DATA E HORÁRIO
Data: 25 até 29 de agosto de 2025
Horário: 08h30 às 12h30
Modalidade: 100% online - Ao vivo e gravação disponível por 8 dias.
Objetivo Geral:
Oportunizar aos participantes o aprofundamento de habilidades e competências necessárias para fins de operacionalização e gerenciamento da folha de pagamento nos sistemas SIAPE/SIGEPE e-SIAPE.
Objetivos Específicos:
Público-alvo:
Servidores dos Órgãos e entidades da Administração Pública Federal, estatutários, que utilizam o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos - SIAPE no desenvolvimento de suas atividades.
SUGESTÃO: Recomenda-se que os participantes estejam habilitados no sistema SIAPE (TOKEN).
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo 1 - A estrutura dos sistemas SIAPE e SIGEPE e-SIAPE - módulos relacionados com a folha de Pagamento
1.1 Administração do sistema
1.2 Tabelas funcionais/gerais/organizacionais
1.3 Cadastro base dos servidores
1.3.1 Atualização de cadastro
1.3.2 Consultas de cadastro
1.3.3 Cadastro de dependentes
1.4 Módulo Gerencial
1.4.1 Gerencial de cadastro
1.4.2 Gerencial financeiro
1.4.3 Processos administrativos (transações de exercícios anteriores)
1.5 SIAPECad
Módulo 2 - Folha de pagamento no SIAPE
2.1.1 Movimentação financeira
2.1.2 Atualizações do servidor
2.1.3 Consultas do servidor
2.1.4 Atualizações de pensionistas
2.1.5 Consultas de pensionistas
2.1.6 Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte - DIRF
Módulo 3 - O sistema SIAPENET
3.1 Gestor do Sistema
3.1.1 Tabelas gratificações
3.2 Órgão/Upag
3.2.1 Servidor
3.2.2 Concessão de adicional
3.2.3 Concessão de gratificação
3.3 Comunicas
3.4 Cronograma
3.5 Envio e obtenção de arquivos
3.5.1 Auditoria da folha – Ciclos
3.5.2 Aplicativos
3.5.3 Fitas espelho
3.5.4 Relatórios da Folha
3.5.5 Arquivos DIRF
3.5.6 Relatórios da Folha
3.5.7 Relatórios Saúde Suplementar - per capita
3.5.8 Envio de arquivos – cargas batch
3.6 Consultas
3.6.1 Batimentos SIAPExSCO – servidores e pensionistas
3.6.2 Consulta consignatárias conveniadas
3.6.3 Benefícios de pensão
3.6.4 Comprovante de Rendimentos
3.6.5 Contracheque
Módulo 4 - O sistema SIGEPE
4.1 SIGEPE Gestor
4.1.1 Requerimentos
4.1.2 Afastamentos
4.1.3 Assentamento Funcional Digital
4.1.4 Pensão Alimentícia
4.1.5 Consignações
4.1.6 Ação Judicial
4.1.7 Estrutura Organizacional
4.2 SIGEPE e-SIAPE
Módulo 5 - Cálculos na folha de pagamento 5.1 Abono de permanência 5.2 Acertos de aposentadoria |
5.3 Acertos de pensão |
5.4 Acertos exoneração/vacância 5.5 Acertos de meses anteriores 5.6 Base de Contribuição do Plano de Seguridade Social – PSS 5.7 Benefícios 5.8 Gratificação Natalina 5.9 Homologação da folha de pagamento 5.10 Incompatibilização de consignações na folha de pagamento 5.11 Indenização de férias 5.12 Nomeações/ingresso 5.13 Penhoras judiciais 5.14 Progressões funcionais 5.15 Reposição ao erário 5.16 Resíduos de valores não pagos em vida – Alvará Judicial 5.17 Substituição de função
5.18 Descontos Compulsórios e Facultativos 5.18.1 Contribuição para o Plano de Seguridade Social – PSS 5.18.2 Imposto de Renda Retido na Fonte
5.18.3 Abate-Teto constitucional 5.18.3.1 Remuneração Extra-SIAPE 5.19 Descontos Consignados – margem facultativa
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Metodologia de ensino: Expositiva e Interrogativa - apresentação PowerPoint Estudos de Caso Debates Exercícios práticos |
REQUISITOS RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA ONLINE
Computador: Utilize um dispositivo com bom desempenho.
Conexão de Internet: Opte por uma conexão via cabo ou um Wi-Fi de alta qualidade, com velocidade mínima recomendada de 10 Mbps.
Equipamentos: É preferível ter Webcam e microfone/fones de ouvido.
Navegador: Recomendamos o uso do Google Chrome. Caso não seja possível, verifique se possui as versões mais atualizadas do Mozilla Firefox ou Internet Explorer.
Importante: O não atendimento a estas especificações mínimas poderá comprometer a qualidade da transmissão (áudio e vídeo).
ACESSO E GRAVAÇÃO
Após a inscrição e confirmação do pagamento, o participante receberá, por e-mail, as instruções de acesso ao ambiente virtual e à plataforma de videoconferência até 1 (um) dia útil antes do início do curso.
DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.
SUPREME CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO LTDA
CNPJ: 34.370.234/0001-42
Inscrição Estadual: 0792988500147
Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825
Dados Bancários
Banco do Brasil
Banco: Santander
Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação: Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.
A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF
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CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO
Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)
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