DATA E HORÁRIO
Data: 24 até 28 de fevereiro de 2025
Horário: 08h30 até 12h30
Carga horária: 20 horas
Modalidade: 100% On-line – Ao vivo e gravação por 08 dias
OBJETIVOS
GERAL
- Destacar e esclarecer os
aspectos da legislação e julgados sobre Terceirização no âmbito da
Administração Pública (Decreto nº 2.271, de 1997 – e Normativos).
- Apresentar o passo a passo da
elaboração da planilha de custo e formação de preço, acompanhada do memorial
de cálculo e dos principais aspectos relacionados aos Direitos do
Trabalho, Previdenciário e Tributário e ao regime jurídico das licitações.
OBJETIVO
A
elaboração da planilha de custo será apresentada de forma completa e detalhada.
Em relação a cada um dos itens que a compõem, serão apresentadas as principais
normas que regem o instituto, o memorial de cálculo para preenchimento das
planilhas com base na IN 05/17 e os pontos polêmicos relacionados ao tema.
A
análise compreenderá mão de obra, encargos sociais, insumos, tributos e outros
componentes de formação de preço de acordo com o regime de tributação lucro
real, lucro presumido e simples nacional nos termos das alterações das IN 05/17
de 25 de maio 2017.
PÚBLICO
ALVO
Pregoeiros
e membros de equipe de apoio, gestores de contratos, profissionais dos setores
de compras, contratos e controle interno e externo, além dos demais agentes
públicos envolvidos nos procedimentos de terceirização de serviços.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
ASPECTOS PONTUAIS DO PLANEJAMENTO E DO
JULGAMENTO DA LICITAÇÃO E COMPOSIÇÃO DOS CUSTOS NOS SERVIÇOS CONTÍNUOS —
PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES DO TCU.
IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DA
DEFINIÇÃO DO ENCARGO E IMPACTO NA FORMAÇÃO DO PREÇO
- Relação entre planejamento,
julgamento e contrato
- Como as exigências e decisões
do planejamento influenciam na formação do preço dos serviços
RESPONSABILIDADE
TRABALHISTA SUBSIDIÁRIA, REDAÇÃO DA SÚMULA Nº 331 DO TST E REPERCUSSÕES NAS
CONTRATAÇÕES DE TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS;
ESTIMATIVA
DOS VALORES DA CONTRATAÇÃO – ELABORAÇÃO DA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE
PREÇOS
- Pesquisa de preços no mercado e
elaboração da planilha pela Administração
- Como pesquisar
- Onde pesquisar
- Resultados discrepantes e
procedimento a ser adotado
- Elaboração da planilha pela
Administração — Faculdade ou dever
- Entendimentos do TCU
- Contratos com e sem dedicação
exclusiva de mão de obra — Repercussões na formação dos preços e na elaboração
da planilha
- Planilhas que devem instruir o
processo de contratação
- Planilha preenchida como anexo
do edital
- Necessidade de conhecer o
documento laboral que rege a categoria profissional
- Entendimentos do TCU
- Custos que devem ser
considerados na formação dos preços de acordo com as regras da IN nº
05/2017, e entendimentos do TCU
- Ingerências indevidas na
formação dos preços privados
- Exigência de custos mínimos —
Custos fixos X Custos variáveis
- Custos inseridos na planilha
pelo licitante — O que pode ou não ser aceito no julgamento da licitação?
- Salário dos empregados
envolvidos na prestação dos serviços — Regra do edital X Piso da categoria
- Benefícios e valores concedidos
aos empregados — Regra do edital X Direitos previstos em convenção
coletiva
- Disposições de acordos ou
convenções coletivas que não tratam de matéria trabalhista e dever de
cumprimento pela Administração — Insumos e percentuais de encargos sociais
- Custos que decorrem de
determinação legal e custos que decorrem da realidade empresarial — Repercussões
no planejamento e no julgamento
- Entendimentos do TCU
- Valores estimado e máximo
- Diferença entre preço estimado
e preço máximo
- Como definir os preços estimado
e máximo
- Definição de preços máximos
global e unitários
JULGAMENTO
DA LICITAÇÃO — ANÁLISE DE EXEQUIBILIDADE DOS PREÇOS
- Momento para apresentação e
análise da planilha no pregão
- Análise de exequibilidade dos
preços — O que é exequível ou inexequível?
- Planilha da Administração X
Planilha do licitante
- Custos que podem ser alterados
e custos que decorrem de imposição legal — Quais podem variar?
- Cautelas na análise da planilha
do licitante
- Acórdão nº 1.214/2013 do
Plenário do TCU — Percentuais mínimos de exequibilidade
- Observância de regras
trabalhistas e tributárias na análise e no julgamento da planilha
- Desclassificação das propostas
- Realização de diligências
- Erros no conteúdo das planilhas
— Saneamento X Desclassificação e polêmica no TCU
- Entendimentos do TCU
ELABORAÇÃO
DA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS
- Apresentaremos o memorial dos
cálculos por meio de exercício com preenchimento da planilha de custos e
formação de preços da IN 05/17 de 25 de maio 2017, compreendendo mão de
obra, encargos sociais, insumos, tributos e outros componentes de formação
dos preços de acordo com os regimes de tributação Lucro Real, Lucro
Presumido e Simples Nacional.
- Os itens provisionados na conta
vinculada serão apresentados de forma destacada na formação da planilha.
MÓDULO 1 — COMPOSIÇÃO DA REMUNERAÇÃO
- Salário-base
- Adicional de periculosidade
- Adicional de insalubridade
- Adicional noturno
- Hora noturna adicional
- Adicional de hora noturna
reduzida
- Adicional de hora extra no
feriado trabalhado
- Outros (especificar)
MÓDULO 2 - ENCARGOS E BENEFÍCIOS ANUAIS,
MENSAIS E DIÁRIOS
Submódulo
2.1 - 13º (décimo terceiro) Salário, Férias e Adicional de Férias
- 13º (décimo terceiro) salário
- Férias e adicional de férias
Submódulo 2.2 - Encargos Previdenciários
(GPS), Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e outras contribuições.
- INSS
- Salário-educação
- Seguro acidente do trabalho
- SESC ou SESC
- SENAI ou SENAC
- SEBRAE
- INCRA
- FGTS
Submódulo
2.3 — Benefícios Mensais E Diários
- Transporte
- Auxílio-alimentação (vales,
cesta básica, etc.)
- Assistências médica e familiar
- Outros (especificar)
QUADRO
- RESUMO DO MÓDULO 2
MÓDULO 3 - PROVISÃO PARA RESCISÃO
- Aviso Prévio Indenizado
- Incidência do FGTS sobre o
Aviso Prévio Indenizado
- Multa do FGTS e contribuição
social sobre o Aviso Prévio Indenizado
- Aviso Prévio Trabalhado
- Incidência dos encargos do
submódulo 2.2 sobre o Aviso Prévio Trabalhado
- Multa do FGTS e contribuição
social sobre o Aviso Prévio Trabalhado
MÓDULO 4 - CUSTO DE REPOSIÇÃO DO
PROFISSIONAL AUSENTE
Submódulo
4.1 - Ausências Legais
- Férias
- Ausências Legais
- Licença - Paternidade
- Ausência por acidente de
trabalho
- Afastamento Maternidade
- Outros (especificar)
Submódulo
4.2 – Intrajornada
- Intervalo para repouso ou
alimentação
- QUADRO - RESUMO DO MÓDULO 4
MÓDULO 5 - INSUMOS DIVERSOS
- Uniformes
- Materiais
- Equipamentos
- Outros (especificar)
MÓDULO 6 - CUSTOS
INDIRETOS, TRIBUTOS E LUCRO
- Custos indiretos
- Lucro
- Tributos
- Tributos federais (especificar)
- Tributos estaduais
(especificar)
- Tributos municipais
(especificar)
QUADRO
- RESUMO DO MÓDULO 1, 2, 3, 4 5 e 6.
ESTRUTURA
DA PLANILHA
- Alterações pontuais da IN nº
02/08 e suas repercussões
DOCUMENTO
COLETIVO DE TRABALHO – ACORDO E CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO
- Documento coletivo de trabalho
(acordo, convenção ou dissídio) a ser adotado pela Administração para a
elaboração da planilha
- Categoria diferenciada e
documento coletivo a ser adotado
- Prestação dos serviços em
localidade diferente da contratação e documento coletivo de trabalho a ser
adotado
JORNADA
DE TRABALHO X HORAS EXTRAS
- Jornada de trabalho e
necessidade de horas extras — Previsão no edital
- Inclusão da hora extra na
planilha
JORNADA
DE 12 X 36
- Adoção de jornada de 12 x 36 —
Previsão em documento coletivo — Cautelas
- Jornada de 12 x 36 que ocorre
parcialmente em período noturno — Inclusão de adicional noturno na
planilha — Forma de cálculo
INTERVALOS
LEGAIS INTER E INTRAJORNADA
- Intervalos legais para repouso
e alimentação — Forma de cálculo
ADICIONAL
DE PERICULOSIDADE/INSALUBRIDADE
- Local de trabalho ao mesmo
tempo insalubre e perigoso — Forma de cotação dos adicionais
- Cotação do adicional de
insalubridade/periculosidade — Base de cálculo
AFASTAMENTO
MATERNIDADE
- Responsabilidade pelo pagamento
do salário-maternidade
- Forma de cotação na planilha
AVISO PRÉVIO
- Estrutura do aviso prévio na
planilha — Lógica e adequação
- Impactos das alterações da Lei
nº 12.506/11 na planilha de preços
VALE-TRANSPORTE
- Vale-transporte e custo efetivo
a ser cotado na planilha
TRABALHO
NOTURNO — ADICIONAL NOTURNO E HORA NOTURNA ADICIONAL
- Forma de cálculo e cotação na
planilha
PROVISÃO
PARA RESCISÃO
- Forma de cotação na planilha
- Indenizações — Adequação da
estrutura do aviso-prévio (trabalhado e indenizado) com as demais
indenizações
CONTA
VINCULADA
- Dever de criação da conta
vinculada
- Percentuais indicados —
Composição do custo na planilha
EMPREGADOS
AUSENTES
- Custos dos empregados ausentes
— Composição na planilha
INCIDÊNCIAS
LEGAIS DE FGTS E INSS
- Forma de cotação na planilha
EXCLUSÕES
DA PLANILHA — INDENIZAÇÃO ADICIONAL
INSUMOS
DIVERSOS
- O que pode ser incluído
- Cálculo da depreciação de
máquinas e equipamentos e como aportar o custo na planilha
REGIMES
TRIBUTÁRIOS
- Documento a ser exigido para a
demonstração do regime tributário do licitante
- Opção do regime tributário e
impacto na formação dos preços
- Valores para enquadramento na
condição de microempresa e empresa de pequeno porte — Alterações da Lei
Complementar nº 139/11 na Lei Complementar nº 123/06
- Reflexos da retenção prevista
na IN nº 1.234/12 na elaboração da planilha
- Regime não cumulativo para
apuração do PIS e da COFINS e impactos na elaboração da planilha —
Cautelas no julgamento da proposta.
Instrutora: Jaqueline Mangabeira Binicheski – Servidora INFRA S.A
Docente com experiência no ensino
presencial possui bacharelado em Economia, pela Universidade Federal de Roraima
(1995). Atualmente, presta serviços como instrutora da escola de governo
(ESAF), para Associação Brasileira de Orçamento Público (ABOP) e para algumas
organizações privadas (desde 2011). É Coordenadora dos Pregoeiros e Pregoeira
da Telecomunicação Brasileira S/A - TELEBRAS desde (2011). Entre os anos de
2005 e 2008 atuou como servidora do Ministério do Trabalho e Emprego tendo sido
responsáveis pelas repactuações dos contratos de terceirização de serviços,
neste período ministrou cursos para diversas Delegacias do Trabalho em todas as
regiões do País. Entre os anos de 1998 e 2005 atuou como tenente do Ministério
do Exército tendo sido coordenadora da área de compras.
INVESTIMENTO:
- Investimento Individual: R$ 2.190,00
- Investimento para 03 ou 04 participantes: R$ 2.120,00 / por inscrito
- Investimento para 05 ou 07 participantes: R$ 2.050,00 / por inscrito
- Investimento para 08 ou mais participantes R$ 1.970,00 / por inscrito
Incluso: Material didático online e certificado de participação.
REQUISITOS RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA ON-LINE
Computador: Utilize um dispositivo com bom desempenho.
Conexão de Internet: Opte por uma conexão via cabo ou um Wi-Fi de alta qualidade, com velocidade mínima recomendada de 10 Mbps.
Equipamentos: É preferível ter Webcam e microfone/fones de ouvido.
Navegador:
Recomendamos o uso do Google Chrome. Caso não seja possível, verifique
se possui as versões mais atualizadas do Mozilla Firefox ou Internet
Explorer.
Importante: O não atendimento a estas especificações mínimas poderá comprometer a qualidade da transmissão (áudio e vídeo).
ACESSO E GRAVAÇÃO
Após
a inscrição e confirmação do pagamento, o participante receberá, por
e-mail, as instruções de acesso ao ambiente virtual e à plataforma de
videoconferência até 1 (um) dia útil antes do início do curso.
DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.
SUPREME CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO LTDA
CNPJ: 34.370.234/0001-42
Inscrição Estadual: 0792988500147
Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825
Dados Bancários
Banco do Brasil
Código do banco: 001
N° da Agência: 1230-0
Conta Corrente: 58256-5
Banco: Santander
Código do banco: 033
N° da Agência: 3100
Conta corrente: 13.004691-2
Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação: Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A
inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10
(dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser
feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou
autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo
ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em
contato conosco.
Supreme Treinamentos
Telefones: (61) 3962-4401 - (61) 98355-6825 (WhatsApp)
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A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF
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CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:
- A Supreme reserva-se o direito de adiar ou cancelar o curso em até 3 (três) dias úteis para cursos online e 5 (cinco) dias úteis para cursos presenciais, caso haja insuficiência de inscrições.
- O participante deve ter, no mínimo, 75% de presença no curso. Caso participe menos deste percentual, não receberá o certificado.
- A Supreme pode substituir o docente por motivos de força maior.
CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO
- O cancelamento da inscrição pode ser realizado até 3 (três) dias úteis antes do curso online e 5 (cinco) dias úteis antes do curso presencial.
- Após esse prazo, a substituição do participante ou a solicitação de crédito no valor da inscrição deverá ser feita.
- A substituição do participante pode ser realizada até o dia anterior ao início do curso.
MODALIDADE IN COMPANY
Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (on-line e presencial)
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