DATA E HORÁRIO
Data: 20 até 24 de outubro de 2025
Horário: 1º ao 4º dia: 08h às 13h e 5º dia: 08h às 12h
Carga horária: 24 horas
Modalidade: 100% Online – Ao vivo e gravação por 08 dias
Apresentação
A proposta do curso/oficina é apresentar abordagem teórica, com forte conteúdo prático da Contabilidade Pública, para efetuação de procedimentos relativos à depreciação, amortização, exaustão, passivos por competência, provisões, ativos contingentes e passivos contingentes e, ainda, reavaliação e redução ao valor recuperável de ativos. Abordagem moderna da Contabilidade Pública, visando discutir as novas técnicas da contabilidade patrimonial no setor público.
Objetivo
Ao final do treinamento os participantes serão capazes de:- apontar as características da contabilidade pública;- identificar, diferenciar e classificar as variações patrimoniais decorrentes de procedimentos do reconhecimento e mensuração de patrimônio público;- discutir procedimentos para reavaliação e redução a valor recuperável de ativos;- aplicar procedimentos referentes à depreciação, amortização, exaustão, apropriações por competência de créditos a receber e de dívidas a pagar.
Público Alvo
Destinado a profissionais e gerentes atuantes nas áreas de patrimônio, contas a receber, informática, recursos humanos, transportes, almoxarifado, entre outras áreas envolvidas diretamente com a área de finanças.
Programação do Curso
01. Subtítulos:
Aspectos gerais da Contabilidade Pública implementadas pela Secretaria do Tesouro Nacional, por meio do Manual de Contabilidade aplicada ao Setor Público – MCASP e pelo Conselho Federal de Contabilidade por meio das NBC TSP.
Procedimentos para identificação, reconhecimento, mensuração e evidenciação de itens patrimoniais.
Procedimentos para reavaliação positiva e negativa e para redução ao valor recuperável de ativos.
Procedimentos para depreciação, amortização, exaustão, passivos por competência, provisões, ativos contingentes e passivos contingentes.
02. Estrutura Conceitual da Contabilidade Pública (NBC TSP 00 do CFC)
Noções Básicas
Relatórios Contábeis de Propósito Geral (RCPG)
Características Qualitativas da Informação Contábil
Restrições à Informação Incluídas nos RCPG
03. Aspectos Patrimoniais da Contabilidade Pública
Introdução
Conceitos e Procedimentos Gerais de Avaliação Patrimonial
Critérios de Identificação, Reconhecimento, Mensuração e Evidenciação de Ativos e Passivos (Disponibilidades, Créditos e Dívidas, Estoques, Imobilizado, Intangível etc).
04. Reavaliação Patrimonial
Introdução
Mensuração
Procedimentos preliminares (ajustes de exercícios anteriores)
Procedimentos gerais para reavaliação positiva e negativa
Reavaliação de Ativo Imobilizado e Intangível: procedimentos e registro contábil da reserva de reavaliação
Boas práticas de reavaliação patrimonial
05. Redução ao Valor Recuperável (RVR)
Introdução e Definições
Diferenças entre redução ao valor recuperável e reavaliação negativa
Fatores internos e externos
Reversão da RVR
Registros contábeis
06. Depreciação, Amortização e Exaustão
Introdução e Definições
Procedimentos e registros contábeis
Métodos de Depreciação, Amortização e Exaustão
Depreciação e Amortização após reavaliação e redução a valor recuperável
07. Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes
Introdução e Definições
Contas a pagar x passivos por competência
Provisões: reconhecimento, mensuração e registro contábil
Passivos contingentes: reconhecimento, mensuração e registro contábil
Ativos contingentes: reconhecimento, mensuração e registro contábil
08. Parte Prática:
- Resolução de exercícios práticos em sala de aula.
- Discussão de casos concretos
09. Metodologia:
Aulas expositivas com auxílio de projetor multimídia e “power point”. Resolução de exercícios teóricos e práticos em sala de aula e discussão de casos concretos, bem como com a realização de oficinas simulando situações reais.
REQUISITOS RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA ONLINE
Computador: Utilize um dispositivo com bom desempenho.
Conexão de Internet: Opte por uma conexão via cabo ou um Wi-Fi de alta qualidade, com velocidade mínima recomendada de 10 Mbps.
Equipamentos: É preferível ter Webcam e microfone/fones de ouvido.
Navegador: Recomendamos o uso do Google Chrome. Caso não seja possível, verifique se possui as versões mais atualizadas do Mozilla Firefox ou Internet Explorer.
Importante: O não atendimento a estas especificações mínimas poderá comprometer a qualidade da transmissão (áudio e vídeo).
ACESSO E GRAVAÇÃO
Após a inscrição e confirmação do pagamento, o participante receberá, por e-mail, as instruções de acesso ao ambiente virtual e à plataforma de videoconferência até 1 (um) dia útil antes do início do curso.
DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.
SUPREME TREINAMENTOS LTDA
CNPJ: 53.940.195/0001-16
Inscrição Estadual: 0827930600145
Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825
Dados Bancários
Banco do Brasil
Código do banco: 001
N° da Agência: 1230-0
Conta Corrente: 68591-7
Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação: Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.
A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF
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CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO
Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)
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