A Folha de Pagamento do SIAPE/SIAPECAD aplicada às aposentadorias e pensões do Regime Próprio de Previdência Social
DATA E HORÁRIO
Data: 07 até 11 de abril de 2025
Horário: 13h30 às 17h30
Modalidade: 100% online - Ao vivo e gravação disponível por 8 dias.
OBJETIVO GERAL:
Propiciar
aos participantes o conhecimento e o aprimoramento de habilidades e
competências necessárias para fins de operacionalização e gerenciamento da
folha de pagamento de aposentados e pensionistas, vinculados ao Regime Jurídico
Único, junto ao Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos - SIAPE.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
PÚBLICO-ALVO:
Servidores dos Órgãos e entidades da Administração Pública Federal,
Estatutários - que utilizam o Sistema Integrado de Administração de
Recursos Humanos - SIAPE no desenvolvimento de atividades relacionadas às
aposentadorias e pensões.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Parte 1- Os módulos e tabelas do
SIAPE/SIAPECAD que se relacionam às aposentadorias e pensões
1.1 Módulo de
Administração;
1.2
Módulo Gerencial;
1.3
Módulo Folha;
1.4
Módulo Pensão;
1.5
Módulo SIAPECAD/Aposentadoria;
1.6 Tabela de Rubricas;
1.7 Tabela de Parentesco x
Condição x Benefício;
1.8 Tabela dos Fundamentos
Legais de Aposentadoria;
1.9 Tabelas dos Constantes
Legais;
1.9.1 Tabelas com os
fatores de reajuste;
1.9.2 Constantes Legais
Diversas;
1.10 Tabelas dos Tipos de
Pensão;
1.11 Tabelas de Função;
1.12 Tabelas de Cargo.
Parte 2 - Registros cadastrais pertinentes às
aposentadorias e pensões
3.1 Provimento
de Cargo - PCA;
3.1.1 PCA -
Histórico;
3.2 Tempo de
Serviço Anterior - TAS;
3.3 Inclusão
de Aposentadoria;
3.4 Dados
Pessoais;
3.5 Alteração
de Aposentadoria;
3.6 Reversão
de Aposentadoria;
3.7 Exclusão
por Óbito;
3.8 Alteração
de situação funcional para Instituidor de Pensão;
3.9 Inclusão
de Beneficiário;
3.10 Alteração
do Benefício;
3.11 Alteração
de Beneficiário;
3.12 Exclusão
do Benefício;
3.13 Exclusão
do Beneficiário;
3.14 Acerto de
exclusão por óbito decorrente do Batimento SIAPE x SCO;
3.15 Dados
bancários;
3.16 Isenção
Imposto de Renda/Doença Especificada em Lei;
3.17 Prova de
Vida Anual.
Parte 3- Aposentadorias e Pensões - Regras
contidas na EC 103/2019 com exemplos de cálculos
4.1
Aposentadoria Voluntária do RPPS - regra permanente EC 103/2019;
4.2
Aposentadoria Por Incapacidade Permanente EC 103/2019;
4.3
Aposentadoria Compulsória;
4.4
Aposentadorias Especiais;
4.5 Pensão por
Morte;
4.6 Acumulação
de Benefícios;
Parte 4- Cálculos de pagamentos relativos às
aposentadorias e pensões
5.1 Acertos financeiros
decorrentes de alteração funcional;
5.2 Acertos em decorrência
de isenção do imposto de renda para reflexos na DIRF;
5.3 Acertos em decorrência
de Óbito;
5.4 Gratificação Natalina;
5.5 Pagamento de
Auxílio-Funeral;
5.6 Per Capita;
5.7 Valores não pagos em
vida/Alvará Judicial;
5.8 Férias indenizadas em
decorrência de Aposentadoria;
5.9 Pagamentos
proporcionais;
5.10 Plano de Seguridade
Social - PSS;
5.10.1 Base do PSS;
5.10.2 Cálculo da Média de
Contribuições;
5.10.3 Título de
Inatividade;
5.13 Imposto de Renda
Retido na Fonte - IRRF;
5.14 Abate-Teto
Constitucional;
5.14.1 Rendimento Extra –
SIAPE para fins de abate-teto;
5.15 Consignação/Margem
Consignável;
5.15 Alteração da Base de
Cálculo Bruta da Pensão.
Metodologia
de ensino:
·
Expositiva
e Interrogativa - apresentação PowerPoint
·
Estudos
de Caso
·
Mesa-redonda
de debates (cursos presenciais)
Exercícios práticos
REQUISITOS RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA ONLINE
Computador: Utilize um dispositivo com bom desempenho.
Conexão de Internet: Opte por uma conexão via cabo ou um Wi-Fi de alta qualidade, com velocidade mínima recomendada de 10 Mbps.
Equipamentos: É preferível ter Webcam e microfone/fones de ouvido.
Navegador: Recomendamos o uso do Google Chrome. Caso não seja possível, verifique se possui as versões mais atualizadas do Mozilla Firefox ou Internet Explorer.
Importante: O não atendimento a estas especificações mínimas poderá comprometer a qualidade da transmissão (áudio e vídeo).
ACESSO E GRAVAÇÃO
Após a inscrição e confirmação do pagamento, o participante receberá, por e-mail, as instruções de acesso ao ambiente virtual e à plataforma de videoconferência até 1 (um) dia útil antes do início do curso.
DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.
SUPREME CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO LTDA
CNPJ: 34.370.234/0001-42
Inscrição Estadual: 0792988500147
Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825
Dados Bancários
Banco do Brasil
Banco: Santander
Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação: Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.
A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF
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CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO
Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)
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