Image

Sobre este Curso

Os Sistemas SIAPE/SIGEPE e-SIAPE com Ênfase na Folha de Pagamento

Image
APROVEITE

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA !

Inscreva-se
Image

Os Sistemas SIAPE/SIGEPE e-SIAPE com Ênfase na Folha de Pagamento

Presencial

DATA E HORÁRIO
Local: Brasília/DF
Data: 10, 11 e 12 de setembro de 2025
Horário: 08h30 às 12h e 13h às 17h30
Carga horária: 24 horas

Modalidade: Presencial


Objetivo Geral:

Oportunizar aos participantes o aprofundamento de habilidades e competências necessárias para fins de operacionalização e gerenciamento da folha de pagamento nos sistemas SIAPE/SIGEPE e-SIAPE.

 

Objetivos Específicos:

  • Explorar a interface e funcionalidades dos sistemas SIAPE/SIGEPE e-SIAPE relacionadas à folha de pagamento.
  • Capacitar os participantes na utilização das ferramentas de cadastro e atualização de informações pertinentes à folha de pagamento nos referidos sistemas.
  • Demonstrar a integração entre os diferentes módulos dos sistemas SIAPE/SIGEPE e-SIAPE e suas influências na elaboração da folha de pagamento.
  • Aprofundar o entendimento sobre os conceitos e normas que regem os processos de cálculo e execução da folha de pagamento.
  • Orientar sobre boas práticas e procedimentos adequados para garantir a precisão e conformidade da folha de pagamento com a legislação vigente.

 

Público-alvo: 

Servidores dos Órgãos e entidades da Administração Pública Federal, estatutários, que utilizam o Sistema 
Integrado de Administração de Recursos Humanos - SIAPE no desenvolvimento de suas atividades.



SUGESTÃO: Recomenda-se que os participantes estejam habilitados no sistema SIAPE (TOKEN).

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo 1 - A estrutura dos sistemas SIAPE e SIGEPE e-SIAPE - módulos relacionados com a folha de Pagamento

1.1 Administração do sistema

1.2 Tabelas funcionais/gerais/organizacionais

1.3 Cadastro base dos servidores

1.3.1 Atualização de cadastro

1.3.2 Consultas de cadastro

1.3.3 Cadastro de dependentes

1.4 Módulo Gerencial

1.4.1 Gerencial de cadastro

1.4.2 Gerencial financeiro

1.4.3 Processos administrativos (transações de exercícios anteriores)

1.5 SIAPECad

 

Módulo 2 - Folha de pagamento no SIAPE

2.1.1 Movimentação financeira

2.1.2 Atualizações do servidor

2.1.3 Consultas do servidor

2.1.4 Atualizações de pensionistas

2.1.5 Consultas de pensionistas

2.1.6 Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte - DIRF

 

Módulo 3 - O sistema SIAPENET

3.1 Gestor do Sistema

3.1.1 Tabelas gratificações

3.2 Órgão/Upag

3.2.1 Servidor

3.2.2 Concessão de adicional

3.2.3 Concessão de gratificação

3.3 Comunicas

3.4 Cronograma

3.5 Envio e obtenção de arquivos

3.5.1 Auditoria da folha – Ciclos

3.5.2 Aplicativos

3.5.3 Fitas espelho

3.5.4 Relatórios da Folha

3.5.5 Arquivos DIRF

3.5.6 Relatórios da Folha

3.5.7 Relatórios Saúde Suplementar - per capita

3.5.8 Envio de arquivos – cargas batch

 

3.6 Consultas

3.6.1 Batimentos SIAPExSCO – servidores e pensionistas

3.6.2 Consulta consignatárias conveniadas

3.6.3 Benefícios de pensão

3.6.4 Comprovante de Rendimentos

3.6.5 Contracheque

 

Módulo 4 - O sistema SIGEPE

4.1 SIGEPE Gestor

4.1.1 Requerimentos

4.1.2 Afastamentos

4.1.3 Assentamento Funcional Digital

4.1.4 Pensão Alimentícia

4.1.5 Consignações

4.1.6 Ação Judicial

4.1.7 Estrutura Organizacional

4.2 SIGEPE e-SIAPE

 

Módulo 5 - Cálculos na folha de pagamento

5.1 Abono de permanência

5.2 Acertos de aposentadoria

5.3 Acertos de pensão

5.4 Acertos exoneração/vacância

5.5 Acertos de meses anteriores

5.6 Base de Contribuição do Plano de Seguridade Social – PSS

5.7 Benefícios

5.8 Gratificação Natalina

5.9 Homologação da folha de pagamento

5.10 Incompatibilização de consignações na folha de pagamento

5.11 Indenização de férias

5.12 Nomeações/ingresso

5.13 Penhoras judiciais

5.14 Progressões funcionais

5.15 Reposição ao erário

5.16 Resíduos de valores não pagos em vida – Alvará Judicial

5.17 Substituição de função

 

5.18 Descontos Compulsórios e Facultativos

5.18.1 Contribuição para o Plano de Seguridade Social – PSS

5.18.2 Imposto de Renda Retido na Fonte

 

5.18.3 Abate-Teto constitucional

5.18.3.1 Remuneração Extra-SIAPE

5.19 Descontos Consignados – margem facultativa

 

Metodologia de ensino:

 Expositiva e Interrogativa - apresentação PowerPoint

 Estudos de Caso

 Debates

 Exercícios práticos

 

Instrutor: Corpo Docente da Supreme Treinamentos - Multiplicador Certificado pelo Ministério do Planejamento
Servidor aposentado Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com 39 anos de exercício na área de Recursos Humanos e, atualmente, atua como Coordenador de Pagamentos, Cadastro e Processos Judiciais. Certificado pela Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MP para atuar como multiplicador nos cursos de SIAPE – Folha, tendo atuado em mais de 20 capacitações em órgãos do Poder Executivo Federal. Conteudista do curso à distância folha de pagamento no SIAPE, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Participou em 2018 da elaboração dos manuais operacionais referentes à assuntos da área de Gestão de Pessoas, que foram disponibilizados pelo MP aos órgãos integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC).



INVESTIMENTO:
ØInvestimento Individual: R$ 3.170,00
ØInvestimento para 03 ou 04 participantes: R$ 3.090,00 / pessoa
ØInvestimento para 05 até 07 participantes: R$ 3.020,00 / pessoa
ØInvestimento para 08 ou mais participantes: R$ 2.950,00 / pessoa
Incluso: Almoço, coffee-break, material de apoio personalizado (Pasta executiva, garrafinha de água, caderno e caneta), apostila impressa/digital e certificado de participação.

DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.

  

SUPREME CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO LTDA

CNPJ: 34.370.234/0001-42

Inscrição Estadual: 0792988500147

Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825

 

Dados Bancários

 

Banco do Brasil

Código do banco: 001
N° da Agência: 1230-0
Conta Corrente: 58256-5

 

Banco: Santander

Código do banco: 033
N° da Agência: 3100
Conta corrente: 13.004691-2

Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação:
 Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.

 

 

Supreme Treinamentos
 Telefones: (61) 3962-4401 - (61) 98355-6825 (WhatsApp)

 


  Faça sua inscrição!

A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

  • A Supreme reserva-se o direito de adiar ou cancelar o curso em até 3 (três) dias úteis para cursos online e 5 (cinco) dias úteis para cursos presenciais, caso haja insuficiência de inscrições.
  • O participante deve ter, no mínimo, 75% de presença no curso. Caso participe menos deste percentual, não receberá o certificado
  • A Supreme pode substituir o docente por motivos de força maior.

 

 CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO

  • O cancelamento da inscrição pode ser realizado até 3 (três) dias úteis antes do curso online e 5 (cinco) dias úteis antes do curso presencial.
  • Após esse prazo, a substituição do participante ou a solicitação de crédito no valor da inscrição deverá ser feita.
  • A substituição do participante pode ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

 

MODALIDADE IN COMPANY

Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)

Entre em contato conosco!