DATA E HORÁRIO
Data: 17 até 21 de fevereiro de 2025
Horário: 08h30 às 12h30
Modalidade: 100% online - Ao vivo e gravação disponível por 8 dias.
MATERIAL DIDÁTICO:
Apostila elaborada pela instrutora, revisada e atualizada antes do curso, com modelos a serem utilizados na constituição do processo administrativo e jurisprudências dominantes dos Tribunais Superiores, em especial do Tribunal Superior do Trabalho.
OBJETIVO:
Capacitar profissionais de empresas públicas, sociedades de economia mista e conselhos de fiscalização de profissões regulamentadas para atuarem processos administrativos sancionadores (sindicâncias e processos disciplinares), com foco nas disposições estabelecidas pela CLT, nas decisões do Tribunal Superior do Trabalho – TST, nas normas da Controladoria-Geral da União – CGU, e, ainda, com a aplicação subsidiária da Lei nº 9.784/1999, da Lei nº 8.112/1990, e de outras normas correlatas ao tema.
PÚBLICO-ALVO:
Empregados públicos de empresas públicas, sociedades de economia mista e de conselhos de fiscalização de profissões regulamentadas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que:
· Atuem em procedimentos preparatórios à apuração disciplinar e em comissões de sindicância e processo disciplinar;
· Exerçam função de assessoramento às autoridades instauradora e julgadora da sindicância e do processo disciplinar;
· Atuem nas áreas jurídica e de gestão de pessoas;
· Outros interessados no tema.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
O conteúdo do curso será baseado na legislação e nos normativos informados, e contará com os seguintes tópicos:
1. Considerações introdutórias:
· Princípios aplicáveis ao processo administrativo;
· Ilícito Administrativo: características, configuração e repercussão; diferenciações entre empregado público e agente público;
· Responsabilidades Administrativa, Civil, Penal e Eleitoral: diferenças, resultados e hipóteses de interferência da Penal sobre as demais;
· Perdão Tácito e dever de apurar;
· Denúncia anônima e denunciação caluniosa: procedimentos.
2. Instrução prévia da denúncia:
· Conceito; Objetivos; Obrigação de Apurar;
· Prescrição da ação disciplinar: cômputo;
· Juízo de admissibilidade da denúncia;
· Procedimentos previstos (Termo de Ajustamento de Conduta – TAC; Investigação Preliminar Sumária – IPS; Sindicância Patrimonial – SINPA; Sindicância Investigativa – SINVE): Conceitos, Diferenças, Objetivos, Procedimentos, Resultados;
· Hipóteses de arquivamento da denúncia e de instauração de Sindicância Acusatória – SINAC ou Processo Administrativo Disciplinar – PAD.
3. Instauração da SINAC e do PAD:
· Escolha dos membros da comissão processante: requisitos, hipóteses de suspeições e impedimentos legais;
· Ato instaurador: exigências e cuidados.
4. Execução da SINAC e do PAD pela Comissão Processante:
· Características típicas da SINAC e do PAD;
· Prazos e procedimentos;
· Fases:
4.1) Instrução:
· Instalação dos trabalhos;
· Designação do Secretário;
· Sigilo, independência e imparcialidade;
· Exercício provisório e afastamento preventivo;
· Acusado: qualificação, notificação prévia, direitos e garantias constitucionais;
· Produção probatória: diligências, investigações, prova emprestada, perícias, assessoramento técnico, afastamento preventivo, incidente de sanidade mental, oitiva de testemunhas e informantes (procedimentos e especificidades), interrogatório do acusado, direitos e deveres dos depoentes e do interrogado, acareações, precatória administrativa, videoconferência;
· Direitos, deveres e proibições;
· Tipificação da conduta;
· Indiciamento.
4.2) Defesa:
· Citação para apresentar defesa escrita;
· Prazos e procedimentos;
· Citação por hora certa e por edital;
· Revelia;
· Defensor dativo.
4.3) Relatório:
· Relatório conclusivo: conteúdo, requisitos e voto em separado;
· Encerramento da apuração pela comissão e remessa do processo para julgamento.
5. Fase de Julgamento:
· Competência; Prazos;
· Nulidades absolutas e relativas;
· Sanções disciplinares: espécies e cabimento;
· Parecer jurídico prévio: requisitos e limites;
· Conversão do julgamento em diligência: hipóteses e procedimentos;
· Atenuantes e agravantes de conduta;
· Ato de julgamento: elaboração;
· Repercussão das sanções aplicadas.
6. Fase Recursal:
· Recurso Administrativo: prazos e procedimentos;
· Revisão: requisitos, prazos e procedimentos.
7. Processos de Rito Sumário:
· Abandono de Emprego: elementos caracterizantes, produção probatória e soluções alternativas;
· Acumulação de Cargos, Empregos ou Funções Públicas: possibilidades; Boa ou má-fé: caracterização e procedimentos.
REQUISITOS RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA ONLINE
Computador: Utilize um dispositivo com bom desempenho.
Conexão de Internet: Opte por uma conexão via cabo ou um Wi-Fi de alta qualidade, com velocidade mínima recomendada de 10 Mbps.
Equipamentos: É preferível ter Webcam e microfone/fones de ouvido.
Navegador: Recomendamos o uso do Google Chrome. Caso não seja possível, verifique se possui as versões mais atualizadas do Mozilla Firefox ou Internet Explorer.
Importante: O não atendimento a estas especificações mínimas poderá comprometer a qualidade da transmissão (áudio e vídeo).
ACESSO E GRAVAÇÃO
Após a inscrição e confirmação do pagamento, o participante receberá, por e-mail, as instruções de acesso ao ambiente virtual e à plataforma de videoconferência até 1 (um) dia útil antes do início do curso.
DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.
SUPREME CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO LTDA
CNPJ: 34.370.234/0001-42
Inscrição Estadual: 0792988500147
Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825
Dados Bancários
Banco do Brasil
Banco: Santander
Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação: Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.
A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF
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CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO
Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)
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