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Sobre este Curso

Análise de Balanços e Elaboração de Notas Explicativas - Aspectos Gerais e Específicos de Acordo com o MCASP da STN

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Análise de Balanços e Elaboração de Notas Explicativas - Aspectos Gerais e Específicos de Acordo com o MCASP da STN

Ao vivo | 100% on-line


DATA E HORÁRIO

Data: 18 até 22 de agosto de 2025

Horário: 1º ao 4º dia: 08h às 13h e 5º dia: 08h às 12h

Carga horária: 24 horas

Modalidade: 100% On-line –  Ao vivo e gravação por 08 dias


Objetivo Geral

Capacitar os alunos a classificar e analisar os elementos componentes dos balanços do setor público decorrentes das transações de natureza orçamentária, financeira e patrimonial, típicas da Administração Pública, visando capacitá-los para o melhor desenvolvimento das atividades de análise e interpretação de balanços e elaboração das principais notas explicativas exigidas pelo Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), pelas Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas do Setor Público (NBC TSP).

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Identificar a estrutura e o conteúdo das demonstrações contábeis previstas no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público;

- Analisar as demonstrações contábeis previstas no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público; e

- Discutir as técnicas referentes a notas explicativas do balanço orçamentário, balanço patrimonial, demonstração das variações patrimoniais, balanço financeiro e demonstração dos fluxos de caixa.

 

PÚBLICO-ALVO

Destina-se a profissionais que atuam nas áreas de contabilidade, controle interno e externo, jurídica, administração orçamentária e financeira do setor público e a profissionais do setor privado que prestem assessoria ou consultoria a órgãos públicos, bem como diretores, gerentes e outros executivos de órgãos públicos federais, estaduais e municipais.


PRÉ-REQUISITOS

Domínio de conceitos básicos referentes a:

- Procedimentos Contábeis Orçamentários

- Plano de Contas Aplicado ao Setor Público

- Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público.

 

MATERIAL DIDÁTICO:

- Conjunto de slides contendo a apresentação dos tópicos do curso

- Ferramenta em formato Excel para aplicação de estudos de caso de uma entidade

- Coletânea de textos de normas sobre o conteúdo das notas explicativas e dicas para sua elaboração (apontamento de boas práticas).

 

Metodologia:

- Aulas expositivas com auxílio de Power Point

- Oficina com resolução de exercícios práticos de análise de consistências de dados de balanços.

- Estudo de caso concreto de análise de balanço de uma entidade pública.

- Estudo de caso concreto de notas explicativas de uma entidade pública.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

I - Módulo Análise de Balanços

a – Balanço Orçamentário:

- Estrutura

- Conteúdo

- Revisão Analítica

- Avaliação de Consistência

 

b - Balanço Financeiro:

- Estrutura

- Conteúdo

- Revisão Analítica

- Avaliação de Consistência

 

c - Demonstração dos Fluxos de Caixa:

- Estrutura

- Conteúdo

- Revisão Analítica

- Avaliação de Consistência

 

d - Balanço Patrimonial:

- Estrutura

- Conteúdo

- Revisão Analítica

- Avaliação de Consistência

 

e - Demonstração das Variações Patrimoniais:

- Estrutura

- Conteúdo

- Revisão Analítica

- Avaliação de Consistência

 
II - Módulo Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis
a - Aspectos Normativos:
- Notas Explicativas recomendadas pelo MCASP da STN
- Notas Explicativas recomendadas pelas NBC TSP do CFC
b - Aspectos Específicos:
- Notas Explicativas ao Balanço Orçamentário
- Notas Explicativas ao Balanço Financeiro e à Demonstração dos Fluxos de Caixa
- Notas Explicativas ao Balanço Patrimonial e à Demonstração das Variações Patrimoniais
c – Discussão de questões relativas à elaboração de notas explicativas
d – Análise das notas explicativas da entidade.

 

INSTRUTOR: Francisco Glauber Lima Mota - Contador da Câmara dos Deputados
 - Mestre em Contabilidade pela Fundação Universidade de Brasília - UnB.
- Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC.
- Graduado em Gestão Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul.
- Especialista nas áreas financeira e operacional (convênio BEC-BNB).
- Especialista em políticas públicas e gestão governamental pela ENAP-MPOG.
- Contador da Câmara dos Deputados.
- Professor licenciado do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB.
- Autor dos livros Contabilidade Aplicada ao Setor Público (2024 – 3ª edição) e Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Aspectos Patrimoniais (2015 – 1ª edição)
- Coautor dos livros Curso de Siafi – Uma Abordagem Prática da Execução Orçamentária e Financeira Federal (2014) e Fundamentos da Redução ao Valor Recuperável dos Ativos (2017).
- Autor de artigos científicos aprovados em congressos nacionais e internacionais.
- Autor de artigos publicados no Boletim de Administração Pública Municipal.
- Ex-membro do Grupo Técnico de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda.
- Membro da Academia de Ciências Contábeis do Distrito Federal - ACICONDF.
- Agraciado com a medalha “Mérito Contábil Acadêmico”, em 2013, iniciativa do Conselho Regional de Contabilidade do DF.
- Menção honrosa no IV Congresso Internacional de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público, em 2014.
- Certificação de competência na área contábil, emitida pela Câmara Legislativa do Distrito Federal e pelo Conselho Regional de Contabilidade do DF, obtida em 2015.



INVESTIMENTO:
ØInvestimento Individual: R$ 1.990,00
ØInvestimento para 03 ou 04 participantes: R$ 1.920,00 / pessoa
ØInvestimento para 05 até 07 participantes: R$ 1.850,00 / pessoa
ØInvestimento para 08 ou mais participantes: R$ 1.770,00 / pessoa
Incluso: Material didático online e certificado de participação.

 

REQUISITOS RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA ON-LINE

Computador: Utilize um dispositivo com bom desempenho.
Conexão de Internet: Opte por uma conexão via cabo ou um Wi-Fi de alta qualidade, com velocidade mínima recomendada de 10 Mbps.
Equipamentos: É preferível ter Webcam e microfone/fones de ouvido.
Navegador: Recomendamos o uso do Google Chrome. Caso não seja possível, verifique se possui as versões mais atualizadas do Mozilla Firefox ou Internet Explorer.
Importante: O não atendimento a estas especificações mínimas poderá comprometer a qualidade da transmissão (áudio e vídeo).



ACESSO E GRAVAÇÃO

Após a inscrição e confirmação do pagamento, o participante receberá, por e-mail, as instruções de acesso ao ambiente virtual e à plataforma de videoconferência até 1 (um) dia útil antes do início do curso.


DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.

 

SUPREME TREINAMENTOS LTDA
CNPJ: 53.940.195/0001-16
Inscrição Estadual: 0827930600145

Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825



Dados Bancários

 

Banco do Brasil

Código do banco: 001

N° da Agência: 1230-0

Conta Corrente: 68591-7

 

Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação:
 Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.

 

 

Supreme Treinamentos
 Telefones: (61) 3962-4401 - (61) 98355-6825 (WhatsApp)

 


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A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF

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 CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

  • A Supreme reserva-se o direito de adiar ou cancelar o curso em até 3 (três) dias úteis para cursos online e 5 (cinco) dias úteis para cursos presenciais, caso haja insuficiência de inscrições.
  • O participante deve ter, no mínimo, 75% de presença no curso. Caso participe menos deste percentual, não receberá o certificado
  • A Supreme pode substituir o docente por motivos de força maior.

 

 CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO

  • O cancelamento da inscrição pode ser realizado até 3 (três) dias úteis antes do curso online e 5 (cinco) dias úteis antes do curso presencial.
  • Após esse prazo, a substituição do participante ou a solicitação de crédito no valor da inscrição deverá ser feita.
  • A substituição do participante pode ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

 

MODALIDADE IN COMPANY

Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (on-line e presencial)

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