DATA E HORÁRIO
Data: 01 até 04 de julho de 2025
Horário: 13h30 às 17h30
Carga horária: 16 horas
Modalidade: 100% Online – Ao vivo e gravação por 08 dias
Treinamento com abordagem prática, explorando vários Estudos de Casos polêmicos e enfatizando o MCASP e a participação ativa dos alunos.
1.APRESENTAÇÃO
O curso tem por objetivo valorizar a área de almoxarifado e patrimônio e aproximá-la da execução financeira, de maneira que os conhecimentos não fiquem estanques. É indispensável o correto tratamento físico e contábil dos bens, além de uma rotina para o controle do patrimônio, seu desfazimento, sua escrituração, sua depreciação e reavaliação e o cálculo de estoques.
2.PÚBLICO ALVO
Servidores que exercem funções relacionadas, direta ou indiretamente, a Compras, Almoxarifado, Patrimônio, Material, Finanças, Orçamento e Controle Interno, nas esferas Federal, Estadual Municipal dos três Poderes, nas entidades do Sistema S ,nos Conselhos Profissionais e escritórios de contabilidade que apoiam os municípios.
3.OBJETIVOS
Capacitar os participantes a identificar e compreender:
4. PROGRAMA DE MATÉRIAS
a. Noções Básicas de Execução Financeira, Orçamentária e Contábil(Atualizado pelo MCASP)
Orçamento, Classificação Institucional, Funcional, Programática e por Natureza da Despesa.
Restos a pagar e Despesa de Exercícios Anteriores. Suprimento de Fundos(Adiantamentos).
Consolidação das contas públicas
Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos
-Impropriedades encontradas na classificação orçamentária que acarretam erros na contabilidade patrimonial.
b. Patrimônio
Preceitos constitucionais. Formação, preservação e classificação. Agregação de valor aos Ativos Imobilizado e Intangível. Classificação patrimonial de material oriundo de serviços. Foro e Laudêmio.
Estudo de Caso
-Normas de Controle Interno de Almoxarifado, Bens Móveis e Imóveis(Roteiro)
c. Material e Almoxarifado
Consumo e Permanente. Parâmetros excludentes de material permanente. Recebimento Provisório e Definitivo. Renovação e Saneamento de estoques. Cálculos dos Estoques Mínimo e Máximo, Consumo Médio, Ponto de Ressuprimento e Quantidade a Resssuprir. Tipos e finalidades dos Inventários. Controle de bens .Sistema Básico de Material. Processos de Fornecimento. Estoques Patrimoniais. Guarda e Conservação.
Estudo de Caso
-Prática para cálculo de estoques
d. Movimentação de material(Almoxarifado e Patrimônio)
Incorporações e orçamentárias e extra-orçamentárias. Desincorporação. Relatórios de Almoxarifado-RMA e de Bens Móveis-RMBI. Comodato.
e. Desfazimento de Bens Móveis
Baixas Patrimoniais. Normas de desfazimento de bens móveis com ênfase em veículos e material de TI. Transferência, Doação, Cessão e Tipos de Alienação. Abandono .SIADS e REUSE(Sistema de doações do Governo Federal).Almoxarifado Virtual, Desfazimento de equipamentos eletroeletrônicos.
Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos
-Impropriedades na agregação de ativos
f. Depreciação e Reavaliação
-Macrofunções Siafi
-Avaliação, reavaliação e depreciação.
-Conceitos, responsabilidades e procedimentos.
Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos
-Bens adquiridos antes da nova legislação;Bens com valores defasados
-Avaliação e Reavaliação
REQUISITOS RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA ONLINE
Computador: Utilize um dispositivo com bom desempenho.
Conexão de Internet: Opte por uma conexão via cabo ou um Wi-Fi de alta qualidade, com velocidade mínima recomendada de 10 Mbps.
Equipamentos: É preferível ter Webcam e microfone/fones de ouvido.
Navegador: Recomendamos o uso do Google Chrome. Caso não seja possível, verifique se possui as versões mais atualizadas do Mozilla Firefox ou Internet Explorer.
Importante: O não atendimento a estas especificações mínimas poderá comprometer a qualidade da transmissão (áudio e vídeo).
ACESSO E GRAVAÇÃO
Após a inscrição e confirmação do pagamento, o participante receberá, por e-mail, as instruções de acesso ao ambiente virtual e à plataforma de videoconferência até 1 (um) dia útil antes do início do curso.
DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.
SUPREME CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO LTDA
CNPJ: 34.370.234/0001-42
Inscrição Estadual: 0792988500147
Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825
Dados Bancários
Banco do Brasil
Código do banco: 001
N° da Agência: 1230-0
Conta Corrente: 58256-5
Banco: Santander
Código do banco: 033
N° da Agência: 3100
Conta corrente: 13.004691-2
Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação: Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.
A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO
Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)
Entre em contato conosco!