DATA E HORÁRIO
Data: 17 até 21 de fevereiro de 2025
Horário: 08h00 às 12h00
Modalidade: 100% ao vivo e gravação por 8 dias e apostila digital.
APRESENTAÇÃO DO CURSO
O curso apresentará as principais características e funcionalidade do Tesouro Gerencial. Ainda serão abordados os principais conceitos referentes à administração financeira, orçamentária, contábil e patrimonial relacionas à execução no SIAFI, facilitando assim, a extração correta e fidedigna dos relatórios necessários à tomada de decisão.
PÚBLICO ALVO
Servidores que atuam nas áreas de planejamento, orçamento, execução orçamentária, financeira, contábil e patrimonial e nas Secretarias de Controle Interno dos três poderes. Auditores internos das entidades da administração indireta e Auditores governamentais de controle externo e demais interessados.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO I: CONCEITOS BÁSICOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA APLICADO AO SIAFI
1. Noções de Administração Orçamentária e Financeira e armazenagem de dados no SIAFI.
2. Estrutura da informação no SIAFI e relacionamento com o Tesouro Gerencial: conta contábil, conta corrente, documento de lançamento contábil.
3. Extração de dados: conta contábil com conta corrente “célula orçamentária da despesa”.
MÓDULO II: TESOURO GERENCIAL – VISÃO GERAL E TIPOS DE CONSULTAS
1. Introdução ao Tesouro Gerencial.
1.1. Histórico: Arquitetura; Plataforma BI;
1.2. Forma de acesso; Segurança do sistema; Nível de acesso; Perfil de acesso.
1.3. Navegação pelo Sistema: Menus; Principais características; Relatórios Compartilhados; Meus Relatórios.
1.4. Funcionalidades: Minhas Subscrições; Lista de Histórico; Criar Filtro; Criar Prompt; Criar Métrica; Criar Grupo Personalizado; Criar Documento; Criar Dashboard; Criar relatório: Relatórios em Branco; Consulta Construída. Conceitos (atributos, métricas, linhas e colunas). Tipos de consultas: Consulta às Tabelas administrativas, Orçamentárias e Contábeis; Consulta de Valores sintéticos de contas contábeis e itens de informação; Consulta de Saldos gerenciais de contas contábeis e itens de informação; Consulta de documentos; Extratos de contas ou item de Informação por documentos.
MÓDULO III: CONSULTAS ÀS TABELAS ADMINISTRATIVAS, ORÇAMENTÁRIAS E CONTÁBEIS.
1. Tabelas do Tesouro Gerencial: Contas Contábeis; Itens de Informação; Estrutura organizacional: UG, Órgão e UO. Utilização de atributos.
2. Exercícios: Área de design: Filtro do relatório; Linha x Coluna x Paginar por; Menus de criação de relatórios; Aba: Início do Relatório.
MÓDULO IV: CONSULTA DE SALDO – CONTAS CONTÁBEIS.
1. Utilização de métricas: tipos de métricas.
2. Utilização dos atributos “data de lançamento”.
3. Construção de relatórios com o atributo “conta contábil” e “métrica”: limite de saque, contratos, depreciação.
4. Exercícios. Menus de criação de relatórios. Aba: Ferramentas; Dados; Planilha; Formato.
5. Filtrar em.
6. Relatórios Compartilhados.
7. Lista de Histórico. 8. Formulário de Atributos.
MÓDULO V: CONSULTA DE SALDO – ITENS DE INFORMAÇÃO: DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E DESCENTRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS
1. Lei Orçamentária Anual – principais conceitos: classificação institucional, funcional, estrutura programática, natureza de despesa, fonte de recurso, esfera orçamentária, resultado primário, tipos de créditos.
2. Dotação Inicial.
3. Créditos Adicionais: suplementar, especial e extraordinário.
4. Dotação Autorizada. 5. Provisão e Destaque Orçamentário.
6. Construção de “Novo Relatório” com o atributo “item de informação” e “métrica”: dotação; provisão; destaque.
7. Detalhamento: por Unidade Gestora, Unidade Orçamentária, programa, ação, fonte, projeto/atividade, PTRES, Plano Orçamentário, natureza da despesa e suas inter-relações.
8. Exercícios.
9. Criar Filtro.
10. Elemento Derivado.
11. Classificação: crescente e decrescente.
MÓDULO VI: CONSULTA DE SALDO – ITENS DE INFORMAÇÃO: EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA DA DESPESA (EMPENHADO, LIQUIDADO, PAGO)
1. Noções do PCASP.
2. Execução simplificada da despesa.
3. Principais contas de despesa e suas contas correntes.
4. Construção de “Novo Relatório” com o atributo “item de informação” e “métrica”: empenhado, liquidado, pago.
5. Detalhamento: por Unidade Gestora, Unidade Orçamentária, programa, ação, fonte, projeto/atividade, PTRES, Plano Orçamentário, natureza da despesa, credor, nota de empenho, modalidade de licitação e suas inter-relações.
6. Exercícios.
7. Drill.
8. Formatação Avançada.
9. Criar Prompt.
10. Renomear.
11. Criar Grupo Personalizado.
12. Subscrição.
MÓDULO VII: CONSULTA DE SALDO – ITENS DE INFORMAÇÃO: EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA RESTOS A PAGAR (PROCESSADOS E NÃO PROCESSADOS)
1. Noções do PCASP.
2. Execução simplificada de restos a pagar.
3. Principais contas de restos a pagar e seus contas correntes.
4. Consultas de Execução de Restos a pagar: por Unidade Gestora, programa, fonte, projeto/atividade, Ptres, natureza da despesa, credor, nota de empenho, modalidade de licitação e suas inter-relações. Detalhamento: por Unidade Gestora, Unidade Orçamentária, programa, ação, fonte, projeto/atividade, PTRES, Plano Orçamentário, natureza da despesa, credor, nota de empenho, modalidade de licitação, ano emissão e suas inter-relações.
5. Construção de “Novo Relatório” com o atributo “item de informação” e “métrica”: restos a pagar processados e não processados.
6. Exercícios.
MÓDULO VIII: CONSULTAS A DOCUMENTOS CONTÁBEIS E CONSULTAS - EXTRATOS DE CONTAS CONTÁBEIS OU ITEM DE INFORMAÇÃO POR DOCUMENTOS
1. Documentos do SIAFI: Nota de Empenho (NE), Nota de Crédito (NC), Proposta de Programação Financeira (PF), Ordem Bancária (OB), Nota de Lançamento (NL), entre outros.
2. Extratos de Contas Contábeis ou item de Informação por documentos.
MÓDULO IX: RECEITA PÚBLICA
1. Aspectos teóricos: Conceitos de Receita; Classificação por Natureza da Receita; Mecanismos de Arrecadação de Receita.
2. Guia de Recolhimento da União.
3. Consultas sobre Receita no Tesouro Gerencial: Receitas por tipo de arrecadação; Receitas arrecadadas por GRU.
REQUISITOS RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA ONLINE
Computador: Utilize um dispositivo com bom desempenho.
Conexão de Internet: Opte por uma conexão via cabo ou um Wi-Fi de alta qualidade, com velocidade mínima recomendada de 10 Mbps.
Equipamentos: É preferível ter Webcam e microfone/fones de ouvido.
Navegador: Recomendamos o uso do Google Chrome. Caso não seja possível, verifique se possui as versões mais atualizadas do Mozilla Firefox ou Internet Explorer.
Importante: O não atendimento a estas especificações mínimas poderá comprometer a qualidade da transmissão (áudio e vídeo).
ACESSO E GRAVAÇÃO
Após a inscrição e confirmação do pagamento, o participante receberá, por e-mail, as instruções de acesso ao ambiente virtual e à plataforma de videoconferência até 1 (um) dia útil antes do início do curso.
DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.
Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação: Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.
A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF
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CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO
Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)
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