DATA E HORÁRIO
Data: 02 até 06 de dezembro de 2024
Horário: 13h30 a 17h30
Modalidade: 100% ao vivo e gravação por 8 dias e apostila digital.
1. EMENTA – Descrição Sintética
NOVA LEI DE LICITAÇÕES NA PRÁTICA: MEDIDAS EFETIVAS PARA SUA OPERACIONALIZAÇÃO
2. JUSTIFICATIVA
Finalmente chegou o tempo de operacionalizar a Nova Lei de Licitações e Contratos – NLLCA (Lei 14.133/2021). Certamente, os órgãos e entidades públicos serão cobrados pelos órgãos de controle para que passem a operar TODAS as licitações e contratações diretas com base na NLLCA. Basta ver o que foi decidido pelo TCU por meio do Acórdão 2154/2023-Plenário:
9.1. determinar à Casa Civil da Presidência da República e ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos que apresentem ao Tribunal de Contas da União, no prazo de 30 (trinta) dias, um plano de ação com o cronograma das medidas a serem implementadas para a plena regulamentação e emprego da Lei 14.133/2021 no âmbito do Governo Federal, indicando os órgãos responsáveis e as metas a serem alcançadas;
Assim, as cobranças tendem a aumentar. É fato que os servidores que irão operar com a NLLCA precisam se capacitar. Com efeito, considerando que uma licitação leva de três a seis meses para ser realizada (em média), é preciso que os servidores sejam preparados com a antecedência necessária para empregar a NLLCA, boa parte das instituições precisará “correr atrás do prejuízo”, promovendo capacitações com professores experientes e com conteúdo adequado à transição para o novo regime.
O presente curso pretende oferecer, então, os conhecimentos necessários para a adequada operacionalização dos procedimentos de contratação em todas as suas etapas, em conformidade com a nova Lei. O curso todo será, também, permeado por decisões do TCU e outros Tribunais de Contas que possam ser úteis à compreensão e discussão da matéria.
Os responsáveis pedagógicos pelo evento serão os professores Sandro Bernardes e Thiago Bergmann. O primeiro é Auditor do TCU há mais de vinte anos, também ex-servidor da CGU, especialista em licitações e contratos, matéria com a qual lida desde o seu ingresso na Administração Pública. O segundo é Analista Judiciário do TSE, com atuação nas áreas de auditoria e de licitações e contratos.
Em resumo, todas as etapas da contratação pública, em conformidade com a Nova Lei de Licitações, serão abordadas.
Divisão geral do conteúdo:
Módulo 1: Licitações na Nova Lei de Licitações – 10 horas
Módulo 2: Contratos na Nova Lei de Licitações – 10 horas
3. OBJETIVO GERAL DE APRENDIZAGEM
Ao final do curso, o participante deverá ser capaz de:
• Compreender a dinâmica dos procedimentos de contratação pública, desde o planejamento da licitação até a execução contratual, a partir do advento da nova Lei de Licitações – NLLC.
4. OBJETIVO ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM
• Compreender a dinâmica das licitações e contratos públicos a partir da jurisprudência mais atual do TCU e Normativos que regem os assuntos, em especial, nova Lei de Licitações - NLL;
• Participar de modo efetivo da etapa de planejamento da contratação em conformidade com a NLL;
• Negociar as compras públicas, dominando os conhecimentos da legislação pertinente relativos à fase de seleção do fornecedor;
• gerir e fiscalizar contratos administrativos, em todas as suas etapas, desde o planejamento da licitação (elaboração dos ETPs e TRs) até a execução contratual.
5. RECURSOS METODOLÓGICOS
- Exposição dialogada, discussões, exemplos e atividades práticas.
6. RECURSOS DIDÁTICOS
Slides;
Indicação de leitura;
Acórdãos do TCU que sejam relacionados a NLLC;
Nova Lei de Licitações e Contratos;
Orientações normativas do Poder Executivo Federal;
Realização de atividades práticas baseadas nas disposições da NLLC..
7. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo 1 – LICITAÇÕES (10 horas)
1 - Contexto inicial de aplicação da Nova Lei de Licitações e Contratos da Administração Pública - NLLC
Campo de Aplicação
Objetos aos quais não se aplica a nova Lei de Licitações – NLL
A capacidade dos demais entes federativos e administrativos de regulamentar a NLLCA – Limites
A polêmica relacionada aos agentes de contratação: afinal, é possível que estes sejam exclusivamente ocupantes de cargos comissionados?
2 - Objetivos do processo licitatório na NLLC
3 – Princípios na NLLC
Princípios gerais
Princípios aplicáveis a compras públicas (específicos)
4 – As modalidades de licitação
4.1 – Concorrências X Pregões: ainda há diferenças?
4.2 – Pregões na NLLC: o que muda e o que se mantém na realização dos procedimentos
i. Definição da qualidade do objeto pretendido: proibição de aquisição de bens “de luxo” e regulamentação aplicável (Decreto Federal 10.818/2021);
5.3 - Concursos
5.4 – Leilões
5.5 – A grande novidade – os Diálogos Competitivos: estrutura, funcionamento e oportunidades de uso;
Caberia a Estados e Municípios o uso dos diálogos competitivos?
6 – Critérios básicos de julgamento
7 - Fases das licitações
7.1. Formalidades processuais;
7.2 - Fases da licitação;
7.2.1. Preparatória:
1 – Elaborando Estudos Técnicos Preliminares em conformidade com a jurisprudência do TCU;
2 – Elaborando Termos de Referência em conformidade com a jurisprudência do TCU;
3. Pesquisas de preço: como compor a “cesta de preços aceitável”, em conformidade com a jurisprudência do TCU;
4. Gerenciamento de Riscos: afinal, é ou não é obrigatório?
2. Atuação dos pareceristas jurídicos e sua (possível) responsabilização;
7.3 – Fase Externa da Licitação
7.2.1 - Divulgação do edital;
7.2.2 - Propostas e lances;
1. Exigência de certificações
2. Modos de disputa – noções gerais;
3. Estabelecimento de intervalos mínimos;
7.2.3 - Julgamento;
1. Exigência de amostras, provas de conceito, prototipação e outros requisitos comprobatórios de qualidade do produto ou serviço;
2. Empate de propostas de preço;
3. Possibilidade de ajustes nas propostas enviadas com erro;
7.2.4 - Habilitação: jurídica, fiscal, técnica, econômico financeira e outros aspectos específicos;
1 – Exigências de habilitação X Requisitos de contratação
2 – Envio de documentação complementar de acordo com a NLLC: qual o limite aplicável?
7.2.5 – Os recursos e sua operacionalização como “fase” do processo licitatório
7.2.6 - Homologação;
8 - Anulação e/ou revogação da licitação;
9 – Contratações Diretas
9.1 – Aplicação imediata (ou não?) das hipóteses de contratação direta;
9.2 - O que muda e o que se mantém quanto às principais hipóteses de contratações diretas: análise dos casos legais e da jurisprudência (ainda) aplicável do TCU;
Módulo 2 – CONTRATOS (10 horas)
10 – Procedimentos auxiliares: quando os empregar e
10.1 - credenciamento;
10.2 - pré-qualificação;
10.3 - procedimento de manifestação de interesse;
10.4 - sistema de registro de preços;
10.5 - registro cadastral.
11 - Contratos administrativos
11.1 Regras gerais de interpretação dos contratos administrativos à luz da NLLC
11.2 Cláusulas obrigatórias: principais inovações
11.3 A transparência na formalização de contratos e seus aditivos
11.4 Reequilíbrio, reajuste, repactuação dos contratos segundo a Nova Lei de Licitações
11.5 Portal Nacional de Compras Públicas: visão geral do uso da ferramenta
12. Garantias contratuais
12.1 O que muda ?
13. Prazos Contratuais
13.1 Tipos de contratos x prazos contratuais
14. Execução contratual
14.1 O “novo” contrato administrativo: tendência à consensualidade?
14.2 O casamento entre a execução contratual e a disponibilidade orçamentária e financeira
14.3 Atribuições do fiscal do contrato: responsabilidades e o processo de indicação
4.4 Inadimplência das obrigações trabalhistas e previdenciárias sob a ótica da NLLC e a jurisprudência atual do TCU
15. Alterações contratuais
15.1 Hipóteses
15.2 Instrução processual: o que fazer
15.3 Alterações em contratos com dedicação exclusiva de mão de obra
15.4 Uso do apostilamento
15.5 Causas de extinção dos contratos e suas repercussões
16. Recebimento do objeto e pagamento
16.1 O que muda no recebimento dos objetos
16.2 Procedimentos de pagamento
16.3 A importância do cronograma de pagamentos
16.4 É possível o pagamento antecipado de despesas?
INSTRUTOR: THIAGO BERGMANN – Analista Judiciário do TSE e/ou SANDRO BERNARDES - Auditor do TCU
OBS: O curso poderá ser ministrado somente por 1 ou os 2 professores em questão, conforme a disponibilidade de agenda dos mesmos.
REQUISITOS RECOMENDADOS
Solicitamos aos inscritos que verifiquem os requisitos abaixo antes do início do curso, é de suma importância para o perfeito aproveitamento da plataforma.
· Computador com bom desempenho;
· Conexão de internet via cabo ou com ótima conexão Wi-fi, a velocidade mínima recomendada é de 10mbps;
· Webcam (preferencial) e microfone ou fones de ouvido;
· Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.
Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.
ACESSO E GRAVAÇÃO
DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento.
SUPREME CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO LTDA
CNPJ: 34.370.234/0001-42
Inscrição Estadual: 0792988500147
Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825
Dados Bancários
Banco do Brasil
Código do banco: 001
N° da Agência: 1230-0
Conta corrente: 58256-5
Banco: Santander
Código do banco: 033
N° da Agência: 3100
Conta corrente: 13.004691-2
Acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao - Para Declarações, documentos e certidões legais da Supreme.
Obs: Temos outras informações, documentação e fundamentações para ajudar a instruir seu processo de dispensa e inexigibilidade.
A inscrição do órgão ou empresa deverá ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.
Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.
O
curso poderá ser ministrado somente por 1 ou os 2 professores em questão,
conforme a disponibilidade de agenda dos mesmos.
WWW.SUPREMETREINAMENTOS.COM.BR
TELEFONES: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825 (WHATSAPP)
Emails: inscricao@supremetreinamentos.com.br/diretoria@supremetreinamentos.com.br/coordenacao@supremetreinamentos.com.br
A Supreme Capacitação e Treinamento Ltda, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF;
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:
A Supreme reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso até 3 (três) dias úteis antes do curso, caso haja insuficiência de inscrições.
Os cursos Pré-confirmados são capacitações que temos quórum mínimo de participantes, porém aguardando empenhos/ordem de serviço ou pagamento antecipado dos inscritos. Um curso pré-confirmado poderá ser cancelado, caso os participantes não confirmem, aguarde a confirmação oficial da Supreme Treinamentos para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento online ou presencial.
O participante deverá possuir no mínimo 75% de participação no curso, caso participe menos que este percentual, não receberá o certificado.
A Supreme possui o direito de substituir o docente por motivo de força maior.
CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO
O cancelamento da inscrição por parte do treinando deverá ser realizada com 3 (três) dias úteis de antecedência da realização do evento, após este prazo deverá ser feita a substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição.
REALIZAMOS ESTE CURSO ABAIXO OU OUTROS TAMBÉM NA MODALIDADE IN COMPANY
(ONLINE E PRESENCIAL)