Inclui demonstração prática do novo módulo do TED no Transferegov
LOCAL E DATA
Data: 21 até 22 de novembro de 2024
Horário: 08h30 até 12h e 13h a 17h30
Carga horária: 16 horas
Modalidade: Presencial - Brasília/DF
APRESENTAÇÃO
Os Termos de
Execução Descentralizada (TED) têm tido uso crescente na Administração
Pública Federal. Atualmente, mais de dois mil órgãos federais utilizam os TEDs,
movimentando mais de R$ 113 bilhões em 2023.
Esses programas, planejados por um determinado órgão ou entidade, são delegados
a outros órgãos e entidades federais, em regime de parceria ou para atingir
objetivos específicos. Para conferir maior segurança aos gestores na utilização
dessa modalidade de parceria, foi editado o Decreto Federal n° 10.426, de 16 de
junho de 2020.
A inclusão dos TEDs no Transferegov.br foi estabelecida pelo Decreto e pela
PORTARIA SEGES/ME Nº 13.405, de 1º de dezembro de 2021. Anteriormente, a
divulgação dos termos era realizada pelos próprios órgãos e a execução se dava exclusivamente
no SIAFI. O novo módulo do TED no Transferegov.br simplificará o planejamento,
assinatura, divulgação e execução dos termos, aumentando a transparência na
utilização dos recursos públicos.
Além disso, diante do crescente uso dos TEDs, o curso busca sensibilizar
aqueles que utilizam essa modalidade de transferência de recursos. O curso
busca alinhar os aspectos normativos aos técnicos, destacando os elementos
essenciais para garantir uma boa governança, gestão e controle desses
instrumentos.
O curso abordará as características próprias dos TEDs e todo o fluxo de gestão,
desde o planejamento e orçamento até a prestação de contas, sem ignorar
aspectos críticos em situações que comprometam a regularidade do instrumento,
desencadeando ações específicas para a tomada de contas especial. Serão também
analisados julgados sobre o tema e orientações da Advocacia-Geral da União
(AGU), permitindo associar o conhecimento das normas aplicáveis à avaliação de
casos concretos, contextualizando os TEDs para assegurar a efetividade das
políticas públicas e a resolução dos problemas ou implementação das
oportunidades visadas.
OBJETIVOS
O objetivo central é garantir a aplicação adequada das normas pertinentes ao
tema, assegurando maior eficiência e eficácia à Administração Pública e
proporcionando maior segurança técnica e jurídica aos envolvidos na
implementação de políticas públicas ou ações de gestão e manutenção dos órgãos
e entidades federais. O curso também inclui uma demonstração operacional do
novo módulo do TED no Transferegov.
PÚBLICO-ALVO
- Agentes públicos que atuam na
elaboração, celebração, fiscalização, execução e prestação de contas dos TED.
-
Consultores e Assessores Jurídicos
-
Gestores e servidores públicos.
-
Auditores e Controladores internos e externos.
-
Procuradores, Advogados, Administradores e Consultores.
-
Servidores públicos das áreas de contratos, de projetos, financeira e jurídica.
-
Membros de comissão de licitação, pregoeiros e equipes de apoio.
-
Funcionários do Sistema “S”, OSCIPs, ONGs, Fundações, Universidades, Autarquias
e Empresas Estatais que utilizam este instrumento.
-
Profissionais e especialistas voltados para a prática técnico-financeira dos
recursos públicos.
-
Secretários, Assessores, Diretores, Coordenadores e Assistentes do Poder
Executivo Federal.
PROGRAMAÇÃO
NOÇÕES
GERAIS
· Histórico
· Fundamentos
e Princípios
· Legislações
aplicáveis
· Conceitos
· Tipos
de instrumentos de transferências voluntárias
Decreto nº 10.426, de 2020
Decreto
nº 10.426, de 2020
·
Conceito
·
Tipos
·
Prazos
·
Exceções quanto à necessidade de formalização
·
Vedações para a celebração
·
Justificativa para a celebração do TED
·
Caracterização de interesses recíprocos
·
Relação entre a proposta e o programa federal
·
Problemas a serem resolvidos
·
Público-Alvo
·
Capacidade técnica e gerencial
·
Plurianualidade Custos indiretos
Formalização
· Cláusulas
necessárias
· Vigência
e prorrogação
· Denúncia
e rescisão
· Bens
remanescentes
· Publicação
Plano de Trabalho
· Atribuições
das unidades descentralizadora e recebedora dos recursos
· Descrição
do objeto
· Projeto
básico e termo de referência
· Definição
dos resultados esperados e dos cronogramas de execução do projeto e desembolso
· Previsão
orçamentária e sua relação com o plano de aplicação
Análise do Projeto
· Análise
da proposta
· Análise
do plano de trabalho
· Análise
do termo de referência e do projeto básico
Assinatura e
publicação
·
Requisitos para celebração
Execução
· Liberação
de recursos
· Fiscalização
da execução do objeto
· Vedação
para a execução
· Contratação
de terceiros
Alterações
· Alterações
no TED
· Prorrogação
de ofício
· Celebração
de termo aditivo
Prestação
de Contas
· Prestações
de contas parciais
· Prestação
de contas final (Relatório de conclusão do objeto)
· Devolução
de recursos
DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento.
SUPREME CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO LTDA
CNPJ: 34.370.234/0001-42
Inscrição Estadual: 0792988500147
Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825
Dados Bancários
Banco do Brasil
Código do banco: 001
N° da Agência: 1230-0
Conta corrente: 58256-5
Banco: Santander
Código do banco: 033
N° da Agência: 3100
Conta corrente: 13.004691-2
Acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao - Para Declarações, documentos e certidões legais da Supreme.
Obs: Temos outras informações, documentação e fundamentações para ajudar a instruir seu processo de dispensa e inexigibilidade.
A inscrição do órgão ou empresa deverá ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.
Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada em até 5 dias antes do curso.
O curso poderá ser ministrado somente por 1 ou os 2 professores em questão, conforme a disponibilidade de agenda dos mesmos.
WWW.SUPREMETREINAMENTOS.COM.BR
TELEFONES: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825 (WHATSAPP)
Emails: inscricao@supremetreinamentos.com.br/diretoria@supremetreinamentos.com.br/coordenacao@supremetreinamentos.com.br
Faça sua inscrição!
A Supreme Capacitação e Treinamento Ltda, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF;
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CONDIÇÕESGERAIS DE CONTRATAÇÃO:
A Supreme Treinamentos confirmará o evento com até 5 (cinco) dias de antecedência, aguarde este prazo para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento.
Observação: A inscrição deverá ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.
Os cursos Pré-confirmados são capacitações que temos quórum mínimo de participantes, porém aguardando empenhos/ordem de serviço ou pagamento antecipado dos inscritos. Um curso pré-confirmado poderá ser cancelado, caso os participantes não confirmem, aguarde a confirmação oficial da Supreme Treinamentos para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento (Exemplo: Compra de passagens e reserva de hotéis).
O participante deverá possuir no mínimo 75% de participação no curso, caso participe menos que este percentual, não receberá o certificado.
A Supreme possui o direito de substituir o docente por motivo de força maior.
CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO
O cancelamento da inscrição por parte do treinando deverá ser realizada com 5 (cinco) dias úteis de antecedência da realização do evento, após este prazo deverá ser feita a substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição.
REALIZAMOS ESTE CURSO ABAIXO OU OUTROS TAMBÉM NA MODALIDADE IN COMPANY
(ONLINE E PRESENCIAL)
Entre em contato conosco!