DATA E HORÁRIO
Data: 24 até 28 de março de 2025
Horário: 08h30 às 12h30 (horário de Brasília)
Carga horária: 20 horas
Modalidade: 100% Online – Ao vivo e gravação por 08 dias
APRESENTAÇÃO
Diante da nova dinâmica das relações sociais,
caracterizada pela midiatização e digitalização, é
inegável o caráter estratégico que a Comunicação Digital assume no âmbito da Comunicação Corporativa. Essa nova
dinâmica, em especial no cenário das mídias
sociais, desvela-se como um pilar crucial para o estabelecimento de relações eficazes entre as instituições e o público
que as permeia. Nesse contexto, embora se observe uma crescente presença
da iniciativa privada
nas plataformas digitais,
explorando amplamente seus potenciais comunicativos e adaptando-se à acelerada transformação da sociedade contemporânea,
é imperativo analisar atentamente o setor público, que, apesar dos avanços,
ainda enfrenta desafios e entraves nos processos comunicacionais em meio às mídias sociais.
À medida que refletimos sobre essa complexa
realidade, evidencia-se a necessidade de revisão de normativos, de procedimentos e da cultura
organizacional que não acompanharam
a dinamicidade social. A Administração Pública, tradicionalmente mais imersa em uma estrutura burocrática, depara-se com a necessidade premente
de adaptar-se a esse novo
paradigma comunicacional, sob pena de alienar-se do diálogo aberto e transparente que se estabelece na esfera digital.
A Comunicação Digital
na Administração Pública
transcende a mera tendência, estabelecendo-se como uma obrigação
legal e um desafio estratégico que requer compreensão profunda das dinâmicas
digitais, alinhando os objetivos institucionais com as práticas comunicacionais.
Por meio de uma abordagem atualizada,
sistêmica e prática, o curso oferecerá uma imersão
profunda em uma ampla gama de assuntos voltados para a gestão e operação da comunicação digital nas mídias sociais,
com um enfoque específico no âmbito da Administração Pública.
Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de explorar e
aprofundar seus conhecimentos sobre estratégias de Comunicação Digital, criação
e gerenciamento de conteúdo, análise
e monitoramento de mídias sociais,
engajamento do público, políticas e regulamentos governamentais
aplicáveis, além de ferramentas e
práticas recomendadas. No curso, cujo enfoque dar-se-á em formato imersivo, propiciaremos que os
profissionais responsáveis pela Comunicação Pública compreendam as particularidades do ambiente digital,
desenvolvam habilidades práticas e estejam preparados para aprimorar as oportunidades oferecidas pela Comunicação Digital na Administração Pública.
OBJETIVOS:
· Apresentar os
conceitos fundamentais das mídias sociais, abrangendo sua mecânica e
funcionalidades, destacando a importância da comunicação eficaz nesse ambiente
digital.
· Demonstrar a
relevância dos artefatos na elaboração de um plano estratégico de comunicação
digital nas mídias sociais com ênfase no alinhamento aos objetivos
institucionais e no planejamento do calendário editorial.
· Explorar as
etapas e os procedimentos necessários para a curadoria de temas, a produção de
conteúdo e a inovação na linha editorial das mídias sociais.
· Fornecer
estratégias e ferramentas que permitam aos gerir processos comunicacionais em
mídias sociais, produzir narrativas digitais e aplicar metodologias de pesquisa
para a curadoria de temas.
· Abordar técnicas
de análise de dados e métricas para avaliar o desempenho da comunicação digital
nas mídias sociais, possibilitando a tomada de decisões embasadas na otimização
dos resultados.
· Estimular uma
reflexão crítica sobre o impacto das mídias sociais na sociedade e no campo da
comunicação, explorando questões éticas, jurídicas e de privacidade que surgem
no contexto da Administração Pública.
· Explorar casos
de sucesso de Comunicação Digital na Administração Pública, destacando exemplos
e lições que possam servir de referência.
PÚBLICO-ALVO:
· Analistas, assessores e profissionais de
comunicação, publicidade, marketing e
relações públicas;
· Membros das equipes de comunicação e assessoria de
imprensa;
· Agentes técnicos e administrativos que lidam
(direta e/ou indiretamente) com a comunicação institucional;
· Profissionais de secretariado e assessoria em
geral;
· Servidores do departamento/núcleo de cerimonial,
protocolo e organização de eventos;
· Gestores e agentes públicos envolvidos no
planejamento, criação e operações da
comunicação institucional; e,
· Demais profissionais interessados em ampliar seus
conhecimentos sobre os assuntos relacionados ao tema do curso.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1- POSICIONAMENTO DIGITAL E A GESTÃO
PÚBLICA MODERNA – A HORA E A VEZ DAS MÍDIAS SOCIAIS:
• A linha do tempo que formou
a Nova Gestão Pública Moderna;
• Noções de ética/conduta e o mantra
do Servidor Público
aplicado às mídias
sociais;
• Disposição Constitucional acerca do conteúdo
da Comunicação Pública;
• Publicidade vs
transparência: princípios complementares ou antagônicos?
• Linguagem simples:
uma questão de cidadania;
• Comunicação digital e os novos desafios
impostos ao Servidor
Público: afinal, quando o CPF se
confunde com o CNPJ nas mídias
sociais?
• A Imagem
Organizacional: formação da opinião pública
no ambiente digital.
• Regras sociais
de comportamento e comunicação;
• Comunicação em linguagem informal;
• Imagem e postura nas mídias sociais;
• Boas práticas
e netiqueta na comunicação digital
moderna:
ü WhatsApp – a comunicação que aproxima;
ü E-mail – formalismo essencial
no setor público;
ü Mídias sociais –
cautelas e gafes.
• Interface normativas: Lei nº 12.232/2010, nova Lei nº 14.133/2021 (e Estatais através da Lei
nº 13.303/2016);
• Diretrizes delimitadas pelas Instruções Normativas e Portarias da Secretaria de Comunicação Social –
SECOM;
• Artefatos que dão luz ao processo de contratação;
• O estudo
técnico preliminar (ETP) como alicerce
para valoração das soluções para atendimento às demandas de comunicação pública;
• Briefing para processamento das licitações;
• Fiscalização de contratos: O que mensurar? Como mensurar? Estudo de casos.
• Criando conteúdos estratégicos;
• Otimização
de conteúdos densos;
• Gestão
de conteúdo e linhas editoriais;
• Uso
do ChatGPT como ferramenta acessória
às atividades de criação de conteúdo.
• Qual a melhor plataforma de rede social para minha instituição?
• Branding nas mídias sociais (utilização da identidade visual
nos processos de comunicação);
• Público-alvo vs persona;
• Organizando os insights e
solidificando o plano de trabalho;
• Criação do calendário editorial;
• Mensuração de resultados (insigths);
• Apresentação dos resultados e retroalimentação do planejamento.
• Copywriting e marketing de conteúdo;
• Ferramentas para melhorar a sua copy;
• Como
montar o início, o meio e o fim de uma copy?
• Títulos e headlines;
• Copywriting para mídias sociais (Facebook/Instagram; Youtube
e Linkedin).
• Definição do plano de mídia para cada plataforma;
• Conhecendo as ferramentas de monitoramento;
• Engajamento: como mensurar?
• Métricas importantes: alcance, novos fãs, engajamento e vídeos.
REQUISITOS RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA ONLINE
Computador: Utilize um dispositivo com bom desempenho.
Conexão de Internet: Opte por uma conexão via cabo ou um Wi-Fi de alta qualidade, com velocidade mínima recomendada de 10 Mbps.
Equipamentos: É preferível ter Webcam e microfone/fones de ouvido.
Navegador: Recomendamos o uso do Google Chrome. Caso não seja possível, verifique se possui as versões mais atualizadas do Mozilla Firefox ou Internet Explorer.
Importante: O não atendimento a estas especificações mínimas poderá comprometer a qualidade da transmissão (áudio e vídeo).
ACESSO E GRAVAÇÃO
Após a inscrição e confirmação do pagamento, o participante receberá, por e-mail, as instruções de acesso ao ambiente virtual e à plataforma de videoconferência até 1 (um) dia útil antes do início do curso.
DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.
SUPREME TREINAMENTOS LTDA
CNPJ: 53.940.195/0001-16
Inscrição Estadual: 0827930600145
Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825
Dados Bancários
Banco do Brasil
Código do banco: 001
N° da Agência: 1230-0
Conta Corrente: 68591-7
Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação: Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.
A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF
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CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO
Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)
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