SINDICÂNCIA e PROCESSO DISCIPLINAR baseados na CLT, para empregados públicos de empresas públicas, sociedades de economia mista e conselhos de fiscalização de profissões regulamentadas
Conteúdo atualizado com base na Portaria Normativa nº 27, de 11 de outubro de 2022, da Controladoria-Geral da União (CGU).
DATA E HORÁRIO
Data: 09 até 13 de dezembro de 2024
Horário: 08h30 até 12h30
Modalidade: 100% ao vivo e gravação por 08 dias e apostila digital
MATERIAL DIDÁTICO:
Apostila elaborada pela instrutora, revisada e atualizada antes do curso, com modelos a serem utilizados na constituição do processo administrativo e jurisprudências dominantes dos Tribunais Superiores, em especial do Tribunal Superior do Trabalho.
OBJETIVO:
Capacitar profissionais de empresas públicas, sociedades de economia mista e conselhos de fiscalização de profissões regulamentadas para atuarem processos administrativos sancionadores (sindicâncias e processos disciplinares), com foco nas disposições estabelecidas pela CLT, nas decisões do Tribunal Superior do Trabalho – TST, nas normas da Controladoria-Geral da União – CGU, e, ainda, com a aplicação subsidiária da Lei nº 9.784/1999, da Lei nº 8.112/1990, e de outras normas correlatas ao tema.
PÚBLICO-ALVO:
Empregados públicos de empresas públicas, sociedades de economia mista e de conselhos de fiscalização de profissões regulamentadas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que:
· Atuem em procedimentos preparatórios à apuração disciplinar e em comissões de sindicância e processo disciplinar;
· Exerçam função de assessoramento às autoridades instauradora e julgadora da sindicância e do processo disciplinar;
· Atuem nas áreas jurídica e de gestão de pessoas;
· Outros interessados no tema.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
O conteúdo do curso será baseado na legislação e nos normativos informados, e contará com os seguintes tópicos:
1. Considerações introdutórias:
· Princípios aplicáveis ao processo administrativo;
· Ilícito Administrativo: características, configuração e repercussão; diferenciações entre empregado público e agente público;
· Responsabilidades Administrativa, Civil, Penal e Eleitoral: diferenças, resultados e hipóteses de interferência da Penal sobre as demais;
· Perdão Tácito e dever de apurar;
· Denúncia anônima e denunciação caluniosa: procedimentos.
2. Instrução prévia da denúncia:
· Conceito; Objetivos; Obrigação de Apurar;
· Prescrição da ação disciplinar: cômputo;
· Juízo de admissibilidade da denúncia;
· Procedimentos previstos (Termo de Ajustamento de Conduta – TAC; Investigação Preliminar Sumária – IPS; Sindicância Patrimonial – SINPA; Sindicância Investigativa – SINVE): Conceitos, Diferenças, Objetivos, Procedimentos, Resultados;
· Hipóteses de arquivamento da denúncia e de instauração de Sindicância Acusatória – SINAC ou Processo Administrativo Disciplinar – PAD.
3. Instauração da SINAC e do PAD:
· Escolha dos membros da comissão processante: requisitos, hipóteses de suspeições e impedimentos legais;
· Ato instaurador: exigências e cuidados.
4. Execução da SINAC e do PAD pela Comissão Processante:
· Características típicas da SINAC e do PAD;
· Prazos e procedimentos;
· Fases:
4.1) Instrução:
· Instalação dos trabalhos;
· Designação do Secretário;
· Sigilo, independência e imparcialidade;
· Exercício provisório e afastamento preventivo;
· Acusado: qualificação, notificação prévia, direitos e garantias constitucionais;
· Produção probatória: diligências, investigações, prova emprestada, perícias, assessoramento técnico, afastamento preventivo, incidente de sanidade mental, oitiva de testemunhas e informantes (procedimentos e especificidades), interrogatório do acusado, direitos e deveres dos depoentes e do interrogado, acareações, precatória administrativa, videoconferência;
· Direitos, deveres e proibições;
· Tipificação da conduta;
· Indiciamento.
4.2) Defesa:
· Citação para apresentar defesa escrita;
· Prazos e procedimentos;
· Citação por hora certa e por edital;
· Revelia;
· Defensor dativo.
4.3) Relatório:
· Relatório conclusivo: conteúdo, requisitos e voto em separado;
· Encerramento da apuração pela comissão e remessa do processo para julgamento.
5. Fase de Julgamento:
· Competência; Prazos;
· Nulidades absolutas e relativas;
· Sanções disciplinares: espécies e cabimento;
· Parecer jurídico prévio: requisitos e limites;
· Conversão do julgamento em diligência: hipóteses e procedimentos;
· Atenuantes e agravantes de conduta;
· Ato de julgamento: elaboração;
· Repercussão das sanções aplicadas.
6. Fase Recursal:
· Recurso Administrativo: prazos e procedimentos;
· Revisão: requisitos, prazos e procedimentos.
7. Processos de Rito Sumário:
· Abandono de Emprego: elementos caracterizantes, produção probatória e soluções alternativas;
· Acumulação de Cargos, Empregos ou Funções Públicas: possibilidades; Boa ou má-fé: caracterização e procedimentos.
REQUISITOS RECOMENDADOS
Solicitamos aos inscritos que verifiquem os requisitos abaixo antes do início do curso, é de suma importância para o perfeito aproveitamento da plataforma.
· Computador com bom desempenho;
· Conexão de internet via cabo ou com ótima conexão Wi-fi, a velocidade mínima recomendada é de 10mbps;
· Webcam (preferencial) e microfone ou fones de ouvido;
· Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.
Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.
ACESSO
Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.
ACESSO E GRAVAÇÃO
· Após a inscrição e confirmação de pagamento, o participante receberá até 1 (um) dia útil antes do curso, instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de vídeo conferência por e-mail.
· O curso será gravado e será disponibilizado aos participantes que terão acesso por 08 dias corridos, pelo Portal do Aluno no site da SupremeTreinamentos: https://ead.supremetreinamentos.com.br/login/index.php
DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento.
SUPREME CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO LTDA
CNPJ: 34.370.234/0001-42
Inscrição Estadual: 0792988500147
Telefones:(61) 3962-4401 / (61) 98355-6825
Dados Bancários
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Banco: Santander
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Acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao - Para Declarações, documentos e certidões legais da Supreme.
Obs: Temos outras informações, documentação e fundamentações para ajudar a instruir seu processo de dispensa e inexigibilidade.
A inscrição do órgão ou empresa deverá ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.
Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.
TELEFONES: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825 (WHATSAPP)
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CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:
A Supreme reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso até 3 (três) dias úteis antes do curso, caso haja insuficiência de inscrições.
Os cursos Pré-confirmados são capacitações que temos quórum mínimo de participantes, porém aguardando empenhos/ordem de serviço ou pagamento antecipado dos inscritos. Um curso pré-confirmado poderá ser cancelado, caso os participantes não confirmem, aguarde a confirmação oficial da Supreme Treinamentos para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento online ou presencial.
O participante deverá possuir no mínimo 75% de participação no curso, caso participe menos que este percentual, não receberá o certificado.
A Supreme possui o direito de substituir o docente por motivo de força maior.
CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO
O cancelamento da inscrição por parte do treinando poderá ser realizada com até 3 (três) dias úteis antes do online e 5 (cinco) dias úteis para presenciais antes da realização do evento, após este prazo deverá ser feita a substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição.
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