Image

Sobre este Curso

Análise de Balanços e Elaboração de Notas Explicativas - Aspectos Gerais e Específicos de Acordo com o MCASP da STN

Image
APROVEITE

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA !

Inscreva-se
Image

Análise de Balanços e Elaboração de Notas Explicativas - Aspectos Gerais e Específicos de Acordo com o MCASP da STN

AO VIVO - 100% ONLINE



DATA E HORÁRIO
Data: 25 até 29 de novembro de 2024
Horário: 1° ao 4° dias: 8h às 13h e 5º dia 08h às 12h

Carga horária: 24 horas
Modalidade: 100% ao vivo e gravação por 8 dias e apostila digital.



Objetivo Geral

Capacitar os alunos a classificar e analisar os elementos componentes dos balanços do setor público decorrentes das transações de natureza orçamentária, financeira e patrimonial, típicas da Administração Pública, visando capacitá-los para o melhor desenvolvimento das atividades de análise e interpretação de balanços e elaboração das principais notas explicativas exigidas pelo Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), pelas Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas do Setor Público (NBC TSP).

 

OBJETIVOS Escíficos

- Identificar a estrutura e o conteúdo das demonstrações contábeis previstas no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público;

- Analisar as demonstrações contábeis previstas no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público; e

- Discutir as técnicas referentes a notas explicativas do balanço orçamentário, balanço patrimonial, demonstração das variações patrimoniais, balanço financeiro e demonstração dos fluxos de caixa.

 

PÚBLICO-ALVO

Destina-se a profissionais que atuam nas áreas de contabilidade, controle interno e externo, jurídica, administração orçamentária e financeira do setor público e a profissionais do setor privado que prestem assessoria ou consultoria a órgãos públicos, bem como diretores, gerentes e outros executivos de órgãos públicos federais, estaduais e municipais.


Pré-requisitos

Domínio de conceitos básicos referentes a:

- Procedimentos Contábeis Orçamentários

- Plano de Contas Aplicado ao Setor Público

- Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público.

 

Material Didático:

- Conjunto de slides contendo a apresentação dos tópicos do curso

- Ferramenta em formato Excel para aplicação de estudos de caso de uma entidade

- Coletânea de textos de normas sobre o conteúdo das notas explicativas e dicas para sua elaboração (apontamento de boas práticas).

 

Metodologia:

- Aulas expositivas com auxílio de Power Point

- Oficina com resolução de exercícios práticos de análise de consistências de dados de balanços.

- Estudo de caso concreto de análise de balanço de uma entidade pública.

- Estudo de caso concreto de notas explicativas de uma entidade pública.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

I - Módulo Análise de Balanços

a – Balanço Orçamentário:

- Estrutura

- Conteúdo

- Revisão Analítica

- Avaliação de Consistência

 

b - Balanço Financeiro:

- Estrutura

- Conteúdo

- Revisão Analítica

- Avaliação de Consistência

 

c - Demonstração dos Fluxos de Caixa:

- Estrutura

- Conteúdo

- Revisão Analítica

- Avaliação de Consistência

 

d - Balanço Patrimonial:

- Estrutura

- Conteúdo

- Revisão Analítica

- Avaliação de Consistência

 

e - Demonstração das Variações Patrimoniais:

- Estrutura

- Conteúdo

- Revisão Analítica

- Avaliação de Consistência

 

II - Módulo Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis

a - Aspectos Normativos:

- Notas Explicativas recomendadas pelo MCASP da STN

- Notas Explicativas recomendadas pelas NBC TSP do CFC

b - Aspectos Específicos:

- Notas Explicativas ao Balanço Orçamentário

- Notas Explicativas ao Balanço Financeiro e à Demonstração dos Fluxos de Caixa

- Notas Explicativas ao Balanço Patrimonial e à Demonstração das Variações Patrimoniais

c – Discussão de questões relativas à elaboração de notas explicativas

d – Análise das notas explicativas da entidade.


INSTRUTORFrancisco Glauber Lima Mota

- Mestre em Contabilidade pela Fundação Universidade de Brasília - UnB.

- Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC.

- Graduado em Gestão Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul.

- Especialista nas áreas financeira e operacional (convênio BEC-BNB).

- Especialista em políticas públicas e gestão governamental pela ENAP-MPOG.

- Contador da Câmara dos Deputados.

- Professor licenciado do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB.

- Autor dos livros Contabilidade Aplicada ao Setor Público (2024 – 3ª edição) e Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Aspectos Patrimoniais (2015 – 1ª edição)

- Coautor dos livros Curso de Siafi – Uma Abordagem Prática da Execução Orçamentária e Financeira Federal (2014) e Fundamentos da Redução ao Valor Recuperável dos Ativos (2017).

- Autor de artigos científicos aprovados em congressos nacionais e internacionais.

- Autor de artigos publicados no Boletim de Administração Pública Municipal.

- Ex-membro do Grupo Técnico de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda.

- Membro da Academia de Ciências Contábeis do Distrito Federal - ACICONDF.

- Agraciado com a medalha “Mérito Contábil Acadêmico”, em 2013, iniciativa do Conselho Regional de Contabilidade do DF.

- Menção honrosa no IV Congresso Internacional de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público, em 2014.

- Certificação de competência na área contábil, emitida pela Câmara Legislativa do Distrito Federal e pelo Conselho Regional de Contabilidade do DF, obtida em 2015.

 


INVESTIMENTO:
ØInvestimento Individual: R$ 1.990,00
ØInvestimento para 03 ou 04 participantes: R$ 1.920,00 / pessoa
ØInvestimento para 05 até 07 participantes: R$ 1.860,00 / pessoa
ØInvestimento para 08 ou mais participantes: R$ 1.780,00 / pessoa
Incluso: Material didático online e certificado de participação.  


REQUISITOS RECOMENDADOS

Solicitamos aos inscritos que verifiquem os requisitos abaixo antes do início do curso, é de suma importância para o perfeito aproveitamento da plataforma.

·  Computador com bom desempenho;

·  Conexão de internet via cabo ou com ótima conexão Wi-fi, a velocidade mínima recomendada é de 10mbps;

·  Webcam (preferencial) e microfone ou fones de ouvido;

· Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.


ACESSO E GRAVAÇÃO

·  Após a inscrição e confirmação de pagamento, o participante receberá até 1 (um) dia útil antes do curso, instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de vídeo conferência por e-mail.

·  O curso será gravado e será disponibilizado aos participantes que terão acesso por 08 dias corridos, pelo Portal do Aluno no site da SupremeTreinamentos: https://ead.supremetreinamentos.com.br/login/index.php

 

 

DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento.



SUPREME TREINAMENTOS LTDA

CPNJ: 53.940.195/0001-16

Inscrição Estadual: 0827930600145

Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825



Dados Bancários

Banco do Brasil

Código do banco: 001

N° da Agência: 1230-0

Conta Corrente: 68591-7 


Acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao - Para Declarações, documentos e certidões legais da Supreme.

Obs: Temos outras informações, documentação e fundamentações para ajudar a instruir seu processo de dispensa e inexigibilidade.



 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

A inscrição do órgão ou empresa deverá ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.

Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

 

 WWW.SUPREMETREINAMENTOS.COM.BR

TELEFONES: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825 (WHATSAPP)

Emails: inscricao@supremetreinamentos.com.br/diretoria@supremetreinamentos.com.br/coordenacao@supremetreinamentos.com.br

 


A Supreme Capacitação e Treinamento Ltda, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF;

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO: 

O cancelamento só será aceito com antecedência mínima de 3 (três) dias úteis da data de início da realização do curso. Após esse prazo, poderá ser feita substituição do participante ou solicitação de crédito para outro curso.

A Supreme reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso até 3 (três) dias úteis antes do curso, caso haja insuficiência de inscrições.

Os cursos Pré-confirmados são capacitações que temos quórum mínimo de participantes, porém aguardando empenhos/ordem de serviço ou pagamento antecipado dos inscritos. Um curso pré-confirmado poderá ser cancelado, caso os participantes não confirmem, aguarde a confirmação oficial da Supreme Treinamentos para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento online ou presencial.

O participante deverá possuir no mínimo 75% de participação no curso, caso participe menos que este percentual, não receberá o certificado. O aluno poderá realizar a aula online (sincrônica) ou gravada.

A Supreme possui o direito de substituir o docente por motivo de força maior.

 

 CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO

O cancelamento da inscrição por parte do treinando deverá ser realizada com 3 (três) dias úteis de antecedência da realização do evento, após este prazo deverá ser feita a substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição.

  

REALIZAMOS ESTE CURSO ABAIXO OU OUTROS TAMBÉM NA MODALIDADE IN COMPANY

(ONLINE E PRESENCIAL)


Entre em contato conosco!