Image

Sobre este Curso

Gestão Profissional de Frotas Públicas. Planejamento, Logística de Manutenção e Custos Operacionais

Image
APROVEITE

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA !

Inscreva-se
Image

Gestão Profissional de Frotas Públicas. Planejamento, Logística de Manutenção e Custos Operacionais

Ao vivo | 100% on-line

LOCAL E DATA

Data: 11 até 13 de agosto de 2025
Horário: 08h30 às 12h30
Carga horária: 12 horas
Modalidade: 100% ao vivo e apostila digital.


APRESENTAÇÃO

O curso apresenta de maneira simples e objetiva os meios gerenciais mais modernos para o desenvolvimento de uma gestão de frota eficiente e econômica.

Todas as ações necessárias para cada empresa são apresentadas de maneira personalizada para que cada participante aplique em sua empresa de acordo com a sua atual situação.

Também apresenta de maneira simples, todos os assuntos que englobam a gestão de uma frota de veículos, seja ela de leves ou pesados, grande ou pequena, assim como os meios para uma gestão moderna e eficiente que tornem a operação, a mais econômica possível e a frota racionalmente dimensionada e utilizada.

Assuntos de grande relevância como, redução dos custos operacionais, dimensionamento de frota, manutenção e renovação da frota, locar ou não, terceirizar ou não, além da gestão de motoristas, têm destaque e ênfase do professor.

Cada assunto é tratado da maneira mais abrangente possível sempre objetivando demonstrar as vantagens de uma gestão profissional de frota desde o seu dimensionamento, planejamento, renovação, implantação do plano de manutenção e do levantamento dos seus custos operacionais.

Todos os tópicos são apresentados com toda a profundidade teórica e prática para uma completa compreensão e envolvimento dos participantes através de exercícios e “cases” apresentados e discutidos.


PÚBLICO ALVO

Secretário de transportes, gerente de frota, gerente ou encarregado de manutenção da frota, encarregado da frota de máquinas e tratores, encarregados da frota de viaturas da guarda municipal, encarregado da frota de ambulâncias, encarregados dos veículos do transporte escolar, encarregado ou chefe do departamento de transportes e seus integrantes responsáveis pela manipulação do fluxo e análise das informações gerenciais das frotas.

 

OBJETIVO

Desenvolver nos participantes as seguintes competências:

  •     Conhecer os critérios técnicos para o dimensionamento de uma frota
  •     Desenvolver rotinas e procedimentos para a gestão da frota
  •     Desenvolver meios de controle de abastecimentos
  •    Desenvolver ferramentas que auxiliem no controle da manutenção, verificando a qualidade dos serviços executados por terceirizadas ou manutenção própria, bem como, a fiscalização da aplicação das peças.
  •      Conhecer uma gestão profissional de pneus
  •      Conhecer ferramentas de gestão de motoristas
  •      Conhecer todos os níveis de manutenção de veículos
  •      Como estabelecer indicadores que auxiliem na avaliação da gestão da frota
  •      Conhecer meios de avaliação do momento certo para o desfazimento do veículo
  •      Conhecer rotinas e critérios técnicos que definam a implantação ou não de uma oficina própria
  •      Desenvolver meios e procedimentos que avaliem os fornecedores da frota quanto à qualidade dos serviços prestados e das peças aplicadas
  •      Conhecer os critérios técnicos e econômicos para uma padronização da frota
  •      Conhecer meios que dimensionem o estoque próprio de peças de reposição
  •      Conhecer como se calcula a depreciação de um veículo
  •      Conhecer como se calcula os custos operacionais de cada veículo
  •      Conhecer o conceito de vida útil econômica de um veículo
  •      Conhecer todas as ferramentas e meios que auxiliem o planejamento da renovação da frota
  •    Conhecer procedimentos gerais na gestão da frota para que sejam reduzidos os seus custos operacionais como combustíveis, pneus e que sejam evitadas as quebras que imobilizam a frota.
  •        Conhecer critérios que auxiliem na elaboração de licitações de veículos ou peças de reposição.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


  • -   Qual é o papel do gestor?

    -   Quais as habilidades necessárias a um bom gestor?

    -   Gestão de alta performance

    -   Conhecer os custos é obrigatório

    -    Eficácia e eficiência

    -    Indicadores – KPIs

    -    Custos ocultos

    -    Treinamento da equipe

    -    Dimensionamento técnico da frota

    -    Locar ou comprar?

    -    Dimensionamento operacional do setor – Central de veículos

    -    Informática: quais softwares?

    -    Planejando a frota e seus controles

    -    Planejamento estratégico

    -    Planejamento tático

    -    Planejamento operacional

    -    Controle de combustível

    -    Qual o melhor combustível álcool ou gasolina?

    -    Gasolina comum ou aditivada?

    -    Controle de pneus

    -     Recebimento

    -     Registro

    -     Controle de quilometragem e custo do pneu

    -     Como reduzir os custos com pneus?

    -     Movimentação dos pneus

    -     Controle dos custos e quilometragem dos pneus

    -     Controle de reformas

    -     Supervisão e análise

    -     Controle de pneus por veículo

    -     Relatório de avaliação e desempenho

    -     Por onde começar?

    -     O que fazer com os resultados?

    -     Controle de motoristas

    -     Definição dos níveis de manutenção a serem implantados

    -     Níveis de manutenção

    -     Manutenção Primária

    -     Manutenção Preventiva

    -     Manutenção Corretiva

    -     Manutenção de Recuperação

    -     Instalações: Garagem, oficina, abastecimento e almoxarifado.

    -     Número de lugares de trabalho para Manutenção Preventiva

    -     Número de lugares de trabalho para Manutenção Corretiva

    -     Setores Auxiliares

    -     Boxes para Estacionamento

    -     Itens complementares


             Como calcular os custos operacionais de cada veículo da frota

    -     Custos Variáveis

    -     Combustível

    -     Óleo lubrificante do motor

    -     Como escolher o óleo lubrificante correto?

    -     Óleo lubrificante da transmissão

    -     Lavagem e lubrificação

    -     Peças de reposição

    -     Mão de Obra de oficina

    -     Mecânica básica

    -     Não seja enganado pelas oficinas

    -     Redução de custos de operação – meta permanente

    -     Oficina própria ou terceirizada?

    -     Pneus, câmaras e recapagens.

    -     O comprometimento de todos é fundamental

    -     Custos fixos

    -     Depreciação

    -     Conceituação de vida útil

    -     Remuneração do capital

    -     Salário do motorista e obrigações sociais

    -     Licenciamento e seguro Obrigatório

    -     Custo por quilômetro rodado

    -     Custo por tonelada transportada

    -     Renovação de frotas

    -     Reduzir custos – Meta permanente

    -     Padronização da frota

              -    Tacógrafo

 


Instrutor:  Armando Bulgari Filho
Engenheiro mecânico automobilístico formado pela FEI; Consultor de empresas públicas e privadas no Brasil e no Canadá;  Especialista em motores Diesel, gasolina, álcool e gás natural;  Professor e consultor em gestão de frotas públicas e privadas. Trabalhou na Scania Latin America;  Trabalhou como gerente de pós-venda Scania, gerente de pós-venda Renault e como diretor Ford Caminhões, gerente de manutenção da frota Vale do Rio Doce.

 

 INVESTIMENTO:
  • Investimento Individual: R$ 1.970,00
  • Investimento para 03 ou 04 participantes: R$ 1.890,00  / por inscrito
  • Investimento para 05 até 07 participantes: R$ 1.820,00 / por inscrito
  • Investimento para 08 ou mais participantes R$ 1.750,00 / por inscrito



REQUISITOS RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA ONLINE

Computador: Utilize um dispositivo com bom desempenho.
Conexão de Internet: Opte por uma conexão via cabo ou um Wi-Fi de alta qualidade, com velocidade mínima recomendada de 10 Mbps.
Equipamentos: É preferível ter Webcam e microfone/fones de ouvido.
Navegador: Recomendamos o uso do Google Chrome. Caso não seja possível, verifique se possui as versões mais atualizadas do Mozilla Firefox ou Internet Explorer.
Importante: O não atendimento a estas especificações mínimas poderá comprometer a qualidade da transmissão (áudio e vídeo).



ACESSO E GRAVAÇÃO

Após a inscrição e confirmação do pagamento, o participante receberá, por e-mail, as instruções de acesso ao ambiente virtual e à plataforma de videoconferência até 1 (um) dia útil antes do início do curso.


DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.

 

Dados Bancários

 

SUPREME CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO LTDA

CNPJ: 34.370.234/0001-42

Inscrição Estadual: 0792988500147

Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825

 

Dados Bancários

 

Banco do Brasil

Código do banco: 001
N° da Agência: 1230-0
Conta Corrente: 58256-5

 

Banco: Santander

Código do banco: 033
N° da Agência: 3100
Conta corrente: 13.004691-2

 

Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação:
 Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.

 

 

Supreme Treinamentos
 Telefones: (61) 3962-4401 - (61) 98355-6825 (WhatsApp)

 


  Faça sua inscrição!

A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

  • A Supreme reserva-se o direito de adiar ou cancelar o curso em até 3 (três) dias úteis para cursos online e 5 (cinco) dias úteis para cursos presenciais, caso haja insuficiência de inscrições.
  • O participante deve ter, no mínimo, 75% de presença no curso. Caso participe menos deste percentual, não receberá o certificado
  • A Supreme pode substituir o docente por motivos de força maior.

 

 CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO

  • O cancelamento da inscrição pode ser realizado até 3 (três) dias úteis antes do curso online e 5 (cinco) dias úteis antes do curso presencial.
  • Após esse prazo, a substituição do participante ou a solicitação de crédito no valor da inscrição deverá ser feita.
  • A substituição do participante pode ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

 

MODALIDADE IN COMPANY

Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)

Entre em contato conosco!