DATA E HORÁRIO
Data: 25 até 29 de novembro de 2024
Horário: 08h30 até 12h30
Modalidade: 100% ao vivo e gravação por 8 dias e apostila digital.
OBJETIVO GERAL
Espera-se que, ao final do curso, os participantes sejam capazes de planejar, controlar, acompanhar e fiscalizar o fiel cumprimento das obrigações assumidas pelas partes do contrato administrativo, tendo como base a legislação e a jurisprudência relativa ao tema.
OBJETIVO
(Conhecimentos, Habilidades e Atitudes a serem desenvolvidos)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO NOS MOLDES DA IN SEGES/MP N° 05/2017 E A GESTÃO DO CONTRATO:
1.1. O dever constitucional de licitar e as hipóteses de afastamento da licitação;
1.2. Fases e etapas da contratação nos moldes da IN SEGES/MP n° 05/2017 e seus impactos na gestão e fiscalização do contrato;
1.3. Impactos da Instrução normativa SEGES/ME nº 01/2019 na fase de planejamento da contratação;
1.4. Equipe de planejamento da contratação (composição, indicação, ciência e designação) e a importância da participação do fiscal;
1.5. Indicação e designação do fiscal para composição da equipe de planejamento da contratação;
1.6. Os documentos elaborados na fase de planejamento da contratação (Documento de Formalização da Demanda, Estudos Preliminares, Mapa de Riscos, Termo de Referência e Edital) como suporte à gestão e fiscalização do contrato;
1.7. A pesquisa de preços na fase de planejamento da contratação e prorrogação do contrato: importância, metodologia, fontes, quantidades coletadas, discrepâncias e diretrizes das IN SEGES/MP n° 05/2014 alterada; e
1.8. A gestão de riscos como ferramenta de planejamento da contratação e da gestão do contrato administrativo.
2. DA TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS:
2.1. Previsão legal;
2.2. Vedações de execução indireta, conforme Decreto n° 9.507/2018, IN SEGES/MP n° 05/2017 e Portaria MPDG n° 443/2018;
2.3. Impactos do Decreto n° 9.507/2018 na gestão e na fiscalização do contrato; e
2.4. Da natureza dos serviços: continuado, de escopo, com mão de obra exclusiva.
3. CONTRATO ADMINISTRATIVO:
3.1. Características do contrato administrativo;
3.2. Cláusulas exorbitantes: alteração unilateral, rescisão unilateral, fiscalização, aplicação de sanção, ocupação provisória de bens e pessoal;
3.3. Cláusulas necessárias e aplicação na gestão e fiscalização do contrato;
3.4. Restrições à exceção do contrato não cumprido;
3.5. Contrato x Termo de contrato;
3.6. Substituição do termo de contrato por instrumentos congêneres;
3.7. Convocação para assinatura do contrato administrativo e as implicações da recusa do contratado; e
3.8. Formalização do contrato administrativo: procedimentos e cuidados.
4. GARANTIAS CONTRATUAIS:
4.1. Necessidade de previsão;
4.2. Escolha do contratado X escolha da Administração;
4.3. Espécies de garantia;
4.4. Percentuais; e
4.5. Possibilidade de substituição e atualização/complementação.
5. SUBCONTRATAÇÃO
5.1. Possibilidade;
5.2. Necessidade de previsão;
5.3. Limites; e
5.4. Responsabilidades.
6. DURAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
6.1. O dever constitucional de licitar e as hipóteses de afastamento da licitação;
1.2. Fases e etapas da contratação nos moldes da IN SEGES/MP n° 05/2017 e seus impactos na gestão e fiscalização do contrato;
1.3. Impactos da Instrução normativa SEGES/ME nº 01/2019 na fase de planejamento da contratação;
1.4. Equipe de planejamento da contratação (composição, indicação, ciência e designação) e a importância da participação do fiscal;
1.5. Indicação e designação do fiscal para composição da equipe de planejamento da contratação;
1.6. Os documentos elaborados na fase de planejamento da contratação (Documento de Formalização da Demanda, Estudos Preliminares, Mapa de Riscos, Termo de Referência e Edital) como suporte à gestão e fiscalização do contrato;
1.7. A pesquisa de preços na fase de planejamento da contratação e prorrogação do contrato: importância, metodologia, fontes, quantidades coletadas, discrepâncias e diretrizes das IN SEGES/MP n° 05/2014 alterada; e
1.8. A gestão de riscos como ferramenta de planejamento da contratação e da gestão do contrato administrativo.
7. ALTERAÇÕES CONTRATUAIS;
7.1. Hipóteses legais de alteração unilateral e por acordo entre as partes;
7.2. Alteração qualitativa: hipótese, requisitos e limites;
7.3. Alteração quantitativa: hipótese, requisitos e limites;
7.4. Procedimento de alteração contratual; e
7.5. Cuidados especiais nas alterações contratuais: fuga à modalidade de licitação, desnaturação do objeto e ausência de fato superveniente.
8. REEQUILÍBRIO ECONÔNICO-FINANCEIRO, REPACTUAÇÃO E REAJUSTE:
8.1. Teoria da Imprevisão
8.2. Fatos geradores;
8.3. Requisitos legais;
8.4. Processamento e análise dos pedidos;
8.5. Formalização: termo de apostilamento x termo aditivo;
8.6. Periodicidade; e
8.7. Preclusão.
9. GESTÃO E FISCALIZAÇÃO:
9.1. Perfil do fiscal e do gestor;
9.2. Critérios para indicação e designação: capacitação, demais atribuições, volume de contratos e recusa à indicação e designação;
9.3. Segregação de funções e rol de atribuições;
9.4. Fiscalização Administrativa: fiscalização das obrigações trabalhistas e previdências para prevenir a responsabilidade da administração nos contratos de terceirização de serviços contínuos:
9.4.1. Fiscalização inicial: análise documental e procedimentos a serem realizados pela contratada;
9.4.2. Fiscalização diária, mensal, periódica e por amostragem: conduta da fiscalização face a eventos e obrigações trabalhistas, documentos fornecidos pela contratada para fins de recebimento provisório e pagamento e respectiva análise;
9.4.3. Fiscalização no encerramento ou rescisão contratual: análise documental e procedimentos a serem adotados pela fiscalização;
9.5. Fiscalização Técnica: rotina de aferição da qualidade e quantidade de materiais e recursos humanos aplicados na execução do serviço;
9.6. Fiscalização Setorial: acompanhamentos dos aspectos técnicos ou administrativos do contrato;
9.7. Fiscalização pelo Público Usuário;
9.8. Participação do fiscal nos eventos do contrato;
9.9. Gestão do Contrato;
9.10. Preposto: indicação formal, recusa, atribuições;
9.11. A influência da Súmula n° 331/TST na fiscalização do contrato; e
9.12. O recebimento provisório e definitivo do objeto: procedimento à luz da IN SEGES/MP n° 05/2017 e o papel da gestão e fiscalização.
10. PAGAMENTO
10.1. Fases da despesa pública;
10.2. Procedimento de pagamento à luz da IN SEGES/MP n° 05/2017;
10.3. A participação do gestor e do fiscal no pagamento do serviço; e
10.4. Retenção e glosa: hipóteses e procedimento.
11. GUIA PRÁTICO DE GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS:
11.1. Roteiros, e fluxos processuais de formalização do contrato, prorrogação, alteração contratual, reequilíbrio, aplicação de penalidade e rescisão contratual;
11.2. Instrumentos de controle da gestão e fiscalização: utilização de checklists, Instrumento de Medição de Resultado (IMR) nas rotinas de gestão e fiscalização dos contratos administrativos; e
11.3. Sugestão de norma de fiscalização de contratos administrativos com as atribuições, procedimentos e prazos nas principais etapas da fiscalização de contratos administrativos, com base na legislação vigente.
12. CONTA VINCULADA E PAGAMENTO PELO FATO GERADOR:
12.1. Comparação custo-benefício;
12.2. Verbas e custos alcançadas; e
12.3. Procedimento de abertura e gerenciamento.
13. APLICAÇÃO DE PENALIDADES:
13.1. Tipos de sanções;
13.2. Dosimetria;
13.3. Abrangência das sanções; e
13.4. Devido processo administrativo de aplicação de penalidade conforme a legislação e princípios constitucionais.
14. A RESCISÃO DO CONTRATO ADMINISTRATIVO:
14.1. Hipóteses de rescisão por culpa do contratado, por culpa da Administração e por interesse público, caso fortuito e força maior;
14.2. Tipos de rescisão;
14.3. Devido processo administrativo de rescisão contratual conforme a legislação e princípios constitucionais; e
14.4. Procedimentos de encerramento do contrato.
REQUISITOS RECOMENDADOS
Solicitamos aos inscritos que verifiquem os requisitos abaixo antes do início do curso, é de suma importância para o perfeito aproveitamento da plataforma.
· Computador com bom desempenho;
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Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.
ACESSO E GRAVAÇÃO
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