LOCAL E DATA
Data: 22 até 26 de outubro de 2025
Horário: 08h30 até 12h30
Carga horária: 20 horas
Modalidade: 100% On-line – Ao vivo e gravação por 08 dias
OBJETIVO GERAL
Desenvolver técnicas que ajudem a produzir documentos oficiais e técnicos expressando ideias de maneira clara, precisa, concisa aplicando-as ao contexto administrativo tornando a redação eficaz.
OBJETIVO
PÚBLICO ALVO
Servidores
envolvidos com a geração, edição e customização de procedimentos;
ofícios, correio eletrônico e textos afins, que devem chegar todos os
dias a leitores que necessitam dessas informações para implementar ações
administrativas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
ØAdequação da linguagem à audiência.
ØO uso da linguagem técnica e dos estrangeirismos
ØA necessidade de o texto técnico apresentar uniformidade na estrutura, no estilo e na terminologia
ØPlanejamento da redação
Articulação do Texto
Como escrever e convencer
A elaboração do texto –mecanismos geradores
Qualidades imprescindíveis ao texto escrito profissional
o Coesão o Relevância
o Clareza o Precisão
o Coerência o Uniformidade
o Objetividade o Impessoalidade
o Concisão o Padronização
o Correção Gramatical o Convicção
üOs níveis de linguagem
üCoesão e coerência textual
üEstilo e linguagem do moderno texto oficial
üVícios de linguagem
üPronomes de tratamento
üFechos das correspondências
Os Vícios de Estilo
üProlixidade
üAmbiguidade
üPleonasmo ou tautologia
üCacofonia ou cacófato
üEstrangeirismo
üSolecismo
üBarbarismo
üJargão técnico fora de contexto
üColoquialismo excessivo
üClichês
üChavões
Argumentação do Texto Escrito Profissional
Macroestrutura do texto argumentativo
Formas de persuasão
Argumentos e contra-argumentos
Planejamento do texto
Gramática aplicada ao texto
Acordo ortográfico da língua portuguesa
Uso do porquê
Emprego dos pronomes demonstrativos
Generalidades da língua culta
Erros gramaticais mais comuns na elaboração de um documento
Estrutura dos documentos utilizados pela instituição
- Ofício
- Relatório
- Parecer Técnico
- Nota Técnica e outros de interesse dos participantes
REQUISITOS RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA ON-LINE
Computador: Utilize um dispositivo com bom desempenho.
Conexão de Internet: Opte por uma conexão via cabo ou um Wi-Fi de alta qualidade, com velocidade mínima recomendada de 10 Mbps.
Equipamentos: É preferível ter Webcam e microfone/fones de ouvido.
Navegador:
Recomendamos o uso do Google Chrome. Caso não seja possível, verifique
se possui as versões mais atualizadas do Mozilla Firefox ou Internet
Explorer.
Importante: O não atendimento a estas especificações mínimas poderá comprometer a qualidade da transmissão (áudio e vídeo).
ACESSO E GRAVAÇÃO
Após a inscrição e confirmação do pagamento, o participante receberá, por e-mail, as instruções de acesso ao ambiente virtual e à plataforma de videoconferência até 1 (um) dia útil antes do início do curso.
DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.
SUPREME TREINAMENTOS LTDA
CNPJ: 53.940.195/0001-16
Inscrição Estadual: 0827930600145
Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825
Dados Bancários
Banco do Brasil
Código do banco: 001
N° da Agência: 1230-0
Conta Corrente: 68591-7
Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação: Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A
inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10
(dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser
feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou
autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo
ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em
contato conosco.
A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:
CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO
Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (on-line e presencial)
Entre em contato conosco!