Data: 22 até 26 de setembro de 2025
Horário: 08h30 às 12h30 (horário de Brasília)
Modalidade: 100% online - Ao vivo e gravação disponível por 8 dias.
Objetivo
Capacitar e treinar os alunos por meio de exercícios práticos, a entender como a Gestão de Documentos de Arquivos e a implementação de um Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos poderá contribuir com os objetivos estratégicos de qualquer organização, sendo um diferencial no mercado competitivo.
Descrever uma proposta de modelo para a Gestão de Documentos de Arquivo para a implementação do Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos nas organizações. Um modelo adaptável a qualquer tipo de negócio, que demonstre todos os benefícios e resultados positivos que o alinhamento da Gestão de Documentos com os objetivos estratégicos de uma organização podem trazer a curto, médio e longo prazo.
Elaborar em conjunto com o aluno um modelo de Política de Gestão de Documentos, Matriz de Responsabilidades, Plano de Classificação, Tabela de Temporalidade e Manual de Tipologia para ser implantado na empresa onde trabalha.
O objetivo desse curso é fornecer apoio prático a todos quantos pretendam promover a integração de arquivos em sistemas de gerenciamento eletrônico de documentos. Para tanto, além da ISO 16.175:2011 nos baseamos também no Modelo de Requisito para Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos – E-ARQ, no Modelo de Requisitos para Gestão de Arquivos Eletrônicos (MOREQ2), e num largo conjunto de normas, manuais, orientações técnicas e outras publicações produzidos por organismos como o Conselho Internacional de Arquivos (ICA), US Department of Defense (DOD), Consultative Committee for Space Data Systems, Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), entre outros.
Quais Profissionais Devem Fazer o Curso
O curso explica como os objetivos de Gestão de Documentos e do Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos são alinhados com os objetivos estratégicos de negócio para que a organização se torne mais eficiente e garanta a continuidade do negócio, o surgimento de oportunidades e o retorno sobre os investimentos. Proporcionando, ainda, segurança, autenticidade, acessibilidade e rastreabilidade das decisões tomadas.
Este curso é direcionado para os seguintes profissionais:
Metodologia
Ao final do curso o aluno estará apto a implantar a Gestão de Documentos e o Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos. O treinamento não se limita a apresentar as metodologias, os alunos aprenderão na prática a construção e utilização do Plano de Classificação, Tabela de Temporalidade e Esquema de Metadados (Manual de Tipologia), bem como a fundamentação teórica necessária para o entendimento do processo, em todas as fases.
O treinamento não se limita a apresentar as metodologias, os alunos aprenderão na prática, bem como a fundamentação teórica necessária para o entendimento dos processos de Planejamento, Operação, Avaliação de desempenho, Auditoria, Controle da não-conformidade e Melhoria contínua da Gestão de Documentos e do Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos.
O curso tem por objeto os documentos de arquivo que são ou devem ser produzidos em sistemas ou ambientes de rede, ou seja, documentos ditais, incluindo bases de dados, objetos de qualquer tipo ou formato que resultem de atividades e transações de organizações ou indivíduos. O foco é, pois, nos documentos originariamente produzidos em formato digital ou digitalizados no contexto do projeto de negócio que se integram. Os documentos de arquivos digitalizados por serviços de arquivo no contexto de ações de preservação ou acesso não são temas desse curso, embora as recomendações em matéria de preservação lhes possam ser igualmente aplicáveis.
Por que fazer este curso?
O treinamento será ministrado por profissionais com grande experiência em implantação e auditoria de processos de Gestão de Documentos e Informações e de Sistemas Gestão Eletrônica de Documentos e Informações em grandes corporações;
O treinamento prima pela conceituação teórica, porém seu foco principal é prático, onde o aluno aprende fazendo. Todas as técnicas apresentadas serão praticadas em sala de aula e poderão ser praticadas posteriormente em casa.
Os alunos receberão desafios durante o treinamento para testarem os conhecimentos adquiridos.
Além disso, os alunos aprenderão:
Ementa
1. Legislação Arquivística Brasileira e Referências Normativas
2. Termos e definições
3. Benefícios da Gestão de Documentos de Arquivo
4. Política e responsabilidades
5. Requisitos da Gestão de Documentos de Arquivo
5.1. Princípios da Gestão de Documentos de Arquivo
5.2. Características de um documento de arquivo
5.2.1. Autenticidade
5.2.2. Confiabilidade
5.2.3. Integridade
5.2.4. Acessibilidade
6. Projeto e implementação de um sistema de documentos de arquivo
6.1. Planejamento
6.1.1. Definição do Escopo
6.1.2. Entendimento do Negócio
6.1.3. Identificação de requisitos para documentos de arquivo
6.2. Identificação de estratégias para cumprir com requisitos de documentos de arquivo
7. Processos e controles de documentos de arquivo
7.1. Instrumentos de Gestão de Documentos: Metodologia de elaboração
7.1.1. Plano de classificação;
7.1.2. Esquema de Metadados (Manual de Tipologia);
7.1.3. Tabela de Temporalidade
8. Processos de gestão de documentos de arquivo
8.1. Captura
8.2. Classificação e indexação
8.3. Controle de Acesso
8.4. Armazenamento
8.5. Utilização e reutilização
8.6. Destinação
9. Requisitos para sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos – EARQ
9.1. Aspectos de Funcionalidade
9.2. Organização dos documentos arquivísticos: plano de classificação e tabela de temporalidade
9.3. Tramitação e fluxo de trabalho
9.4. Captura
9.5. Avaliação e destinação
9.6. Pesquisa, localização e apresentação dos documentos.
9.7. Segurança
9.8. Armazenamento
9.9. Preservação
9.10. Funções administrativas
9.11. Usabilidade
9.12. Interoperabilidade
9.13. Disponibilidade
9.14. Desempenho e escalabilidade
10. Metadados para Documentos de Arquivo
11. Repositórios Confiáveis - Modelo Open Archival Information System (OAIS) – ISO 14.721:2012 – Modelo de referência para um sistema aberto de arquivamento de informação (SAAI) - NBR15.472:2007
12. Análise das Soluções de ECM existentes no mercado
REQUISITOS RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA ONLINE
Computador: Utilize um dispositivo com bom desempenho.
Conexão de Internet: Opte por uma conexão via cabo ou um Wi-Fi de alta qualidade, com velocidade mínima recomendada de 10 Mbps.
Equipamentos: É preferível ter Webcam e microfone/fones de ouvido.
Navegador: Recomendamos o uso do Google Chrome. Caso não seja possível, verifique se possui as versões mais atualizadas do Mozilla Firefox ou Internet Explorer.
Importante: O não atendimento a estas especificações mínimas poderá comprometer a qualidade da transmissão (áudio e vídeo).
ACESSO E GRAVAÇÃO
Após a inscrição e confirmação do pagamento, o participante receberá, por e-mail, as instruções de acesso ao ambiente virtual e à plataforma de videoconferência até 1 (um) dia útil antes do início do curso.
DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.
SUPREME TREINAMENTOS LTDA
CNPJ: 53.940.195/0001-16
Inscrição Estadual: 0827930600145
Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825
Dados Bancários
Banco do Brasil
Código do banco: 001
N° da Agência: 1230-0
Conta Corrente: 68591-7
Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação: Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.
A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF
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CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO
Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)
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