DATA E HORÁRIO
Data: 22 até 26 de setembro de 2025
Horário: 13h30 às 17h30
Modalidade: 100% online - Ao vivo e gravação disponível por 08 dias
A QUEM SE DESTINA
Agente de contratação, comissão de contratação, agentes públicos, pregoeiros, membros dos setores e das comissões de licitação e contratos, controle interno, assessores jurídicos e ordenadores de despesas; procuradores jurídicos, advogados, auditores e demais profissionais, servidores públicos que atuam nos processos de aquisições públicas
OBJETIVO
Permitir que os gestores envolvidos nas unidades técnicas de licitações e contratos de órgãos ou entidades públicas detenham os conhecimentos necessários à realização de contratações diretas conforme a legislação vigente e a jurisprudência do Tribunal de Contas da União, dos Tribunais de Contas dos Estados.
Capacitar os profissionais para que adquiram os conhecimentos necessários para a formalização correta das contratações diretas;
Realizar um paralelo entre às contratações diretas frente às normas federais da Lei 8.666/93 e a 14.133/2021
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
ABRANGÊNCIA E VIGÊNCIA DA NOVA LEI E RESPONSABILIDADE
AGENTES PÚBLICOS RESPONSÁVEIS;
· Agente de contratação
· Pregoeiro
· Comissão de contratação
· Leiloeiro
· Equipe de apoio
· Segregação de funções e atuação na etapa de planejamento
· Responsabilização por erro grosseiro.
· Auxílio da assessoria jurídica: como minimizar a responsabilidade dos responsáveis pela condução do certame?
FASES DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA;
· O processo de contratação pública;
· Fase interna e externa;
· A instrução processual;
· Elaboração do DFD – documento de Formalização da Demanda;
· PAC/PGC – impactos no processo de contratação pública;
DO PLANEJAMENTO E DA INSTRUÇÃO DO PROCESSO
· O ciclo da contratação pública
· Documentos de planejamento das contratações diretas:
Estudo técnico preliminar (ETP),
Termo de referência (TR)
Mapa de gestão de riscos
Documentos de habilitação
Estimativa de preços para as contratações diretas e inexigibilidade
Instrução dos processos de dispensa e inexigibilidade
A utilização do portal nacional de contratações públicas PNCP
SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS COM BASE NO DECRETO 11.462/23
· Definições
· Adoção
· Indicação Limitada
· Forma de realização
· Atores no SRP
o Órgão gerenciador
o Órgão participante
o Órgão não participante
o Aspectos gerais
o Limites
o Vedações
· Dos contratos decorrentes da ata de registro de preços
· Das alterações dos contratos
· SRP pode ser usado nas dispensas e inexigibilidades?
· SRP pode ser usado para contratação de obras e serviços de engenharia?
· Prorrogação da Ata de Registro de Preços
· O que é IRP?
· Limitações para a adesão a ARP
DISPENSA DE LICITAÇÃO SITUAÇÕES
INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
CELEBRAÇÃO DE CONTRATOS NA CONTRATAÇÃO DIRETA
DA DISPENSA ELETRÔNICA COM BASE NA IN 67/2021
SIMULAÇÃO PRÁTICA NO SISTEMA COMPRANET PARA DISPENSA ELETRÔNICA
Visão Governo
REQUISITOS RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA ONLINE
Computador: Utilize um dispositivo com bom desempenho.
Conexão de Internet: Opte por uma conexão via cabo ou um Wi-Fi de alta qualidade, com velocidade mínima recomendada de 10 Mbps.
Equipamentos: É preferível ter Webcam e microfone/fones de ouvido.
Navegador: Recomendamos o uso do Google Chrome. Caso não seja possível, verifique se possui as versões mais atualizadas do Mozilla Firefox ou Internet Explorer.
Importante: O não atendimento a estas especificações mínimas poderá comprometer a qualidade da transmissão (áudio e vídeo).
ACESSO E GRAVAÇÃO
Após a inscrição e confirmação do pagamento, o participante receberá, por e-mail, as instruções de acesso ao ambiente virtual e à plataforma de videoconferência até 1 (um) dia útil antes do início do curso.
DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.
SUPREME CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO LTDA
CNPJ: 34.370.234/0001-42
Inscrição Estadual: 0792988500147
Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825
Dados Bancários
Banco do Brasil
Código do banco: 001
N° da Agência: 1230-0
Conta Corrente: 58256-5
Banco: Santander
Código do banco: 033
N° da Agência: 3100
Conta corrente: 13.004691-2
Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação: Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.
A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO
Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)
Entre em contato conosco!