Image

Sobre este Curso

Gestão de Documentos de Arquivo na Administração Pública - Incluindo Documentos Físicos e Eletrônicos

Image
APROVEITE

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA !

Inscreva-se
Image

Gestão de Documentos de Arquivo na Administração Pública - Incluindo Documentos Físicos e Eletrônicos

Ao vivo | 100% on-line

Gestão de Documentos de Arquivo na Administração Pública - Incluindo Documentos Físicos e Eletrônicos
GDA: Princípios e Diretrizes - ABNT NBR  ISO 15.489:2018 e Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos: Fundamentos, Requisitos e Implementação - ISO 16.175:2011

DATA E HORÁRIO

Data: 22 até 26 de setembro de 2025
Horário: 
08h30 às 12h30 (horário de Brasília) 
Carga horária: 20 horas
Modalidade: 100% online - Ao vivo e gravação disponível por 8 dias.


Objetivo

Capacitar e treinar os alunos por meio de exercícios práticos, a entender como a Gestão de Documentos de Arquivos e a implementação de um  Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos poderá contribuir com os objetivos estratégicos de qualquer organização, sendo um diferencial no mercado competitivo.

Descrever uma proposta de modelo para a Gestão de Documentos de Arquivo para a implementação do Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos nas organizações. Um modelo adaptável a qualquer tipo de negócio, que demonstre todos os benefícios e resultados positivos que o alinhamento da Gestão de Documentos com os objetivos estratégicos de uma organização podem trazer a curto, médio e longo prazo.

Elaborar em conjunto com o aluno um modelo de Política de Gestão de Documentos, Matriz de Responsabilidades, Plano de Classificação, Tabela de Temporalidade e Manual de Tipologia para ser implantado na empresa onde trabalha.

O objetivo desse curso é fornecer apoio prático a todos quantos pretendam promover a integração de arquivos em sistemas de gerenciamento eletrônico de documentos. Para tanto, além da ISO 16.175:2011 nos baseamos também no Modelo de Requisito para Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos – E-ARQ, no Modelo de Requisitos para Gestão de Arquivos Eletrônicos (MOREQ2), e num largo conjunto de normas, manuais, orientações técnicas e outras publicações produzidos por organismos como o Conselho Internacional de Arquivos (ICA), US Department of Defense (DOD), Consultative Committee for Space Data Systems, Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), entre outros.


Quais Profissionais Devem Fazer o Curso

O curso explica como os objetivos de Gestão de Documentos e do Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos são alinhados com os objetivos estratégicos de negócio para que a organização se torne mais eficiente e garanta a continuidade do negócio, o surgimento de oportunidades e o retorno sobre os investimentos. Proporcionando, ainda, segurança, autenticidade, acessibilidade e rastreabilidade das decisões tomadas.

Este curso é direcionado para os seguintes profissionais:

  • Gerentes do setor de Gestão de Documentos e Informações, Tecnologia da Informação, Gestão de Riscos, Gestão de Continuidade de Negócios, Controles Internos, Prevenção à Fraude e Sabotagem que buscam conhecer e implantar melhorias nos processos e nas áreas de Gestão de Documentos, de Gestão Eletrônica de Documentos e Repositórios Digitais de suas organizações.
  • Profissionais responsáveis pela implementação e gestão das normas de Gestão de Documentos:
      • ABNT NBR ISO 15.489:2018
      • ABNT NBR ISO 30.300:2016
      • ABNT NBR ISO 30.301:2016
      • ABNT NBR ISO 30.302:2017
  • Executivos e gerentes responsáveis pelo Planejamento Estratégico de Gestão de Documentos e Informações e de Tecnologia da Informação.
  • Executivos atuantes que se preparam para assumir responsabilidades mais abrangentes.
  • Auditores de Gestão da Qualidade responsáveis pela implementação dos requisitos da ISO 9001:2015 e proporcionar uma visão abrangente sobre os conceitos, fundamentos e princípios da gestão de registros (Documentos de Arquivo).
  • Auditores de Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos.
  • Executivos de Gestão de Documentos e Informações, de Tecnologia da Informação, que buscam conhecer e implantar melhorias nos sistemas informatizados de Gestão de Documentos e Informações.
  • Profissionais responsáveis pela implementação e gestão da ABNT NBR ISO/IEC 27001:2013 – Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança – Sistemas de Gestão de Segurança da Informação – Requisitos e da norma ABNT NBR ISO/IEC 20000-1:2011 – Tecnologia da Informação – Gestão de Serviços Parte 1: Requisitos do sistema de gestão de serviços.
  • Profissionais responsáveis pela implementação e gestão da ISO 16175-1:2010 - Information and documentation -- Principles and functional requirements for records in electronic office environments -- Part 1: Overview and statement of principles e ISO 16175-2:2011 - Information and documentation -- Principles and functional requirements for records in electronic office environments -- Part 2: Guidelines and functional requirements for digital records management systems.
  • Profissionais responsáveis pela implementação e gestão da ISO 14721:2012 - Space data and information transfer systems -- Open archival information system (OAIS) -- Reference model
  • Alunos de pós-graduação e MBA que aspiram a responsabilidades de alta gerência de gestão de documentos e informações.
  • Estudantes de que queiram aprimorar o conhecimento em Gestão de Documentos.


    Metodologia

    Ao final do curso o aluno estará apto a implantar a Gestão de Documentos e o Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos. O treinamento não se limita a apresentar as metodologias, os alunos aprenderão na prática a construção e utilização do Plano de Classificação, Tabela de Temporalidade e Esquema de Metadados (Manual de Tipologia), bem como a fundamentação teórica necessária para o entendimento do processo, em todas as fases.

    O treinamento não se limita a apresentar as metodologias, os alunos aprenderão na prática, bem como a fundamentação teórica necessária para o entendimento dos processos de Planejamento, Operação, Avaliação de desempenho, Auditoria, Controle da não-conformidade e Melhoria contínua da Gestão de Documentos e do Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos.

    O curso tem por objeto os documentos de arquivo que são ou devem ser produzidos em sistemas ou ambientes de rede, ou seja, documentos ditais, incluindo bases de dados, objetos de qualquer tipo ou formato que resultem de atividades e transações de organizações ou indivíduos. O foco é, pois, nos documentos originariamente produzidos em formato digital ou digitalizados no contexto do projeto de negócio que se integram. Os documentos de arquivos digitalizados por serviços de arquivo no contexto de ações de preservação ou acesso não são temas desse curso, embora as recomendações em matéria de preservação lhes possam ser igualmente aplicáveis.


    Por que fazer este curso?

    O treinamento será ministrado por profissionais com grande experiência em implantação e auditoria de processos de Gestão de Documentos e Informações e de Sistemas Gestão Eletrônica de Documentos e Informações em grandes corporações;

    O treinamento prima pela conceituação teórica, porém seu foco principal é prático, onde o aluno aprende fazendo. Todas as técnicas apresentadas serão praticadas em sala de aula e poderão ser praticadas posteriormente em casa.

    Os alunos receberão desafios durante o treinamento para testarem os conhecimentos adquiridos.

    Além disso, os alunos aprenderão:

    • Identificar os principais benefícios para sua organização por implementar uma Gestão de Documentos efetiva .
    • Desenvolver um plano e determinar os recursos necessários para a implementação.
    • Aplicar boas práticas para a implementação utilizando ferramentas e técnicas comprovadas.
    • Implementar uma Gestão de Documentos que permita responder melhor às necessidades gerenciais e legais da sua organização.
    • Elaborar os principais instrumentos de Gestão de Documentos: Plano de Classificação, Manual de Tipologia e Manual de Gestão de Documentos.
    • Identificar os principais benefícios para sua organização com a implementação do SGED.
    • Desenvolver um plano e determinar os recursos necessários para a implementação do SGED.
    • Aplicar boas práticas para a implementação utilizando ferramentas e técnicas comprovadas.
    • Implementar um SGED que permita responder melhor às necessidades gerenciais e legais da sua organização.
    • Identificar e aplicar os requisitos de um SGED.
    • Obter as habilidades para avaliar a capacidade de uma organização para gerenciar seu SGED.
    • Escrever relatórios factuais de auditoria e sugerir ações corretivas.

     

    Ementa


    1.      Legislação Arquivística Brasileira e Referências Normativas

    2.      Termos e definições

    3.      Benefícios da Gestão de Documentos de Arquivo

    4.      Política e responsabilidades

    5.      Requisitos da Gestão de Documentos de Arquivo

             5.1.   Princípios da Gestão de Documentos de Arquivo

             5.2.   Características de um documento de arquivo

                      5.2.1.  Autenticidade

                      5.2.2.  Confiabilidade

                      5.2.3.  Integridade

                      5.2.4.  Acessibilidade

    6.      Projeto e implementação de um sistema de documentos de arquivo

             6.1.   Planejamento

                      6.1.1.  Definição do Escopo

                      6.1.2.  Entendimento do Negócio

                      6.1.3.  Identificação de requisitos para documentos de arquivo

             6.2.   Identificação de estratégias para cumprir com requisitos de documentos de arquivo

    7.      Processos e controles de documentos de arquivo

             7.1.  Instrumentos de Gestão de Documentos: Metodologia de elaboração

                      7.1.1.  Plano de classificação;

                      7.1.2.  Esquema de Metadados (Manual de Tipologia);

                      7.1.3.  Tabela de Temporalidade

    8.      Processos de gestão de documentos de arquivo

             8.1.   Captura

             8.2.   Classificação e indexação

             8.3.   Controle de Acesso

             8.4.   Armazenamento

             8.5.   Utilização e reutilização

             8.6.   Destinação

    9.      Requisitos para sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos – EARQ

             9.1.   Aspectos de Funcionalidade

             9.2.   Organização dos documentos arquivísticos: plano de classificação e tabela de temporalidade

             9.3.   Tramitação e fluxo de trabalho

             9.4.   Captura

             9.5.   Avaliação e destinação

             9.6.   Pesquisa, localização e apresentação dos documentos.

             9.7.   Segurança

             9.8.   Armazenamento

             9.9.   Preservação

             9.10.   Funções administrativas

             9.11.   Usabilidade

             9.12.   Interoperabilidade

             9.13.   Disponibilidade

             9.14.   Desempenho e escalabilidade

    10.  Metadados para Documentos de Arquivo

    11.  Repositórios Confiáveis - Modelo Open Archival Information System (OAIS) – ISO 14.721:2012 – Modelo de referência para um sistema aberto de arquivamento de informação (SAAI) - NBR15.472:2007

    12.  Análise das Soluções de ECM existentes no mercado


    Instrutora: Maria Rosângela da Cunha                                                                                                          Capitão-de-Mar-e-Guerra (RM1). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (1983). Atualmente é Diretora Executiva da ISSX onde desenvolveu o sistema ASTRM X, primeiro software comercial que permite às empresas identificar e avaliar os registros (documentos arquivísticos) produzidos e recebidos no exercício de suas atividades. Desenvolveu também o software ASTRUM EX, o qual atende aos requisitos de um repositório confiável. Coordenou o Programa de Gestão de Documentos e o Projeto de implantação do sistema de gerenciamento eletrônico de documentos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, foi professora da Universidade Federal Fluminense, é professora na Pós Graduação em Gestão Eletrônica de Documentos da UNISUAM e ministra diversos cursos para Empresas Privadas e para o Serviço Público Federal, Estadual e Municipal. É consultora na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão de Documentos e Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança e Classificação da Informação, Identificação e Avaliação de Documentos, Preservação Digital, Sistemas de Informação, Gestão Eletrônica de Documentos (GED) e Administração de Arquivos. Representou o Brasil em diversas comissões tais como: Comissão Luso Brasileira para Salvaguarda do Patrimônio Documental - COLUSO; Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da Marinha do Brasil; Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ); Sistema de Gestão de Documentos de Arquivos do Ministério da Defesa - SIGA; Grupo de Trabalho para Implantação do Protocolo Único no Ministério da Defesa ; Fórum do Patrimônio Documental Brasileiro; e Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO. É membro da Comissão de Estudo de Gestão de Documentos Arquivísticos - ABNT/CE-14:000,04.


     INVESTIMENTO:
    ØInvestimento Individual: R$ 2.270,00
    ØInvestimento para 03 ou 04 participantes: R$ 2.190,00 / pessoa
    ØInvestimento para 05 até 07 participantes: R$ 2.110,00 / pessoa
    ØInvestimento para 08 ou mais participantes: R$ 2.040,00 / pessoa
    Incluso: Material didático online e certificado de participação.

     

    REQUISITOS RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA ONLINE

    Computador: Utilize um dispositivo com bom desempenho.
    Conexão de Internet: Opte por uma conexão via cabo ou um Wi-Fi de alta qualidade, com velocidade mínima recomendada de 10 Mbps.
    Equipamentos: É preferível ter Webcam e microfone/fones de ouvido.
    Navegador: Recomendamos o uso do Google Chrome. Caso não seja possível, verifique se possui as versões mais atualizadas do Mozilla Firefox ou Internet Explorer.
    Importante: O não atendimento a estas especificações mínimas poderá comprometer a qualidade da transmissão (áudio e vídeo).



    ACESSO E GRAVAÇÃO

    Após a inscrição e confirmação do pagamento, o participante receberá, por e-mail, as instruções de acesso ao ambiente virtual e à plataforma de videoconferência até 1 (um) dia útil antes do início do curso.


    DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO

    Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.

     

    SUPREME TREINAMENTOS LTDA
    CNPJ: 53.940.195/0001-16
    Inscrição Estadual: 0827930600145

    Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825



    Dados Bancários

     

    Banco do Brasil

    Código do banco: 001

    N° da Agência: 1230-0

    Conta Corrente: 68591-7


    Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
    Observação:
     Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.

     

    INFORMAÇÕES IMPORTANTES
    A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.

     

     

    Supreme Treinamentos
     Telefones: (61) 3962-4401 - (61) 98355-6825 (WhatsApp)

     


      Faça sua inscrição!

    A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

     CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

    • A Supreme reserva-se o direito de adiar ou cancelar o curso em até 3 (três) dias úteis para cursos online e 5 (cinco) dias úteis para cursos presenciais, caso haja insuficiência de inscrições.
    • O participante deve ter, no mínimo, 75% de presença no curso. Caso participe menos deste percentual, não receberá o certificado
    • A Supreme pode substituir o docente por motivos de força maior.

     

     CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO

    • O cancelamento da inscrição pode ser realizado até 3 (três) dias úteis antes do curso online e 5 (cinco) dias úteis antes do curso presencial.
    • Após esse prazo, a substituição do participante ou a solicitação de crédito no valor da inscrição deverá ser feita.
    • A substituição do participante pode ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

     

    MODALIDADE IN COMPANY

    Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)

    Entre em contato conosco!