Data: 18 até 22 de agosto de 2025
Horário: 08h30 às 12h30 (horário de Brasília)
Modalidade: 100% online - Ao vivo e gravação disponível por 8 dias.
OBJETIVO
O curso abrange os principais conceitos relacionados à contratação de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação pelos órgãos da Administração Pública.
PÚBLICO ALVO
Profissionais que necessitam compreender aspectos relacionados à contratação de soluções de TI, dentre os quais estão: gestores e especialistas em TI, assessores jurídicos, pregoeiros, advogados, auditores e profissionais da área administrativa.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. A Importância do planejamento das contratações de TI
2. O Contexto das contratações de TI o Plano Estratégico
Plano Diretor de TI
Plano de contratações anual
Programação estratégica de contratações
3. Fases do processo de contratação o Planejamento da contratação
Seleção do fornecedor
Gestão do contrato
Gestão de Riscos
4. Processo de Planejamento da Contratação
Instituição da equipe de planejamento da contratação
· Elaboração do Documento de Oficialização da Demanda
· Avaliação da pertinência da demanda
· Composição da equipe de contratação
Elaboração do Estudo Técnico Preliminar
· Itens obrigatórios
· Definição e especificação das necessidades de negócio e tecnológicas
· Análise comparativa de soluções
· Análise comparativa de custos
· Estimativa dos custos totais da contratação
· Declaração de viabilidade da contratação
· Abordagem de itens que não são obrigatórios, mas que não são importantes
Elaboração do Termo de Referência
· Objeto da contratação
· Catálogo de materiais
· Descrição da solução de TIC
· Justificativa da contratação
· Especificação dos requisitos
· Definição de responsabilidades
· Modelo de execução e gestão de contrato
· Estimativas de preço da contratação
· Adequação orçamentária e cronograma físico-financeiro
· Regime de execução do contrato
· Critérios técnicos de seleção do fornecedor
· Índice de correção monetária
Diretrizes específicas
· Contratação de licenciamento de softwares e serviços agregados
· Contratação de solução de autenticação
· Contratação de serviços de desenvolvimento, sustentação e manutenção de software
· Contratação de serviços de desenvolvimento, sustentação e manutenção de portais na internet
· Contratação de infraestrutura de centro de dados, serviços em nuvem, sala-cofre e sala segura
· Contratação de Empresas Públicas de TIC
· Requisitos e obrigações quanto à segurança da informação e privacidade
· Aquisição de ativos de TIC
5. Gestão de contrato
Atividades de início de contrato
Encaminhamento formal de demandas
Monitoramento e fiscalização da execução
Transparência
Transição, prorrogação e encerramento contratual
Gestão de Riscos nas Contratações
Identificação de Riscos
· Análise de riscos
· Planejamento de respostas aos riscos
· Implementação de respostas aos riscos
· Registro e acompanhamento das ações de tratamento de riscos
· Principais riscos de contratações de TI
· Matriz de alocação de riscos
· Mapa de gerenciamento de riscos
REQUISITOS RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA ONLINE
Computador: Utilize um dispositivo com bom desempenho.
Conexão de Internet: Opte por uma conexão via cabo ou um Wi-Fi de alta qualidade, com velocidade mínima recomendada de 10 Mbps.
Equipamentos: É preferível ter Webcam e microfone/fones de ouvido.
Navegador: Recomendamos o uso do Google Chrome. Caso não seja possível, verifique se possui as versões mais atualizadas do Mozilla Firefox ou Internet Explorer.
Importante: O não atendimento a estas especificações mínimas poderá comprometer a qualidade da transmissão (áudio e vídeo).
ACESSO E GRAVAÇÃO
Após a inscrição e confirmação do pagamento, o participante receberá, por e-mail, as instruções de acesso ao ambiente virtual e à plataforma de videoconferência até 1 (um) dia útil antes do início do curso.
DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.
SUPREME TREINAMENTOS LTDA
CNPJ: 53.940.195/0001-16
Inscrição Estadual: 0827930600145
Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825
Dados Bancários
Banco do Brasil
Código do banco: 001
N° da Agência: 1230-0
Conta Corrente: 68591-7
Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação: Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.
A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO
Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)
Entre em contato conosco!