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Sobre este Curso

Redação Oficial - Comunicação Escrita Profissional com foco na Elaboração de Documentos Oficiais e Técnicos

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Redação Oficial - Comunicação Escrita Profissional com foco na Elaboração de Documentos Oficiais e Técnicos

Ao vivo | 100% on-line


LOCAL E DATA

Data: 07 até 11 de abril de 2025

Horário: 13h30 até 17h30

Carga horária: 20 horas

Modalidade: 100% On-line –  Ao vivo e gravação por 08 dias



OBJETIVO GERAL

Desenvolver técnicas que ajudem a produzir documentos oficiais e técnicos expressando ideias de maneira clara, precisa, concisa aplicando-as ao contexto administrativo tornando a redação eficaz.

 

OBJETIVO

  • Estimular a reflexão crítica sobre a realidade.
  • Fornecer ao treinando instrumentos que o auxiliem a redigir com maior segurança, clareza, objetividade e concisão.
  • Melhorar o fluxo de comunicação interna e entre segmentos e órgãos, assim como entre a instituição e os clientes internos e externos.
  • Vivenciar com o treinando a observação de que a comunicação escrita é um processo constante de crescimento.
  • A partir das informações observadas no curso, o treinando será capaz de redigir qualquer documento.
  • Deixar claro que a redação de um documento está ligada à prática diária e ao conhecimento de que se tem da língua, que é o suporte desse processo.

 

PÚBLICO ALVO

Servidores envolvidos com a geração, edição e customização de procedimentos; ofícios, correio eletrônico e textos afins, que devem chegar todos os dias a leitores que necessitam dessas informações para implementar ações administrativas.

 


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Produção de Texto

ØA necessidade de delimitação do tema

ØAdequação da linguagem à audiência.

ØO uso da linguagem técnica e dos estrangeirismos

ØA necessidade de o texto técnico apresentar uniformidade na estrutura, no estilo e na terminologia      

ØPlanejamento da redação   

                                                                        

Articulação do Texto

Como escrever e convencer

A elaboração do texto –mecanismos geradores

Qualidades imprescindíveis ao texto escrito profissional

o  Coesão                                 o Relevância

o  Clareza                                 o Precisão

o  Coerência                             o Uniformidade

o  Objetividade                         o Impessoalidade

o  Concisão                              o Padronização

o   Correção Gramatical           o Convicção

üOs níveis de linguagem

üCoesão e coerência textual

üEstilo e linguagem do moderno texto oficial

üVícios de linguagem

üPronomes de tratamento

üFechos das correspondências


Os Vícios de Estilo

üProlixidade

üAmbiguidade

üPleonasmo ou tautologia

üCacofonia ou cacófato

üEstrangeirismo

üSolecismo

üBarbarismo

üJargão técnico fora de contexto

üColoquialismo excessivo

üClichês

üChavões


Argumentação do Texto Escrito Profissional              

Macroestrutura do texto argumentativo

Formas de persuasão

Argumentos e contra-argumentos

Planejamento do texto

Gramática aplicada ao texto

Acordo ortográfico da língua portuguesa

Uso do porquê

Emprego dos pronomes demonstrativos

Generalidades da língua culta

Erros gramaticais mais comuns na elaboração de um documento



Estrutura dos documentos utilizados pela instituição

- Ofício

- Relatório

- Parecer Técnico

- Nota Técnica e outros de interesse dos participantes

 


Instrutora / Professora: Ismênia Timo de Castro
Professora licenciada em Letras pela universidade de Brasília -  Unb. Especialista em Didática do Ensino Superior, pela Universidade Católica de Brasília – UCB, Psicopedagogia, pela Universidade do Centro Universitário de Brasília – Uniceub e em Capacitação do Servidor Público, pela Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais em Educação - Eape. Atuou como docente, coordenadora de grupos e multiplicadora, por 23 anos, na Secretaria de Educação do DF - SEDF. Atua com capacitação do servidor público há mais de 25 anos, nas esferas federais, estaduais e municipais, assim como, em empresas privadas. Atua na área de consultoria e treinamento atendendo a diversos órgãos da administração direta, indireta, fundacional e empresarial. Algumas instituições atendidas: AGU - Advocacia Geral da União; Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária; Banco do Brasil e Banco Central do Brasil; Centresaf/DF - Escola de Administração Fazendária; Consultre – Consultoria e Treinamento; DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre; EAPE - Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais em Educação; Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária; Enap - Escola Nacional de Administração Pública; Supreme Treinamentos; Funasa - Fundação Nacional de Saúde; GDF - Administração de Brasília; Ibama - Instituto Brasileiro de Meio Ambiente; IEL - Instituto Evaldo Loid; Incra - Ministério da Reforma Agrária; Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais; One – Ione Cursos; MA - Ministério da Agricultura; Marinha do Brasil; MD - Ministério da Defesa; MDCE - Ministério de Desenvolvimento e Comércio Exterior; MRE – Ministério das Relações Exteriores; MINC – Ministério da Cultura; MJ - Ministério da Justiça; MP – Ministério do Planejamento; MS - Ministério da Saúde; MT – Ministério dos Transportes; SEPR – Secretarias Especiais da Presidência da República; PFR - Polícia Rodoviária Federal; PGR - Procuradoria Geral da República; Receita Federal – Vitória – ES; Secretaria da Fazenda do Estado – Manaus; SENAI/DF - Tribunal de Contas do DF; SEBRAE/DF e Nacional; SOF - Secretaria de Orçamento e Finanças; STF - Supremo Tribunal Federal; TRE – Palmas – Tocantins; TCEMA – São Luís; TCEES – Vitória; TRT – Recife; TRT – 18ª Região; TJMT – Cuiabá; TRF 3ª região – São Paulo; Trade – Consultoria e Treinamento; TCDF - Tribunal de Contas do DF; TCEM – Tribunal de Contas do Estado do Maranhão; UFPA - Universidade Federal do Pará e outros.       



INVESTIMENTO:
ØInvestimento Individual: R$ 2.070,00
ØInvestimento para 03 ou 04 participantes: R$ 1.990,00  / pessoa
ØInvestimento para 05 até 07 participantes: R$ 1.910,00 / pessoa
ØInvestimento para 08 ou mais participantes: R$ 1.850,00 / pessoa
Incluso: Material didático online e certificado de participação.

REQUISITOS RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA ONLINE

Computador: Utilize um dispositivo com bom desempenho.
Conexão de Internet: Opte por uma conexão via cabo ou um Wi-Fi de alta qualidade, com velocidade mínima recomendada de 10 Mbps.
Equipamentos: É preferível ter Webcam e microfone/fones de ouvido.
Navegador: Recomendamos o uso do Google Chrome. Caso não seja possível, verifique se possui as versões mais atualizadas do Mozilla Firefox ou Internet Explorer.
Importante: O não atendimento a estas especificações mínimas poderá comprometer a qualidade da transmissão (áudio e vídeo).



ACESSO E GRAVAÇÃO

Após a inscrição e confirmação do pagamento, o participante receberá, por e-mail, as instruções de acesso ao ambiente virtual e à plataforma de videoconferência até 1 (um) dia útil antes do início do curso.


DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.

 


SUPREME TREINAMENTOS LTDA
CNPJ: 53.940.195/0001-16
Inscrição Estadual: 0827930600145

Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825



Dados Bancários

 

Banco do Brasil

Código do banco: 001

N° da Agência: 1230-0

Conta Corrente: 68591-7


Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação:
 Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.

 

 

Supreme Treinamentos
 Telefones: (61) 3962-4401 - (61) 98355-6825 (WhatsApp)

 


  Faça sua inscrição!

A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF

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 CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

  • A Supreme reserva-se o direito de adiar ou cancelar o curso em até 3 (três) dias úteis para cursos online e 5 (cinco) dias úteis para cursos presenciais, caso haja insuficiência de inscrições.
  • O participante deve ter, no mínimo, 75% de presença no curso. Caso participe menos deste percentual, não receberá o certificado
  • A Supreme pode substituir o docente por motivos de força maior.

 

 CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO

  • O cancelamento da inscrição pode ser realizado até 3 (três) dias úteis antes do curso online e 5 (cinco) dias úteis antes do curso presencial.
  • Após esse prazo, a substituição do participante ou a solicitação de crédito no valor da inscrição deverá ser feita.
  • A substituição do participante pode ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

 

MODALIDADE IN COMPANY

Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)

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