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Sobre este Curso

Gestão da Comunicação Digital & Mídias Sociais na Administração Pública: Aprimoramento de comunicadores e assessores de comunicação pública na Era Digital

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Gestão da Comunicação Digital & Mídias Sociais na Administração Pública: Aprimoramento de comunicadores e assessores de comunicação pública na Era Digital

Ao vivo | 100% on-line


DATA E HORÁRIO

Data: 24 até 28 de março de 2025

Horário: 08h30 às 12h30 (horário de Brasília)

Carga horária: 20 horas

Modalidade: 100% Online –  Ao vivo e gravação por 08 dias



APRESENTAÇÃO

Diante da nova dinâmica das relações sociais, caracterizada pela midiatização e digitalização, é inegável o caráter estratégico que a Comunicação Digital assume no âmbito da Comunicação Corporativa. Essa nova dinâmica, em especial no cenário das mídias sociais, desvela-se como um pilar crucial para o estabelecimento de relações eficazes entre as instituições e o público que as permeia. Nesse contexto, embora se observe uma crescente presença da iniciativa privada nas plataformas digitais, explorando amplamente seus potenciais comunicativos e adaptando-se à acelerada transformação da sociedade contemporânea, é imperativo analisar atentamente o setor público, que, apesar dos avanços, ainda enfrenta desafios e entraves nos processos comunicacionais em meio às mídias sociais.

 

À medida que refletimos sobre essa complexa realidade, evidencia-se a necessidade de revisão de normativos, de procedimentos e da cultura organizacional que não acompanharam a dinamicidade social. A Administração Pública, tradicionalmente mais imersa em uma estrutura burocrática, depara-se com a necessidade premente de adaptar-se a esse novo paradigma comunicacional, sob pena de alienar-se do diálogo aberto e transparente que se estabelece na esfera digital.

 

A Comunicação Digital na Administração Pública transcende a mera tendência, estabelecendo-se como uma obrigação legal e um desafio estratégico que requer compreensão profunda das dinâmicas digitais, alinhando os objetivos institucionais com as práticas comunicacionais.

 

Por meio de uma abordagem atualizada, sistêmica e prática, o curso oferecerá uma imersão profunda em uma ampla gama de assuntos voltados para a gestão e operação da comunicação digital nas mídias sociais, com um enfoque específico no âmbito da Administração Pública. Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de explorar e aprofundar seus conhecimentos sobre estratégias de Comunicação Digital, criação e gerenciamento de conteúdo, análise e monitoramento de mídias sociais, engajamento do público, políticas e regulamentos governamentais aplicáveis, além de ferramentas e práticas recomendadas. No curso, cujo enfoque dar-se-á em formato imersivo, propiciaremos que os profissionais responsáveis pela Comunicação Pública compreendam as particularidades do ambiente digital, desenvolvam habilidades  práticas e estejam preparados para aprimorar as oportunidades oferecidas pela Comunicação Digital na Administração Pública.



OBJETIVOS:

·   Apresentar os conceitos fundamentais das mídias sociais, abrangendo sua mecânica e funcionalidades, destacando a importância da comunicação eficaz nesse ambiente digital.

·   Demonstrar a relevância dos artefatos na elaboração de um plano estratégico de comunicação digital nas mídias sociais com ênfase no alinhamento aos objetivos institucionais e no planejamento do calendário editorial.

·   Explorar as etapas e os procedimentos necessários para a curadoria de temas, a produção de conteúdo e a inovação na linha editorial das mídias sociais.

·  Fornecer estratégias e ferramentas que permitam aos gerir processos comunicacionais em mídias sociais, produzir narrativas digitais e aplicar metodologias de pesquisa para a curadoria de temas.

·    Abordar técnicas de análise de dados e métricas para avaliar o desempenho da comunicação digital nas mídias sociais, possibilitando a tomada de decisões embasadas na otimização dos resultados.

· Estimular uma reflexão crítica sobre o impacto das mídias sociais na sociedade e no campo da comunicação, explorando questões éticas, jurídicas e de privacidade que surgem no contexto da Administração Pública.

·  Explorar casos de sucesso de Comunicação Digital na Administração Pública, destacando exemplos e lições que possam servir de referência.

 

 

PÚBLICO-ALVO:

·   Analistas, assessores e profissionais de comunicação, publicidade, marketing e

relações públicas;

·   Membros das equipes de comunicação e assessoria de imprensa;

·   Agentes técnicos e administrativos que lidam (direta e/ou indiretamente) com a comunicação institucional;

·   Profissionais de secretariado e assessoria em geral;

·   Servidores do departamento/núcleo de cerimonial, protocolo e organização de eventos;

·   Gestores e agentes públicos envolvidos no planejamento, criação e operações da

comunicação institucional; e,

·   Demais profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos sobre os assuntos relacionados ao tema do curso.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1-    POSICIONAMENTO DIGITAL E A GESTÃO PÚBLICA MODERNA – A HORA E A VEZ DAS MÍDIAS SOCIAIS:

       A linha do tempo que formou a Nova Gestão Pública Moderna;

       Noções de ética/conduta e o mantra do Servidor Público aplicado às mídias sociais;

       Disposição Constitucional acerca do conteúdo da Comunicação Pública;

       Publicidade vs transparência: princípios complementares ou antagônicos?

       Linguagem simples: uma questão de cidadania;

       Comunicação digital e os novos desafios impostos ao Servidor Público: afinal, quando o CPF se confunde com o CNPJ nas mídias sociais?

       A Imagem Organizacional: formação da opinião pública no ambiente digital.

 

2-    NETIQUETA APLICADA À COMUNICAÇÃO DIGITAL – NOVOS CENÁRIOS, NOVOS DESAFIOS:

       Regras sociais de comportamento e comunicação;

       Comunicação em linguagem informal;

       Imagem e postura nas mídias sociais;

       Boas práticas e netiqueta na comunicação digital moderna:

ü WhatsApp a comunicação que aproxima;

ü E-mail formalismo essencial no setor público;

ü Mídias sociais – cautelas e gafes.

 

3-    CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE, PROMOÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E COMUNICAÇÃO DIGITAL:

       Interface normativas: Lei 12.232/2010, nova Lei 14.133/2021 (e Estatais através da Lei  nº 13.303/2016);

       Diretrizes delimitadas pelas Instruções Normativas e Portarias da Secretaria de Comunicação Social – SECOM;

       Artefatos que dão luz ao processo de contratação;

       O estudo técnico preliminar (ETP) como alicerce para valoração das soluções para atendimento às demandas de comunicação pública;

       Briefing para processamento das licitações;

       Fiscalização de contratos: O que mensurar? Como mensurar? Estudo de casos.

 

4-    CURADORIA E PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS - LINHAS EDITORIAIS, CALENDÁRIO EDITORIAL E SAZONAL:

       Criando conteúdos estratégicos;

       Otimização de conteúdos densos;

       Gestão de conteúdo e linhas editoriais;

       Uso do ChatGPT como ferramenta acessória às atividades de criação de conteúdo.

 

5-     PLANEJAMENTO DA COMUNICAÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS:

       Qual a melhor plataforma de rede social para minha instituição?

       Branding nas mídias sociais (utilização da identidade visual nos processos de comunicação);

       Público-alvo vs persona;

       Organizando os insights e solidificando o plano de trabalho;

       Criação do calendário editorial;

       Mensuração de resultados (insigths);

       Apresentação dos resultados e retroalimentação do planejamento.

 

6-    COPYWRITING – ESCRITA PERSUASIVA:

       Copywriting e marketing de conteúdo;

       Ferramentas para melhorar a sua copy;

       Como montar o início, o meio e o fim de uma copy?

       Títulos e headlines;

       Copywriting para mídias sociais (Facebook/Instagram; Youtube e Linkedin).

 

7-    ESTRATÉGIA DE SOCIAL ADS:

       Definição do plano de mídia para cada plataforma;

       Conhecendo as ferramentas de monitoramento;

       Engajamento: como mensurar?

       Métricas importantes: alcance, novos fãs, engajamento e vídeos.

 


Instrutor/Professor: Max Müller Cândido
Comunicador, articulista e professor temáticas afetas à Comunicação Pública, envolvendo as matérias de mídias socias, marketing governamental, publicidade oficial, contratação de serviços publicitários, branding, curadoria e produção de conteúdos digitais. Foi assessor de comunicação, apresentador e curador de conteúdos e eventos na área de licitações e contratos, o maior encontro online na área de Licitações, que capacitou, 3ª edição do evento, mais de 9,5 mil agentes públicos. Graduado em Marketing – ênfase Digital & Data Science – pela FIAP.  Certificação em Personal Branding pela ESPM-São Paulo. Especializado em planejamento e criação de conteúdos em mídias sociais, gerenciou, simultaneamente, 27 contas digitais nos nichos de educação, associativismo, varejo, e-commerce, advocacia, desenvolvimento humano e construção civil. De 2015 e 2017, atuou como redator e produtor de conteúdo nas plataformas Rock Content e Workana, e, ainda, como assessor na redação dos jornais impressos, TV e rádio da IMPD. Autor da obra "Descomplicando a Elaboração de Editais para Licitações de Serviços Publicitários: Passo a passo e modelos em conformidade com as leis nºs 8.666/93, 12.232/10 e 14.133/21" (Publicação independente, 2022). Coordenador de projeto e organizador da obra "A Nova Lei de Licitações e Contratos: Onde estamos? E para onde vamos?".



INVESTIMENTO:
ØInvestimento Individual: R$ 2.170,00
ØInvestimento para 03 ou 04 participantes: R$ 2.090,00 / pessoa
ØInvestimento para 05 até 07 participantes: R$ 2.020,00 / pessoa
ØInvestimento para 08 ou mais participantes: R$ 1.950,00 / pessoa
Incluso: Material didático online e certificado de participação.

 


REQUISITOS RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA ONLINE

Computador: Utilize um dispositivo com bom desempenho.
Conexão de Internet: Opte por uma conexão via cabo ou um Wi-Fi de alta qualidade, com velocidade mínima recomendada de 10 Mbps.
Equipamentos: É preferível ter Webcam e microfone/fones de ouvido.
Navegador: Recomendamos o uso do Google Chrome. Caso não seja possível, verifique se possui as versões mais atualizadas do Mozilla Firefox ou Internet Explorer.
Importante: O não atendimento a estas especificações mínimas poderá comprometer a qualidade da transmissão (áudio e vídeo).



ACESSO E GRAVAÇÃO

Após a inscrição e confirmação do pagamento, o participante receberá, por e-mail, as instruções de acesso ao ambiente virtual e à plataforma de videoconferência até 1 (um) dia útil antes do início do curso.


DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.

 

SUPREME TREINAMENTOS LTDA
CNPJ: 53.940.195/0001-16
Inscrição Estadual: 0827930600145

Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825

Dados Bancários

 

Banco do Brasil

Código do banco: 001

N° da Agência: 1230-0

Conta Corrente: 68591-7

 

Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação:
 Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.

 

 

Supreme Treinamentos
 Telefones: (61) 3962-4401 - (61) 98355-6825 (WhatsApp)

 


  Faça sua inscrição!

A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF

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 CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

  • A Supreme reserva-se o direito de adiar ou cancelar o curso em até 3 (três) dias úteis para cursos online e 5 (cinco) dias úteis para cursos presenciais, caso haja insuficiência de inscrições.
  • O participante deve ter, no mínimo, 75% de presença no curso. Caso participe menos deste percentual, não receberá o certificado
  • A Supreme pode substituir o docente por motivos de força maior.

 

 CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO

  • O cancelamento da inscrição pode ser realizado até 3 (três) dias úteis antes do curso online e 5 (cinco) dias úteis antes do curso presencial.
  • Após esse prazo, a substituição do participante ou a solicitação de crédito no valor da inscrição deverá ser feita.
  • A substituição do participante pode ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

 

MODALIDADE IN COMPANY

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