Image

Sobre este Curso

Desfazimento de Bens Móveis e a Gestão do Patrimônio Público - Atualizado pelo MCASP e pela legislação em vigor (Dec. 9373/18)

Image
APROVEITE

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA !

Inscreva-se
Image

Desfazimento de Bens Móveis e a Gestão do Patrimônio Público - Atualizado pelo MCASP e pela legislação em vigor (Dec. 9373/18)

Ao vivo | 100% on-line

DATA E HORÁRIO

Data: 20 até 23 de outubro de 2025

Horário: 13h30 às 17h30

Carga horária: 16 horas

Modalidade: 100% Online –  Ao vivo e gravação por 08 dias


 Treinamento com abordagem prática, explorando vários Estudos de Casos polêmicos e enfatizando o MCASP e a participação ativa dos alunos.


1.APRESENTAÇÃO

      O curso tem por objetivo valorizar a área de almoxarifado e patrimônio e aproximá-la da execução financeira, de maneira que os conhecimentos não fiquem estanques. É indispensável o correto tratamento físico e contábil dos bens, além de uma rotina para o controle do patrimônio, seu desfazimento, sua escrituração, sua depreciação e reavaliação e o cálculo de estoques.

  

2.PÚBLICO ALVO  

        Servidores que exercem funções relacionadas, direta ou indiretamente, a Compras, Almoxarifado, Patrimônio, Material, Finanças, Orçamento e Controle Interno, nas esferas Federal, Estadual  Municipal dos três Poderes, nas entidades do Sistema S ,nos Conselhos Profissionais e escritórios de contabilidade que apoiam os municípios.


3.OBJETIVOS 

  Capacitar os participantes a identificar e compreender: 

  •  A estrutura da Administração Pública;
  •  As Classificações Orçamentárias (imprescindíveis para a gestão patrimonial e de almoxarifado);
  •  As características e classificações do   Patrimônio e Material com enfoque orçamentário  ;
  •  As incorporações orçamentárias e extraorçamentárias; 
  •  As normas de gestão de almoxarifado .Fórmulas de Estoque;
  •  As normas de Desfazimento de Bens Móveis
  •  As tipos de inventários, particularmente, nas transferências de responsabilidade;
  •  As rotinas de controle interno de controle patrimonial;
  •  A depreciação e a reavaliação;


4. PROGRAMA DE MATÉRIAS

  a. Noções Básicas de Execução Financeira, Orçamentária e Contábil(Atualizado pelo MCASP)

      Orçamento, Classificação  Institucional, Funcional, Programática e por Natureza da Despesa.

      Restos a pagar e Despesa de Exercícios Anteriores. Suprimento de Fundos(Adiantamentos).

     Consolidação das contas públicas

     Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos

     -Impropriedades encontradas na classificação orçamentária que acarretam erros  na  contabilidade patrimonial.

 

  b. Patrimônio

      Preceitos constitucionais. Formação, preservação e classificação. Agregação de valor aos Ativos Imobilizado e Intangível. Classificação patrimonial de material oriundo de serviços. Foro e Laudêmio.

     Estudo de Caso

     -Normas de Controle Interno de Almoxarifado, Bens Móveis e Imóveis(Roteiro)

 

  c. Material e Almoxarifado

     Consumo e Permanente. Parâmetros excludentes de material permanente. Recebimento     Provisório e Definitivo. Renovação   e Saneamento de estoques. Cálculos dos Estoques Mínimo e Máximo, Consumo Médio, Ponto de Ressuprimento e Quantidade a Resssuprir. Tipos e finalidades dos Inventários. Controle de bens .Sistema Básico de Material. Processos de Fornecimento. Estoques Patrimoniais. Guarda e Conservação.

Estudo de Caso

-Prática para cálculo de estoques

 

  d. Movimentação de material(Almoxarifado e Patrimônio)

     Incorporações e orçamentárias e extra-orçamentárias. Desincorporação. Relatórios de   Almoxarifado-RMA e de  Bens Móveis-RMBI. Comodato.

 

e. Desfazimento de Bens Móveis

Baixas Patrimoniais. Normas de desfazimento de bens móveis com ênfase em veículos e material de TI. Transferência, Doação, Cessão e Tipos de  Alienação. Abandono .SIADS e REUSE(Sistema de doações do Governo Federal).Almoxarifado Virtual, Desfazimento de equipamentos eletroeletrônicos.

   Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos

   -Impropriedades na agregação de ativos

  f. Depreciação e Reavaliação

     -Macrofunções Siafi

     -Avaliação, reavaliação e depreciação.

     -Conceitos, responsabilidades e procedimentos.

Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos

-Bens adquiridos antes da nova legislação;Bens com valores defasados

-Avaliação e Reavaliação

 


Instrutor: Paulo Silvio de Faria - Mestre e Doutor
Graduado como Oficial do Exército-197, Mestrado-Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais-1981, Doutorado-Escola de Comando e Estado-Maior-Estratégia Nacional-1986.Na área pedagógica tem os cursos de Operacionalização de Objetivos Educacionais-CEP, de Análise Ocupacional-CEP e de Organização e Métodos-FGV. No Exército foi chefe de Seções de Orçamento, de Finanças e de Patrimônio de Departamentos e Diretorias; Foi instrutor(professor) da Academia Militar das Agulhas Negras e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; Foi Chefe da 1ª Inspetoria de Contabilidade e Finança(Órgão Regional de Controle Interno com 98 UG).Na vida civil foi Diretor Adm-Fin do DETRAN/RJ; Assessor da Presidência do IPERJ; Pró-Reitor Administrativo da Universidade SUAM; Coordenador de projetos no Núcleo Superior de Estudos Governamentais/UERJ; Consultor da OM&RM Auditoria e Consultoria. Possui Moção de Louvor pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Atualmente ministra cursos em diversas empresas nas áreas de Orçamento, Finanças, Almoxarifado, Patrimônio e Controle Interno, já tendo participado da capacitação de mais de 11000 alunos. É professor de MBA em Gestão Pública e Pós-graduação em Direito e Adm Pública nas Universidades Cândido Mendes e Castelo Branco, no Rio de Janeiro.



INVESTIMENTO:
ØInvestimento Individual: R$ 1.990,00
ØInvestimento para 03 ou 04 participantes: R$ 1.920,00 / pessoa
ØInvestimento para 05 até 07 participantes: R$ 1.850,00 / pessoa
ØInvestimento para 08 ou mais participantes: R$ 1.770,00 / pessoa
Incluso: Material didático online e certificado de participação.

 

REQUISITOS RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA ONLINE

Computador: Utilize um dispositivo com bom desempenho.
Conexão de Internet: Opte por uma conexão via cabo ou um Wi-Fi de alta qualidade, com velocidade mínima recomendada de 10 Mbps.
Equipamentos: É preferível ter Webcam e microfone/fones de ouvido.
Navegador: Recomendamos o uso do Google Chrome. Caso não seja possível, verifique se possui as versões mais atualizadas do Mozilla Firefox ou Internet Explorer.
Importante: O não atendimento a estas especificações mínimas poderá comprometer a qualidade da transmissão (áudio e vídeo).



ACESSO E GRAVAÇÃO

Após a inscrição e confirmação do pagamento, o participante receberá, por e-mail, as instruções de acesso ao ambiente virtual e à plataforma de videoconferência até 1 (um) dia útil antes do início do curso.


DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.

 

SUPREME CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO LTDA

CNPJ: 34.370.234/0001-42

Inscrição Estadual: 0792988500147

Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825

 

Dados Bancários

 

Banco do Brasil

Código do banco: 001

N° da Agência: 1230-0

Conta Corrente: 58256-5

 

Banco: Santander

Código do banco: 033

N° da Agência: 3100

Conta corrente: 13.004691-2

 

Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação:
 Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.

 

 

Supreme Treinamentos
 Telefones: (61) 3962-4401 - (61) 98355-6825 (WhatsApp)

 


  Faça sua inscrição!

A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

  • A Supreme reserva-se o direito de adiar ou cancelar o curso em até 3 (três) dias úteis para cursos online e 5 (cinco) dias úteis para cursos presenciais, caso haja insuficiência de inscrições.
  • O participante deve ter, no mínimo, 75% de presença no curso. Caso participe menos deste percentual, não receberá o certificado
  • A Supreme pode substituir o docente por motivos de força maior.

 

 CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO

  • O cancelamento da inscrição pode ser realizado até 3 (três) dias úteis antes do curso online e 5 (cinco) dias úteis antes do curso presencial.
  • Após esse prazo, a substituição do participante ou a solicitação de crédito no valor da inscrição deverá ser feita.
  • A substituição do participante pode ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

 

MODALIDADE IN COMPANY

Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)

Entre em contato conosco!