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Sobre este Curso

Tesouro Gerencial Avançado - Prática no Computador

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Tesouro Gerencial Avançado - Prática no Computador

Ao vivo | 100% on-line

DATA E HORÁRIO

Data: 24 até 28 de março de 2024

Horário: 08h30 até 12h30h

Carga horária: 20 horas

Modalidade: Online – 100% ao vivo e gravação por 08 dias


 

OBJETIVOS

Ampliar o conhecimento dos servidores que já conhecem o Tesouro Gerencial e que buscam se aprofundar na elaboração de relatórios mais sofisticados, com o uso de novos recursos, Documentos, Dashboards e Dossiers.

O curso também auxilia os participantes no entendimento da execução orçamentária e financeira na Administração Pública, pois todo o treinamento se faz sobre exercícios relativos à atividade orçamentária e financeira do Governo Federal.

Ao final do treinamento o aluno terá aprendido a realizar diversas consultas sobre a execução orçamentária e financeira, customizados para a realidade de sua Unidade Administrativa, com uso de novas técnicas e o uso de documentos, dashboards e dossiers.

 

PÚBLICO-ALVO

Destina-se a atender, prioritariamente, aqueles gestores que já conhecem o Tesouro Gerencial e que buscam se aprofundar na elaboração de relatórios mais sofisticados, com o uso de documentos, dashboards e dossiers.

De forma complementar, o curso auxilia os gestores a acompanhar a execução orçamentária e financeira de suas unidades.

Observação: Este curso é uma evolução do curso Tesouro Gerencial – Construção de Relatórios Gerenciais, cujo conteúdo daquele curso será abordado apenas como revisão.


REQUISITOS:

a)  Ter domínio sobre as principais ferramentas do sistema Tesouro Gerencial ou ter realizado o curso “Tesouro Gerencial – Construção de Relatórios Gerenciais”;

b)   Ter acesso ao SIAFI Operacional e possuir, no mínimo, os seguintes perfis:

·       CONEXEC;

·       TESCONGER.

METODOLOGIA

Exposição teórica e atividades práticas para proporcionar a integração e uma maior participação dos servidores na resolução dos exercícios.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Aula 1: Filtro, Prompt, Elemento Derivado e Exportação de Relatórios

Nesta aula serão revistos alguns aspectos básicos de Tesouro Gerencial, nivelando a turma para o aprendizado de novos conceitos nas aulas seguintes:

1. Criação de Filtros.
2. Elaboração de Prompts de: Qualificação de Hierarquia;
3. Atributos; Lista de Elementos de Atributos; Qualificação de Métrica; Objetos; e Valor.
4. Totais e subtotais.
5. Elaboração de Elementos Derivados: Criando nova Lista, novo Cálculo e novo Filtro.
6. Exportação de Relatórios: Customizando a exportação de relatórios gerenciais.

NOTA: Para a realização desta aula o aluno trabalhará sobre os seguintes temas:
Instrumentos de Planejamento do Governo Federal (PPA, LDO e LOA);
Dotação Inicial;
Instrumentos de retificação orçamentária (Crédito Suplementar, Crédito Especial e Crédito Extraordinário);
Dotação Atualizada;
Descentralização de Créditos Orçamentários (Provisão e Destaque Orçamentário).


Aula 2: Grupos Personalizados, Métricas e Gráficos

1. Grupos Personalizados: Edição e formatação.
2. Criação de Métricas: Selecionando função; Editor de fórmulas; Métricas condicionais; Combinação de métricas.
3. Gráficos: Formatando gráficos.
4. Movendo objetos em um gráfico.

Para a realização desta aula o aluno trabalhará sobre os seguintes temas: Noções do PCASP; Execução da Despesa (Empenho, Liquidação e Pagamento) com controle por célula da despesa.


Aula 3: Elaboração de Documentos e Dashboards

1. Documentos: Conceito; Documentos em branco; Modelos de documentos.
2. Criando um documento: Criando um documento com dados provenientes de um ou mais relatórios do Tesouro Gerencial.
3. Inserindo gráficos, rótulos, textos, imagens, formas e páginas da Internet em um documento.
4. Trabalhando com seletores em documentos.
5. Dashboards: conceito; modelos de dashboards.
6. Criando um dashboard.

NOTA: Para a realização desta aula o aluno trabalhará sobre os seguintes temas: Execução da Despesa (Empenho, Liquidação e Pagamento) com controle por empenho e subitem.


Aula 4: Elaboração de Dashboards

1. Elaboração de Dashboards: Dashboard em branco; Modelos de Dashboard.
2. Criando painéis e leiautes.
3. Usando seletores.
4. Criando elementos diversos.

NOTA: Para a realização desta aula o aluno trabalhará sobre os seguintes temas: Execução da Despesa (Empenho, Liquidação e Pagamento) com controle por empenho e subitem; e Restos a Pagar (Processados e Não Processados).

Aula 5: Dashboards, Dossiers e Resolução de dúvidas

1. Elaboração de Dashboards: Dashboard em branco; Modelos de Dashboard.
2. Criando painéis e leiautes.
3. Usando seletores.
4. Criando elementos diversos.
5. Dossier: conceito; modelos de dossiers.
6. Criando um dossier.
7. Resolução de dúvidas e elaboração de relatórios apresentados pelos alunos.

NOTA: Para a realização desta aula o aluno trabalhará sobre os temas das aulas anteriores adicionados do seguinte tema: Previsão e Realização da Receita.

  

Instrutor: Bruno Henrique Nunes Pedrozo 

Contador pela Universidade de Brasília – UnB (2008). Pós-Graduado em Gestão em Controladoria Governamental (2013). Analista Judiciário – Especialidade: Contabilidade, lotado na Secretaria de Orçamento e Finanças do TRT 10ª desde abril de 2014. Chefe do Núcleo de Contabilidade Analítica – NUCAN. Contador Responsável pelo TRT10. Ex-servidor do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação: Analista em Ciência e Tecnologia (julho de 2010 a março de 2014) lotado na Setorial de Contabilidade. Ex-servidor do Ministério da Integração Nacional: Analista Administrativo (setembro de 2009 a julho de 2010), atuando na Setorial de Contabilidade. Ex-servidor do Ministério da Educação: Agente Administrativo (setembro de 2005 a setembro de 2009), desempenhando atividades relacionadas à execução orçamentária e financeira. Ministra treinamentos de: Tesouro Gerencial, Siafi Operacional, Execução Orçamentária, Financeira e Contábil, Suprimento de Fundos, Folha de Pagamento aplicada ao SIAFI, Mensuração de Ativos Imobilizados (Reavaliação, Redução a Valor Recuperável, Depreciação, Amortização e Exaustão), Conformidade Contábil aplicada ao SIAFI em diversos órgãos e empresas contratantes: ESAF, ABOP, DLS Treinamentos, ONeCursos, FLX Treinamentos, MMP Cursos, Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Tribunal Regional Federal da 1º Região, Tribunal Regional  Eleitoral de São Paulo, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI, Presidência da República – PR, Colégio Pedro II, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Impressa Nacional, Ministério do Esporte, Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, Procuradoria Regional do Trabalho – GO, Agência Nacional de Telecomunicações, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Tribunal Superior Eleitoral – TSE, Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas – IPEA.

  

INVESTIMENTO:

Investimento Individual: R$ 2.490,00
Investimento para 03 ou 04 participantes: R$ 2.410,00 / pessoa
Investimento para 05 até 07 participantes: R$ 2.350,00 / pessoa
Investimento para 08 ou mais participantes: R$ 2.270,00 / pessoa
Incluso: Material didático online e certificado de participação.

 


REQUISITOS RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA ONLINE

Computador: Utilize um dispositivo com bom desempenho.
Conexão de Internet: Opte por uma conexão via cabo ou um Wi-Fi de alta qualidade, com velocidade mínima recomendada de 10 Mbps.
Equipamentos: É preferível ter Webcam e microfone/fones de ouvido.
Navegador: Recomendamos o uso do Google Chrome. Caso não seja possível, verifique se possui as versões mais atualizadas do Mozilla Firefox ou Internet Explorer.
Importante: O não atendimento a estas especificações mínimas poderá comprometer a qualidade da transmissão (áudio e vídeo).



ACESSO E GRAVAÇÃO

Após a inscrição e confirmação do pagamento, o participante receberá, por e-mail, as instruções de acesso ao ambiente virtual e à plataforma de videoconferência até 1 (um) dia útil antes do início do curso.


DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.

 

SUPREME TREINAMENTOS LTDA
CNPJ: 53.940.195/0001-16
Inscrição Estadual: 0827930600145
Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825

Dados Bancários
Banco do Brasil
Código do banco: 001
N° da Agência: 1230-0
Conta Corrente: 68591-7

 

Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação:
 Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.

 

 

Supreme Treinamentos
 Telefones: (61) 3962-4401 - (61) 98355-6825 (WhatsApp)

 


  Faça sua inscrição!

A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF

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 CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

  • A Supreme reserva-se o direito de adiar ou cancelar o curso em até 3 (três) dias úteis para cursos online e 5 (cinco) dias úteis para cursos presenciais, caso haja insuficiência de inscrições.
  • O participante deve ter, no mínimo, 75% de presença no curso. Caso participe menos deste percentual, não receberá o certificado
  • A Supreme pode substituir o docente por motivos de força maior.

 

 CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO

  • O cancelamento da inscrição pode ser realizado até 3 (três) dias úteis antes do curso online e 5 (cinco) dias úteis antes do curso presencial.
  • Após esse prazo, a substituição do participante ou a solicitação de crédito no valor da inscrição deverá ser feita.
  • A substituição do participante pode ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

 

MODALIDADE IN COMPANY

Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)

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