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Sobre este Curso

Gestão de Dados na Administração Pública utilizando o Power BI – Teoria e Prática

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Gestão de Dados na Administração Pública utilizando o Power BI – Teoria e Prática

Ao vivo | 100% on-line

DATA E HORÁRIO

Data: 15 até 19 de setembro de 2025
Horário: 08h às 12h (horário de Brasília) 
Carga horária: 20 horas
Modalidade: 100% online - Ao vivo e gravação disponível por 8 dias.


PÚBLICO-ALVO

Servidores que trabalham na administração pública em unidades que lidam com grande quantidade de dados, tais como gestão de pessoas, auditoria interna, orçamento e finanças, contabilidade, licitações e contratos, dentre outras.


JUSTIFICATIVA

A gestão de dados é um tema cada vez mais relevante no contexto da administração pública. Gera-se cada vez mais dados nos diversos meios, contudo, é necessário que esses dados sejam sistematizados e organizados para que sejam compreendidos e usados como fonte de informação e apoio a decisões organizacionais.

Uma das ferramentas que podem ser utilizadas com essa finalidade é o Power BI, em combinação com outras ferramentas da Microsoft. Assim, é essencial que os servidores públicos que lidam com dados conheçam e utilizem a ferramenta de forma efetiva.

Existem diversos cursos no mercado sobre o uso da ferramenta, no entanto, a realidade da administração pública é muito diversa daquela das empresas privadas. A administração não lida com vendas, clientes e lucro. Em geral, na administração, lida-se com dados textuais e informações complexas. Além disso, também faz parte da realidade pública a baixa maturidade na gestão de dados.

Diante disso, deve-se adequar o uso das ferramentas e da inteligência de dados para lidar com essa realidade. Para tanto, essa capacitação será construída com foco na realidade da administração pública, com exemplos e práticas do cotidiano dessas equipes, o que facilitará que os conhecimentos adquiridos sejam de fato utilizados no trabalho.

As unidades de gestão de pessoas, auditoria interna, orçamento e finanças, contabilidade, licitações e contratos produzem e gerenciam uma ampla gama de dados, tanto próprios quanto de outras áreas do tribunal. Contudo, esses dados frequentemente são pouco explorados ou subutilizados na tomada de decisões. O domínio e a aplicação de ferramentas de gestão de dados tornam-se, assim, indispensáveis para transformar esses dados em informações úteis para os gestores. As ferramentas apresentadas neste curso contribuirão para aumentar a eficiência das atividades, promovendo uma gestão de dados mais consciente e orientada por resultados.


OBJETIVO GERAL

Capacitar servidores da administração pública para utilizar o Power BI, integrado a outras ferramentas da Microsoft, no tratamento, análise e gestão de dados, alinhando as funcionalidades da ferramenta às especificidades do setor público, com foco na geração de informações úteis para a tomada de decisões.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Demonstrar a aplicação prática do Power BI na sistematização e análise de dados das unidades de gestão pública, como auditoria interna, orçamento, gestão de pessoas e contratos.

• Apresentar técnicas para a utilização efetiva do Power BI no tratamento de dados textuais e informações complexas, considerando a baixa maturidade na gestão de dados em alguns órgãos públicos.

• Promover o aprendizado baseado em exemplos e situações práticas do cotidiano da administração pública, facilitando a aplicação imediata do conhecimento adquirido. 

• Capacitar os servidores a criarem relatórios e painéis interativos que aprimorem a eficiência e a qualidade da gestão pública de dados.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

 Introdução ao Power BI

• Como é o fluxo de trabalho no Power BI

• Etapas para desenvolvimento de dashboard

• Conhecendo a interface do Power BI

• Licenças e diferenças


  Fundamentos de análise de dados

• Dados X informação

• Tipos de dados

• O que é Business Intelligence

• Como definir o conteúdo do dashboard

• Como organizar seus dados locais


  Extração e tratamento de dados

• Power query e compreensão do processo ETL

• Conhecendo a interface do Power Query

• Conexão com CSV, excel, sharepoint

• Dividindo colunas e transformação de texto

• Etapas aplicadas e alteração de dados

• Como uma alteração de dados é refletida no Power BI

• Adicionar novas colunas e informações

• Lidando com células mescladas

• Combinando dados de diferentes tabelas

• Empilhando dados de diferentes tabelas - acrescentar consultas

• Tipos de dados em colunas

• Coluna a partir de exemplos

• Explorando transformações numéricas


  Modelagem de dados

• Importância e definição da modelagem de dados

• Tabela fato X tabela dimensão

• Tipos de coluna: chave primária e estrangeira

• Gerenciando relacionamentos

• Cardinalidade, direção e status do relacionamento

• Criando uma tabela dimensão a partir de outra

• Boas práticas de modelagem de dados


  Linguagem DAX

• O que é linguagem DAX

• Tipos de cálculos (medidas, colunas, tabelas)

• Medidas implícitas X explicitas

• Organização de medidas

• Entendendo o conceito de filtro e linha

• Funções básicas de agregação (SUM, AVERAGE, DISTINCTCOUNT)

• Como comparar dois valores

• Tabela calendário com DAX

• Cálculo em linha usando medidas (SUMX)

• Função CALCULATE

• Calculando percentual do total (ALL)

• Calculando percentual do subtotal (ALLSELECTED)

• Comparação ano anterior (SAMEPERIODLASTYEAR)

• Acumulando valores do ano até o momento

• Classificação lógica de dados (IF/SWITCH)

• Como tratar totais errados com IF (HASNOVALUE)


Dataviz e storytelling

• O que é dataviz

• Importância de storytelling

• Porque se importar com a visualização dos dados

• Onde encontrar referências

• Designs de dashboards

• Como escolher métricas e gráficos mais adequados

• Excessos e princípios de design

• Ícones, ilustrações e imagens

• Plano de fundo

• Visual de cartão

• Gráficos de linha

• Gráficos de representatividade do total (pizza, donut)

• Velocímetro para acompanhar indicadores

• Gráficos de barra e colunas

• Filtros

• Cores: como criar tema personalizado

• Formatação condicional de cores em gráficos e tabelas

• Editando interação entre visuais

• Botões de navegação


  Publicação e atualização

• Como publicar um relatório

• Conjuntos de dados e painéis

• Formas de compartilhamento

• Compartilhamento de forma privada

• Atualização agendada

• Inserir relatório no Teams e Sharepoint


Instrutora: Amanda Côrtes Gomes – Servidora do Conselho Nacional de Justiça
• Analista Judiciário – Área Administrativa do CNJ desde 2014
• Graduação em Gestão de Recursos Humanos (Unip, 2014)
• Pós-graduação em Direito Administrativo (IDP, 2020)
• MBA em Business Intelligence & Analytics (FIAP – 2024 – cursando)
Servidora do Conselho Nacional de Justiça desde 2014, com 10 anos de experiência em auditoria interna, tendo realizado avaliações em diversos temas relacionados à administração e gestão pública. Durante sua atuação, desenvolveu painéis de BI para gestão das atividades de auditoria interna.
Atualmente, atua na Corregedoria Nacional de Justiça, onde conduziu inspeções em tribunais de justiça, elaborou o manual de orientações para inspeções e correições e atua na gestão de políticas judiciárias a cargo da corregedoria.
Durante sua atuação na Corregedoria, desenvolveu e publicou diversos painéis de BI na página do Conselho Nacional de Justiça, consolidando sua expertise na área.



INVESTIMENTO:
ØInvestimento Individual: R$ 2.070,00
ØInvestimento para 03 ou 04 participantes: R$ 1.990,00 / pessoa
ØInvestimento para 05 até 07 participantes: R$ 1.920,00 / pessoa
ØInvestimento para 08 ou mais participantes: R$ 1.850,00 / pessoa
Incluso: Material didático online e certificado de participação.


REQUISITOS RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA ONLINE

Computador: Utilize um dispositivo com bom desempenho.
Conexão de Internet: Opte por uma conexão via cabo ou um Wi-Fi de alta qualidade, com velocidade mínima recomendada de 10 Mbps.
Equipamentos: É preferível ter Webcam e microfone/fones de ouvido.
Navegador: Recomendamos o uso do Google Chrome. Caso não seja possível, verifique se possui as versões mais atualizadas do Mozilla Firefox ou Internet Explorer.
Importante: O não atendimento a estas especificações mínimas poderá comprometer a qualidade da transmissão (áudio e vídeo).



ACESSO E GRAVAÇÃO

Após a inscrição e confirmação do pagamento, o participante receberá, por e-mail, as instruções de acesso ao ambiente virtual e à plataforma de videoconferência até 1 (um) dia útil antes do início do curso.


DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.

 

SUPREME TREINAMENTOS LTDA
CNPJ: 53.940.195/0001-16
Inscrição Estadual: 0827930600145

Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825



Dados Bancários

 

Banco do Brasil

Código do banco: 001

N° da Agência: 1230-0

Conta Corrente: 68591-7


Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação:
 Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.

 

 

Supreme Treinamentos
 Telefones: (61) 3962-4401 - (61) 98355-6825 (WhatsApp)

 


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A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF

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 CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

  • A Supreme reserva-se o direito de adiar ou cancelar o curso em até 3 (três) dias úteis para cursos online e 5 (cinco) dias úteis para cursos presenciais, caso haja insuficiência de inscrições.
  • O participante deve ter, no mínimo, 75% de presença no curso. Caso participe menos deste percentual, não receberá o certificado
  • A Supreme pode substituir o docente por motivos de força maior.

 

 CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO

  • O cancelamento da inscrição pode ser realizado até 3 (três) dias úteis antes do curso online e 5 (cinco) dias úteis antes do curso presencial.
  • Após esse prazo, a substituição do participante ou a solicitação de crédito no valor da inscrição deverá ser feita.
  • A substituição do participante pode ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

 

MODALIDADE IN COMPANY

Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)

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