DATA E HORÁRIO
Data: 02 até 04 de dezembro de 2024
Horário: 08h30 até 12h e 13h30 a 17h30
Modalidade: Presencial - Brasília/DF
OBEJTIVO GERAL
Capacitar os alunos a classificar e analisar
os elementos componentes dos balanços do setor público decorrentes das
transações de natureza orçamentária, financeira e patrimonial, típicas da
Administração Pública, visando capacitá-los para o melhor desenvolvimento das
atividades de análise e interpretação de balanços e elaboração das principais
notas explicativas exigidas pelo Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor
Público (MCASP), pelas Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas do Setor
Público (NBC TSP).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar a estrutura e o conteúdo das
demonstrações contábeis previstas no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor
Público;
- Analisar as demonstrações contábeis
previstas no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público; e
- Discutir as técnicas referentes a notas
explicativas do balanço orçamentário, balanço patrimonial, demonstração das
variações patrimoniais, balanço financeiro e demonstração dos fluxos de caixa.
PÚBLICO-ALVO
Destina-se a profissionais que atuam nas áreas de contabilidade, controle interno e externo, jurídica, administração orçamentária e financeira do setor público e a profissionais do setor privado que prestem assessoria ou consultoria a órgãos públicos, bem como diretores, gerentes e outros executivos de órgãos públicos federais, estaduais e municipais.
PRÉ-REQUISITOS
Domínio
de conceitos básicos referentes a:
-
Procedimentos Contábeis Orçamentários
-
Plano de Contas Aplicado ao Setor Público
-
Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público.
Material Didático:
- Conjunto de slides
contendo a apresentação dos tópicos do curso
- Ferramenta em
formato Excel para aplicação de estudos de caso de uma entidade
- Coletânea de textos
de normas sobre o conteúdo das notas explicativas e dicas para sua elaboração
(apontamento de boas práticas).
Metodologia:
-
Aulas expositivas com auxílio de Power Point
-
Oficina com resolução de exercícios práticos de análise de consistências de
dados de balanços.
-
Estudo de caso concreto de análise de balanço de uma entidade pública.
-
Estudo de caso concreto de notas explicativas de uma entidade pública.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I - Módulo Análise de Balanços
a – Balanço Orçamentário:
- Estrutura
- Conteúdo
-
Revisão Analítica
- Avaliação de Consistência
b
- Balanço Financeiro:
- Estrutura
- Conteúdo
-
Revisão Analítica
- Avaliação de Consistência
c
- Demonstração dos Fluxos de Caixa:
- Estrutura
- Conteúdo
-
Revisão Analítica
- Avaliação de Consistência
d - Balanço Patrimonial:
- Estrutura
- Conteúdo
-
Revisão Analítica
- Avaliação de Consistência
e
- Demonstração das Variações Patrimoniais:
- Estrutura
- Conteúdo
-
Revisão Analítica
- Avaliação de Consistência
II - Módulo Notas Explicativas às
Demonstrações Contábeis
a
- Aspectos Normativos:
-
Notas Explicativas recomendadas pelo MCASP da STN
-
Notas Explicativas recomendadas pelas NBC TSP do CFC
b
- Aspectos Específicos:
-
Notas Explicativas ao Balanço Orçamentário
-
Notas Explicativas ao Balanço Financeiro e à Demonstração dos Fluxos de Caixa
-
Notas Explicativas ao Balanço Patrimonial e à Demonstração das Variações
Patrimoniais
c
– Discussão de questões relativas à elaboração de notas explicativas
d
– Análise das notas explicativas da entidade.
INSTRUTOR: Francisco Glauber Lima Mota
- Mestre em
Contabilidade pela Fundação Universidade de Brasília - UnB.
- Graduado em
Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC.
- Graduado em Gestão
Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul.
- Especialista nas
áreas financeira e operacional (convênio BEC-BNB).
- Especialista em
políticas públicas e gestão governamental pela ENAP-MPOG.
- Contador da Câmara
dos Deputados.
- Professor
licenciado do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB.
- Autor dos livros
Contabilidade Aplicada ao Setor Público (2024 – 3ª edição) e Contabilidade
Aplicada ao Setor Público – Aspectos Patrimoniais (2015 – 1ª edição)
- Coautor dos livros
Curso de Siafi – Uma Abordagem Prática da Execução Orçamentária e Financeira
Federal (2014) e Fundamentos da Redução ao Valor Recuperável dos Ativos (2017).
- Autor de artigos
científicos aprovados em congressos nacionais e internacionais.
- Autor de artigos
publicados no Boletim de Administração Pública Municipal.
- Ex-membro do Grupo
Técnico de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional do
Ministério da Fazenda.
- Membro da Academia
de Ciências Contábeis do Distrito Federal - ACICONDF.
- Agraciado com a
medalha “Mérito Contábil Acadêmico”, em 2013, iniciativa do Conselho Regional
de Contabilidade do DF.
- Menção honrosa no
IV Congresso Internacional de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no
Setor Público, em 2014.
- Certificação de
competência na área contábil, emitida pela Câmara Legislativa do Distrito Federal
e pelo Conselho Regional de Contabilidade do DF, obtida em 2015.
DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento.
SUPREME TREINAMENTOS LTDA
CPNJ: 53.940.195/0001-16
Inscrição Estadual: 0827930600145
Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825
Banco do Brasil
Código do banco: 001
N° da Agência: 1230-0
Conta Corrente: 68591-7
Acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao - Para Declarações, documentos e certidões legais da Supreme.
Obs: Temos outras informações, documentação e fundamentações para ajudar a instruir seu processo de dispensa e inexigibilidade.
A inscrição do órgão ou empresa deverá ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.
Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.
WWW.SUPREMETREINAMENTOS.COM.BR
TELEFONES: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825 (WHATSAPP)
Emails: inscricao@supremetreinamentos.com.br/diretoria@supremetreinamentos.com.br/coordenacao@supremetreinamentos.com.br
A Supreme Capacitação e Treinamento Ltda, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF;
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CONDIÇÕESGERAIS DE CONTRATAÇÃO:
A Supreme Treinamentos confirmará o evento com até 5 (cinco) dias de antecedência, aguarde este prazo para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento.
Observação: A inscrição deverá ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.
Os cursos Pré-confirmados são capacitações que temos quórum mínimo de participantes, porém aguardando empenhos/ordem de serviço ou pagamento antecipado dos inscritos. Um curso pré-confirmado poderá ser cancelado, caso os participantes não confirmem, aguarde a confirmação oficial da Supreme Treinamentos para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento (Exemplo: Compra de passagens e reserva de hotéis).
O participante deverá possuir no mínimo 75% de participação no curso, caso participe menos que este percentual, não receberá o certificado.
A Supreme possui o direito de substituir o docente por motivo de força maior.
CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO
O cancelamento da inscrição por parte do treinando poderá ser realizada com até 3 (três) dias úteis antes do online e 5 (cinco) dias úteis para presenciais antes da realização do evento, após este prazo deverá ser feita a substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição.
REALIZAMOS ESTE CURSO ABAIXO OU OUTROS TAMBÉM NA MODALIDADE IN COMPANY
(ONLINE E PRESENCIAL)
Entre em contato conosco!