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Sobre este Curso

Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar (PAD) Com Fundamento na Lei Nº 8.112/1990

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Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar (PAD) Com Fundamento na Lei Nº 8.112/1990

Ao vivo | 100% on-line

DATA E HORÁRIO
Data: 19 até 23 de maio de 2025
Horário: 13h30 às 17h30
Carga horária: 20 horas
Modalidade: 100% ao vivo e gravação por 08 dias e apostila digital


 

OBJETIVOS:

O curso destina-se a exposição e análise dos principais temas e institutos do regime disciplinar dos servidores públicos federais (Lei nº 8.112/1990). A partir de uma abordagem que concilia questões normativas, teóricas e a prática administrativa, busca o aprimoramento profissional viabilizando que os participantes estejam aptos a compor comissões e auxiliar autoridades no momento de instaurar e julgar processos administrativos disciplinares no âmbito de seus órgãos públicos. Apresentação detalhada das fases do procedimento, desde a denúncia apresentada, e de pontos polêmicos para uma reflexão crítica e uma aplicação prática da matéria.

PÚBLICO-ALVO:

Servidores lotados na Corregedoria dos órgãos, no Jurídico e na área de Gestão de Pessoas; Agentes públicos, regidos pela Lei nº 8.112/1990, atuantes e/ou responsáveis pela instrução e julgamento de processos administrativos; Profissionais de outras áreas, inclusive privadas, que tenham interesse em atualizar conhecimentos relacionados a essa temática.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:


1.Introdução

1.1. Considerações iniciais sobre o direito administrativo disciplinar.

1.2. Princípios constitucionais aplicáveis ao regime disciplinar.

1.3. Regime disciplinar previsto na Lei nº 8.112/1990: estrutura e finalidade.

1.3.1. Infrações administrativas em espécie;

1.3.2. Sanções disciplinares em espécie;

1.3.3. Instrumentos de apuração de fatos;

1.3.3.1. Processo administrativo disciplinar

1.3.3.2. Sindicância punitiva;

1.3.3.3. Sindicância investigativa.

 

2. Esferas de responsabilização do servidor:

2.1. Responsabilidade civil;

2.2. Responsabilidade penal;

2.3. Responsabilidade administrativa;

2.3.1. Reflexos administrativos da decisão em matéria penal (independência relativa das instâncias);

2.4. Perda do cargo público por decisão judicial transitada em julgado.

2.5. Fatos ilícitos ocorridos antes da posse e atos da vida privada.

2.6. Outros instrumentos administrativos de correção de comportamentos (TAC, Código de Ética, ferramentas de gestão)

 

3. Dever de apurar.

3.1. Notícias de irregularidades: denúncias e representações.  

3.2. Autoridade instauradora;

3.3. Juízo de admissibilidade;

3.5. Portaria de Instauração.

3.6. Comissão processante;

3.6.1. Requisitos e casos de impedimento e suspeição.

3.6.2. Providências preliminares e notificação do acusado;

3.6.3. Imparcialidade e independência.

3.6.4. Órgão colegiado e divergências internas.   

 

4. Processo administrativo disciplinar (rito ordinário) e sindicância administrativa.

4.1. Instauração e demais fases do processo;

4.2. Instrução como fase para a produção de provas (direitos e garantias processuais);

4.2.1. Objeto e possibilidade de indeferimento de provas impertinentes, protelatórias e desnecessárias;  

4.2.2.Meios de prova (documental, testemunhal e pericial);

4.2.3.Ônus da prova e presunção de inocência;

4.2.4. Proibição de utilização de provas obtidas por meios ilícitos;

4.2.5. Prova emprestada;

4.3. Incidentes processuais;

4.3.1. Afastamento preventivo;

4.3.2. Incidente de sanidade mental;

4.3.3. Nomeação de defensor dativo (hipóteses);

4.3.4. Medidas cautelares para a preservação de provas ou manutenção da ordem interna;

4.4. Interrogatório do acusado;

4.5. Indiciamento do acusado;

4.5.1. Finalidade de características;

4.5.2. Enquadramento das infrações disciplinares

4.5.2.1. Inobservância de deveres funcionais;

4.5.2.2. Afronta às proibições;

4.5.2.3. Cometimento das condutas graves previstas no art. 132 da Lei nº 8.112/1990;

4.6. Defesa;

4.7. Relatório Final;

4.7.1. Requisitos;

4.7.2. Divergência entre os membros da comissão sobre as conclusões acerca da responsabilidade do servidor, do enquadramento dos fatos ou da sanção proposta. 

4.7.3. Encaminhamento dos autos à autoridade instauradora.

 

5. Da fase de julgamento.  

5.1. Competência e casos de impedimento ou suspeição da autoridade;

5.2. Necessidade de motivação da decisão.

5.3. Relatório final como peça meramente opinativa (não vinculativa);

5.3. Análise dos elementos que compõem a decisão que aplica sanção disciplinar:

5.3.1. Respeito ao devido processo legal; 

5.3.2. Suficiência da prova produzida;

5.3.3. Enquadramento jurídico.

5.3.4. Adequação da penalidade.

5.3.4.1. Hipóteses de aplicação da penalidade de advertência;

5.3.4.2. Hipóteses de aplicação da penalidade de suspensão;

5.3.4.3. Hipóteses de aplicação da penalidade de demissão;

5.3.4.4. Elementos de dosimetria;

5.4. Publicação do ato punitivo e prazos para impugnar a decisão. 

 

6.  Processo administrativo disciplinar – rito sumário:

6.2. Considerações gerais.

6.3. Procedimento para os casos de acumulação ilegal de cargos públicos;

6.3. Procedimento para os casos de abandono de cargo e inassiduidade habitual

 

7.  Formas de impugnação de decisões administrativas sancionadoras.

7.1. Nulidades e necessidade de comprovação de prejuízos (pas de nullité sans grief)

7.2. Objeto: questões de legalidade e de mérito.

7.3. Pedido de reconsideração

7.4. Recurso hierárquico:

7.4.1.Efeitos devolutivo e suspensivo.

7.5. Revisão administrativa:

 

8. Prescrição.

8.1. Conceito;

8.2. Termo inicial;

8.2.1. Prescrição antes da instauração do processo;

8.2.2. Prescrição após a instauração do processo;

8.3. Prazos prescricionais e aspectos práticos sobre a forma de contagem;

8.4. Causas interruptivas da prescrição;

8.5. Prescrição na hipótese de a conduta também configurar crime;

8.6. Extinção da punibilidade e proibição de registro dos fatos nos assentamentos funcionais.

 

9. Entendimentos jurisprudenciais sobre o tema.

9.1. Supremo Tribunal Federal;

9.2. Superior Tribunal de Justiça.



Instrutor:  Felipe Aires Leal Ricardo - Servidor Federal do Ministério Público da União
Mestre em Direito Público pelo Centro Universitário de Brasília. Especialista em Direito Administrativo pelo Instituto Brasilense de Direito Público. Graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brasília. Especialista em Direito Administrativo pelo Instituto Brasiliense de Direito Público. Atualmente é servidor público federal do Ministério Público da União. Colaborador da Escola Superior do Ministério Público da União como orientador pedagógico, professor e conteudista. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo. Palestrante e Instrutor na área do Direito. Ministra cursos e palestras em relação aos seguintes temas: Legislação Constitucional aplicada a Servidores Públicos, Legislação de Pessoal, Direito Previdenciário Público e Processo Administrativo Disciplinar. 


INVESTIMENTO:
ØInvestimento Individual: R$ 2.170,00
ØInvestimento para 03 ou 04 participantes: R$ 2.080,00 / pessoa
ØInvestimento para 05 até 07 participantes: R$ 1.990,00 / pessoa
ØInvestimento para 08 ou mais participantes: R$ 1.910,00 / pessoa
Incluso: Material didático online e certificado de participação.

REQUISITOS RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA ONLINE

Computador: Utilize um dispositivo com bom desempenho.
Conexão de Internet: Opte por uma conexão via cabo ou um Wi-Fi de alta qualidade, com velocidade mínima recomendada de 10 Mbps.
Equipamentos: É preferível ter Webcam e microfone/fones de ouvido.
Navegador: Recomendamos o uso do Google Chrome. Caso não seja possível, verifique se possui as versões mais atualizadas do Mozilla Firefox ou Internet Explorer.
Importante: O não atendimento a estas especificações mínimas poderá comprometer a qualidade da transmissão (áudio e vídeo).



ACESSO E GRAVAÇÃO

Após a inscrição e confirmação do pagamento, o participante receberá, por e-mail, as instruções de acesso ao ambiente virtual e à plataforma de videoconferência até 1 (um) dia útil antes do início do curso.


DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.

 

SUPREME CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO LTDA

CNPJ: 34.370.234/0001-42
Inscrição Estadual: 0792988500147
Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825
 
Dados Bancários
Banco do Brasil
Código do banco: 001
N° da Agência: 1230-0
Conta Corrente: 58256-5
 
Banco: Santander
Código do banco: 033
N° da Agência: 3100
Conta corrente: 13.004691-2

 

Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação:
 Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.

 

 

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 CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

  • A Supreme reserva-se o direito de adiar ou cancelar o curso em até 3 (três) dias úteis para cursos online e 5 (cinco) dias úteis para cursos presenciais, caso haja insuficiência de inscrições.
  • O participante deve ter, no mínimo, 75% de presença no curso. Caso participe menos deste percentual, não receberá o certificado
  • A Supreme pode substituir o docente por motivos de força maior.

 

 CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO

  • O cancelamento da inscrição pode ser realizado até 3 (três) dias úteis antes do curso online e 5 (cinco) dias úteis antes do curso presencial.
  • Após esse prazo, a substituição do participante ou a solicitação de crédito no valor da inscrição deverá ser feita.
  • A substituição do participante pode ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

 

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