OBJETIVO
O curso tem por objetivo
capacitar os alunos para os trabalhos de planejamento e execução das principais
atividades e rotinas que envolvem a realização de uma auditoria em folha de
pagamento, utilizando modelos pré-formatados em oficinas de práticas
relacionadas à avaliação da conformidade e desempenho na gestão de gastos com
recursos humanos.
PÚBLICO ALVO
Secretários, subsecretários,
auditores e demais servidores que atuam nos órgãos da administração pública
federal, estadual e municipal, empresas públicas, sociedades de economia mista,
sindicatos, associações, conselhos de classes profissionais e demais interessados
que se relacionem com o tema proposto.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
1. Aspectos gerais da
auditoria em folha de pagamento
1.1
Casos de auditoria em folha de pagamento
1.2
Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP)
2.
Escopo de auditorias no setor público
3
Tipos de auditoria:
3.1
Auditoria financeira
3.2
Auditoria de conformidade
3.3
Auditoria operacional
4.
Princípios de auditoria do setor público
5.
Responsabilidade do auditor em relação à erros e fraudes
6.
Técnicas de auditoria
7.
Conceito de auditoria
8.
Visão geral do processo de auditoria
8.1
Paradigma atual da auditoria
9.
Gestão de riscos em auditoria
9.1 Auditoria Baseada
em Riscos (ABR)
10.
COSO ERM – Avaliação da Maturidade de Riscos
11. ABNT NBR ISO
31000:2018 - GESTÃO DE RISCOS
12.
Matriz de Risco da Auditoria
13.
Modelo Lógico da Auditoria em Folha de Pagamento
14.
Papeis do Auditor Interno
15.
Aspectos relevantes para a atuação do auditor
16.
Amostragem em auditoria
17.
Materialidade em auditoria
18.
Afirmações de uma auditoria
19.
Componentes do processo de uma auditoria
20.
Riscos da auditoria em folha de pagamento
21.
Oficinas Práticas de Auditoria em folha de pagamento
21.1
Como elaborar um Plano de Auditoria
21.2
Como elaborar uma Matriz de Riscos de Auditoria
21.3
Como elaborar uma Matriz de Planejamento de Procedimentos de Auditoria
21.4
Como selecionar amostras para a auditoria
21.5
Como elaborar uma Matriz de Achados de Auditoria
21.6
Como elaborar um Relatório de Auditoria em folha de pagamento
METODOLOGIA
O curso será
desenvolvido mediante exposição dialogada, discussão e práticas em oficinas com
modelos pré-formatados aplicáveis às atividades de auditoria.
INVESTIMENTO POR CURSO – ONLINE
INSTRUTOR: EDILSON BARBOZA
Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo – TCEES; Governo do Estado do Espírito Santo: Secretário de Estado, Auditor Geral, Diretor e Presidente de Autarquia Federal e Estadual, Subsecretário de Estado, Assessor Especial do Governo, Membro do Conselho Estadual de Controle Interno, Membro do Conselho de Administração do Diário Oficial e do Instituto de Tecnologia da Informação. Mestre em Ciências Contábeis pelo Instituto de Ensino Superior Prof. Nelson Abel de Almeida (Faculdade de Ciências Humanas de Vitória); Especialista em Administração Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES; Especialista em Auditoria pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG; Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES; Instrutor da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo; Instrutor da MMP Cursos – Capacitação & Treinamento; Instrutor da Supercia - Ampliando Competências (Super Cursos); Instrutor do CEAF – Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Ministério Público do Espírito Santo; Instrutor do CESPE – Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília no Curso de Formação de Auditores de Controle Interno do Estado do Espírito Santo; Instrutor do Curso de Especialização e Aperfeiçoamento de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo; Coordenador do Núcleo de Controle Interno do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo; Membro Voluntário do Conselho Fiscal da Associação Feminina Espírito-santense de Combate ao Câncer – AFECC; Professor do curso de Pós-Graduação em Administração Pública da Faculdade Gama Filho de Vitória; Coordenador e Professor dos cursos de Pós-Graduação em Gestão de Cidades, Auditoria e Controladoria da Faculdade UNICES; Professor dos cursos de Pós-Graduação em Auditoria, Gestão Pública, Finanças Empresariais e Política e Estratégia da FAESA; Professor do curso de Pós-Graduação em Planejamento, Gerência e Avaliação de Projetos Sociais da Interação – Ensino, Pesquisa e Consultoria/FDV; Representante do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, como palestrante, em congressos, seminários e encontros técnicos; Coordenador da Comissão Técnica para análise da Prestação de Contas do Governador do Estado do Espírito Santo – Exercícios: 1995, 1996, 1997, 1998, 1999 e 2002; Coordenador do Projeto “Política de Controle Externo” do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo.
REQUISITOS
RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA
ONLINE
Solicitamos
aos inscritos que verifiquem os requisitos abaixo antes do início do curso, é
de suma importância para o perfeito aproveitamento da plataforma.
·
Computador com bom desempenho;
·
Conexão de internet via cabo ou com ótima
conexão Wi-fi, a velocidade mínima recomendada é de 10mbps;
·
Webcam (preferencial) e microfone ou fones de
ouvido;
·
Navegador: Utilizar preferencialmente o
Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.
Importante: Se as especificações
mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá
ser comprometida.
ACESSO E GRAVAÇÃO
Após a inscrição e confirmação de pagamento, o participante
receberá até 1 (um) dia útil antes do curso, instruções de acesso ao ambiente
virtual e plataforma de videoconferência por e-mail.
· O curso será gravado e será disponibilizado aos participantes que
terão acesso por 25 dias corridos,
pelo Portal do Aluno no site da SupremeTreinamentos: https://ead.supremetreinamentos.com.br/login/index.php
DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento: Depósito
Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento.
SUPREME
TREINAMENTOS LTDA
CPNJ: 53.940.195/0001-16
Inscrição Estadual: 0827930600145
Telefones:
(61) 3962-4401 / (61) 98355-6825
Dados
Bancários
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do Brasil
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N° da Agência: 1230-0
Conta Corrente: 68591-7
Acesse:
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- Para Declarações, documentos e certidões legais da Supreme.
Obs: Temos outras informações, documentação e fundamentações para
ajudar a instruir seu processo de dispensa e inexigibilidade.
A inscrição do órgão ou empresa deverá ser confirmada com no
mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início da realização do curso,
mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou
autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador
de despesa.
Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A
substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início
do curso.
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no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF;
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CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:
A Supreme reserva-se o
direito de adiar e/ou cancelar o curso até 3 (três) dias úteis antes do online, caso haja
insuficiência de inscrições. Reforçarmos que necessitamos de
no mínimo 19 participantes para a confirmação do curso.
O participante deverá
possuir no mínimo 75% de participação no curso, caso participe menos que este
percentual, não receberá o certificado. O aluno poderá realizar a aula online
(sincrônica) ou gravada.
A Supreme possui o direito
de substituir o docente por motivo de força maior.
CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO
O cancelamento da
inscrição por parte do treinando poderá ser realizada com até 3 (três) dias
úteis antes do online e 5 (cinco) dias úteis para presenciais antes da
realização do evento, após este prazo deverá ser feita a substituição ou
solicitação de crédito no valor da inscrição.
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