Image

Sobre este Curso

Integrado de Execução Orçamentária e Financeira - Atualizado pelo Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público-MCASP

Image
APROVEITE

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA !

Inscreva-se
Image

Integrado de Execução Orçamentária e Financeira - Atualizado pelo Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público-MCASP

Ao vivo | 100% on-line

DATA E HORÁRIO

Data: 24 até 27 de março de 2025

Horário: 13h30 às 17h30

Carga horária: 16 horas

Modalidade: 100% Online –  Ao vivo e gravação por 08 dias


Treinamento com abordagem prática, explorando vários Estudos de Casos polêmicos com ênfase no MCASP no tocante á execução financeira e com a participação ativa dos alunos


             APRESENTAÇÃO

           Para que a Administração obtenha o dinamismo necessário e o perfeito desempenho de suas atividades, nas áreas orçamentária, financeira, patrimonial e contábil, e por se tratarem de áreas da mais alta importância para a gestão de recursos públicos, é impositiva a busca da permanente capacitação e aprimoramento dos servidores.


               PÚBLICO ALVO

           Administradores e gestores de recursos públicos; servidores lotados nas áreas de contabilidade , orçamento, finanças, materiais, patrimônio e controle interno, nas esferas Federal, Estadual e Municipal dos três Poderes, nas entidades do Sistema S e nos Conselhos de Categorias Profissionais.

               

               OBJETIVOS

      ·       Proporcionar aos participantes uma visão integrada do desencadeamento do processo de execução orçamentária e financeira.

      ·       Fornecer informações atualizadas e seguras indispensáveis ao bom desempenho das atividades de execução e de gestão.

      ·       Evidenciar os reflexos das atividades de material e patrimônio na execução contábil e financeira.

      ·       Evidenciar as principais normas introduzidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal

       


      PROGRAMA DE MATÉRIAS

      ·       Administração Pública

                         Conceito;
                         Estrutura e Princípios;
                         Características e atividades dos Órgãos Públicos;
                         Serviços Públicos;
                         OSCIP`S,
                         OSS e Sistema S.

      ·       Sistemas da Administração Pública Federal;

                           Planejamento e de Orçamento federal;
      Administração Financeira Federal;
      Contabilidade Federal;
      e Controle Interno do Poder Executivo.

      ·       Orçamento Público

                         Conceito;
      Evolução do orçamento;
      Princípios orçamentários; 
      Comparação com o orçamento tradicional;
      Processo Legislativo;
      Ciclos orçamentário e financeiro.

      ·       Peças Orçamentárias-LDO-PPA-LOA

                          Conceitos.
      Estrutura,
      Características,
      Princípios,
      Diretrizes e Finalidades.

      ·       Classificações Orçamentárias

                           Institucional;
      Funcional Programática;
      Econômicas;
      Receitas e Despesas;
      Consolidação das Contas Públicas-Port Intermin  Nº 163 MP/STN /2001 e Manual de Contabilidade Aplicada ao Sv Público-MCASP.
      Conceitos de Mat Permanente X Mat de  Consumo,
      Serviços de Terceiros X Mat de Consumo e Obras e Instalações X Serviços de Terceiros,
      Softwares;
      aquisição e incorporação.
      Despesas com TI.


      ·       Estudo de Caso-Discussão de assuntos Polêmicos

                         - Impropriedades encontradas nas classificações orçamentárias

       

      ·       Movimentação de Créditos  Orçamentário

                         Distinção entre crédito e numerário;
      Descentralização interna e externa;
      Créditos Adicionais e suas características;
      Estágios da Despesa.

      ·       Utilização de Créditos Orçamentários

                           Pré-empenho.
                         Estágios da despesa e da receita


      ·       Controle  da Execução Orçamentária

                         Controles Prévio,
      Concomitante e Subsequente;
      Responsabilidades;
      Dotação,
      Destaque e Provisão.,


      ·       Programação Financeira

                                      Exercício Financeiro;
      Conceito e atribuições do Órgão Setorial;    
      Cota;
      Repasse e Sub-Repasse.


      ·       Despesas de Exercícios Anteriores

      Conceito,
      Ocorrência e formalização.
      Exceções.


      ·       Restos a Pagar

      Inscrição;
      Classificação;
      Liquidação e Direito do Credor.

      ·       Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos

      Impropriedades na inscrição de Restos a pagar          


      ·       Reflexos das áreas de Material e Patrimônio

                 Incorporações orçamentárias e extra-orçamentárias;
      RMA e RMBI;
      Doação,
      Cessão e Transferência;
      Comodato de Bens;
      Tipos de Recebimento;
      Inventários: Conceitos e finalidades.

      ·       Suprimento de Fundos(Adiantamentos)

      Conceito;
      Realização e Concessão;
      Controle e Prestação de Contas;
      Cartão de Pagamento e suas condicionantes.


      ·       Controles Interno e Externo

                          Preceitos Constitucionais;
                          Organização e  competências nas três esferas e nos três Poderes.
                          Prestação e Tomada de Contas

       

      ·       Lei de Responsabilidade Fiscal

                          Limites
                          prazos e 
      restrições; 

       

       

      Instrutor: Paulo Silvio de Faria - Mestre e Doutor
      Graduado como Oficial do Exército-197, Mestrado-Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais-1981, Doutorado-Escola de Comando e Estado-Maior-Estratégia Nacional-1986.Na área pedagógica tem os cursos de Operacionalização de Objetivos Educacionais-CEP, de Análise Ocupacional-CEP e de Organização e Métodos-FGV. No Exército foi chefe de Seções de Orçamento, de Finanças e de Patrimônio de Departamentos e Diretorias; Foi instrutor(professor) da Academia Militar das Agulhas Negras e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; Foi Chefe da 1ª Inspetoria de Contabilidade e Finança(Órgão Regional de Controle Interno com 98 UG).Na vida civil foi Diretor Adm-Fin do DETRAN/RJ; Assessor da Presidência do IPERJ; Pró-Reitor Administrativo da Universidade SUAM; Coordenador de projetos no Núcleo Superior de Estudos Governamentais/UERJ; Consultor da OM&RM Auditoria e Consultoria. Possui Moção de Louvor pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Atualmente ministra cursos em diversas empresas nas áreas de Orçamento, Finanças, Almoxarifado, Patrimônio e Controle Interno, já tendo participado da capacitação de mais de 11000 alunos. É professor de MBA em Gestão Pública e Pós-graduação em Direito e Adm Pública nas Universidades Cândido Mendes e Castelo Branco, no Rio de Janeiro.



      INVESTIMENTO:
      ØInvestimento Individual: R$ 1.990,00
      ØInvestimento para 03 ou 04 participantes: R$ 1.920,00 / pessoa
      ØInvestimento para 05 até 07 participantes: R$ 1.850,00 / pessoa
      ØInvestimento para 08 ou mais participantes: R$ 1.770,00 / pessoa
      Incluso: Material didático online e certificado de participação.

       

      REQUISITOS RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA ONLINE

      Computador: Utilize um dispositivo com bom desempenho.
      Conexão de Internet: Opte por uma conexão via cabo ou um Wi-Fi de alta qualidade, com velocidade mínima recomendada de 10 Mbps.
      Equipamentos: É preferível ter Webcam e microfone/fones de ouvido.
      Navegador: Recomendamos o uso do Google Chrome. Caso não seja possível, verifique se possui as versões mais atualizadas do Mozilla Firefox ou Internet Explorer.
      Importante: O não atendimento a estas especificações mínimas poderá comprometer a qualidade da transmissão (áudio e vídeo).



      ACESSO E GRAVAÇÃO

      Após a inscrição e confirmação do pagamento, o participante receberá, por e-mail, as instruções de acesso ao ambiente virtual e à plataforma de videoconferência até 1 (um) dia útil antes do início do curso.


      DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO

      Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.

       

      SUPREME TREINAMENTOS LTDA
      CNPJ: 53.940.195/0001-16
      Inscrição Estadual: 0827930600145

      Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825

      Dados Bancários

       

      Banco do Brasil

      Código do banco: 001

      N° da Agência: 1230-0

      Conta Corrente: 68591-7

       

      Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
      Observação:
       Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.


      INFORMAÇÕES IMPORTANTES
      A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.

       

       

      Supreme Treinamentos
       Telefones: (61) 3962-4401 - (61) 98355-6825 (WhatsApp)

       


        Faça sua inscrição!

      A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF

      -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

       

       CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

      • A Supreme reserva-se o direito de adiar ou cancelar o curso em até 3 (três) dias úteis para cursos online e 5 (cinco) dias úteis para cursos presenciais, caso haja insuficiência de inscrições.
      • O participante deve ter, no mínimo, 75% de presença no curso. Caso participe menos deste percentual, não receberá o certificado
      • A Supreme pode substituir o docente por motivos de força maior.

       

       CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO

      • O cancelamento da inscrição pode ser realizado até 3 (três) dias úteis antes do curso online e 5 (cinco) dias úteis antes do curso presencial.
      • Após esse prazo, a substituição do participante ou a solicitação de crédito no valor da inscrição deverá ser feita.
      • A substituição do participante pode ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

       

      MODALIDADE IN COMPANY

      Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)

      Entre em contato conosco!