DATA E HORÁRIO
Data: 17 até 21 de março de 2025
Horário: 08h30 às 12h30 (horário de Brasília)
Modalidade: 100% online - Ao vivo e gravação disponível por 8 dias.
OBJETIVO
Apresentar as funcionalidades do SIADS e noções práticas sobre operacionalização do Sistema, visando alcançar servidores públicos que atuam direta e indiretamente com gestão de bens móveis. É imprescindível conhecer as funcionalidades do SIADS relacionadas com gestão, controle patrimonial, em busca da conciliação de saldos dos bens móveis, em atendimento a Portaria ME nº 4.378, de 11 de maio de 2022.
PÚBLICO ALVO
Servidores públicos que atuam na gestão patrimonial através do SIADS. Gestores patrimoniais, controles internos, auditorias internas; Comissões de inventário, desfazimento de bens e reavaliação;
CONTEÚDO PROGRAMATICO
Módulo 1 - Noções de Gestão Patrimonial:
Conceitos de patrimônio público; a importância do controle patrimonial; O papel do gestor de patrimônio; Classificação de materiais; Noções de natureza de Despesa e contas contábeis na operacionalização do sistema.
Módulo 2 - Apresentação do SIADS:
Exigências legais pelos órgãos de controle; Perfis e senhas de acesso ao Sistema.
Módulo 3 - Cadastro de Material:
Tabelas de apoio; Consulta catálogo de material; Consulta item SIASG; consulta por item; e Personalização de materiais visando inclusão e implantação.
Módulo 4 - Tabela de Unidade Organizacional:
Consulta; alteração; inclusão; exclusão, e reativação de Unidade Organizacional para fins da destinação correta dos bens dentro de cada esfera Unidade Gestora (UG).
Módulo 5 - Cadastro de Terceiros:
Consulta; alteração; inclusão; exclusão; e reativação para fins da doação, e transferência de bens para órgãos não SISG;
Módulo 6 - Inclusão de bens no SIADS grande porte:
Personalização de itens de materiais; catálogo de materiais no sistema; inclusão e implantação; faixa de números patrimoniais; Inclusão de bens de forma manual dá-se em virtude de compras, doações e transferências extra orçamentárias efetuadas durante a não efetivação do SIADS nas Unidades Gestoras.
Módulo 7 - Entrada de bens:
Apresentar as diversas formas de entradas. Consultas; alteração; inclusão; exclusão; relatórios de entrada de bens.
Módulo 8 - Saída de bens:
Consulta; alteração; inclusão; exclusão e relatórios de saídas de bens.
Módulo 9 - Movimentação interna e externa de bens:
Transferências internas e externas. Consulta; alteração; inclusão; exclusão de movimentações; Relatórios diversos de movimentações.
Módulo 10 - Tabela de Contas Contábeis e Natureza de Despesa:
Visando a correta classificação no momento da aquisição ou implantação de materiais no SIADS.
Módulo 11 - Inventário de bens:
Tipos de inventário; a obrigatoriedade do inventário na aprovação de contas; periodicidade dos inventários; Inventário como forma de controle qualitativo e quantitativo dos bens; Abordagem geral do inventário no SIADS Web;
Módulo 12 - Desfazimento de bens:
Abordagem geral sobre doações na nova ferramenta doações.gov; abandono e inutilização; alienação; baixa.
Módulo 13 - Doações.gov x SIADS:
Abordagem geral sobre doações de bens e seus reflexos nos sistemas patrimonial, contábil, com a implantação do SIADS;
Módulo 14 - Conciliação de saldos contábeis:
Relatório de Movimentação de Bens Móveis (RMMB), Relatório de Movimentação de Almoxarifado (RMA), com saldos das contas contábeis no SIAFI;
Módulo 15 - Avaliação e Reavaliação:
Apresentação das normas e prazos para realizar os procedimentos visando atualizar o ativo. Discutir metodologias para ajustes a valores de mercado.
Graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis. Possui 25 anos de experiência como servidor público Federal na área de Logística (Licitação, almoxarifado, COMPRAS, LEILÃO, desfazimento de bens, gestão de patrimônio), com Especialização em Gestão Pública; Auditoria e Perícia Contábil; Gestão Estratégica de Pessoas; Processos Gerenciais. Oficial da Reserva do Exército do Serviço de Intendência com experiência na gestão de pessoas, setor financeiro, setor de licitações, fiscalização de contratos. Aperfeiçoamento em Gestão de Projetos, Gestão por Competências e Planejamento Estratégico; Gestão de Patrimônio Público; Materiais e Almoxarifado. Experiência em docência superior, atuando na UFMS, UFGD, UNIDERP, FETAC e PNAP/UAB – Tutor a Distância no Curso de Administração Pública da Universidade do Estado do Mato Grosso do Sul. Colaborador da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) no curso GESTÃO DE MATERIAIS. Aprovado em 2006 para a carreira no cargo de Analista Administrativo (Administração). Atualmente desempenha a Função de Chefe do Serviço de Contabilidade e Finanças. Experiência na operacionalização do SIAFI. Instrutor de Gestão de Patrimônio, Almoxarifado; Gestão de Materiais.
REQUISITOS RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA ONLINE
Computador: Utilize um dispositivo com bom desempenho.
Conexão de Internet: Opte por uma conexão via cabo ou um Wi-Fi de alta qualidade, com velocidade mínima recomendada de 10 Mbps.
Equipamentos: É preferível ter Webcam e microfone/fones de ouvido.
Navegador: Recomendamos o uso do Google Chrome. Caso não seja possível, verifique se possui as versões mais atualizadas do Mozilla Firefox ou Internet Explorer.
Importante: O não atendimento a estas especificações mínimas poderá comprometer a qualidade da transmissão (áudio e vídeo).
ACESSO E GRAVAÇÃO
Após a inscrição e confirmação do pagamento, o participante receberá, por e-mail, as instruções de acesso ao ambiente virtual e à plataforma de videoconferência até 1 (um) dia útil antes do início do curso.
DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.
SUPREME CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO LTDA
CNPJ: 34.370.234/0001-42
Inscrição Estadual: 0792988500147
Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825
Dados Bancários
Banco do Brasil
Banco: Santander
Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação: Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.
A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF
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CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO
Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)
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