do curso online e 5 (cinco) dias úteis antes do curso presencial.
- Após esse prazo, a substituição do participante ou a solicitação de crédito no valor da inscrição deverá ser feita.
- A substituição do participante pode ser realizada até o dia anterior ao início do curso.
MODALIDADE IN COMPANY
Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)
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