DATA E HORÁRIO
Data: 17 até 21 de março de 2025
Horário: 08h30 às 12h30
Modalidade: 100% ao vivo e gravação por 8 dias e apostila digital.
OBJETIVO
O curso tem como objetivo promover
aos participantes a operacionalização da EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA DA
FOLHA DE PESSOAL NO NOVO SIAFI (NOVO CPR). No curso serão utilizados exercícios
práticos aplicados diretamente no Novo Sistema Integrado de Administração
Financeira do Governo Federal – SIAFI (Novo CPR), com a demonstração da melhor
forma de preenchimento das diversas telas do documento, evidenciando ainda a
extração de informações para programação financeira.
PÚBLICO ALVO
Destina-se a atender,
prioritariamente, os executores da folha de pessoal no NOVO SIAFI e os técnicos
envolvidos nas ações de acompanhamento e controle da execução orçamentária e
financeira, bem como o gestor público federal que trabalha no setor de
contabilidade ou que se relaciona direta ou indiretamente com a contabilidade
por meio do NOVO SIAFI.
METODOLOGIA
Ao longo do curso serão
apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados, com aulas
expositivas, apresentação de slides baseados na apostila e aulas práticas, com
acesso direto no NOVO SIAFI, acompanhadas de exercícios e análise de casos
práticos.
RECURSOS SOB RESPONSABILIDADE DA ENTIDADE CONTRATANTE:
CONTEÚDO
Módulo I:
Conceitos e Normas Aplicáveis à Folha, apresentação dos Tipos de Documentos,
CPR básico, Principais Situações Contábeis de Folha de Pagamento, Principais
Naturezas de Despesa de Folha de Pagamento e Tópicos sobre DDP.
Módulo II:
Demonstrar a melhor forma de preenchimento das telas de Despesas (ABA DE
PRINCIPAL COM ORÇAMENTO; ABA DE PRINCIPAL SEM ORÇAMENTO; ABA DE DESPESA A
ANULAR), Desconto (ABA DE DEDUÇÃO), Pagamento (ABA DE DADOS DE PAGAMENTO).
Apresentar a Necessidade de emissão OB de Folha e de OB do tipo Banco com Lista
de Credores. Apresentar as informações da Tela de Resumo para a programação
Financeira e Efetuar o pagamento.
Módulo III:
Modalidades de Pagamento – Ordens Bancárias 1. Documentos de pagamento. 2.
Apresentação das principais características de Ordens Bancárias (OBC-Crédito,
OBP-Pagamento, OBB-Banco, OBD-Fatura, OBK-Cambio, OBR-Reserva, OBF-Folha,
OBJ-Judicial, OBH-Processo Judicial). Relacionamento das movimentações com o
Sistema Financeiro. Prazos de pagamento; Horários de emissão. 3. Formas de
preenchimento no CPR das principais ordens bancárias. 4. Estudo de casos
práticos, com enfoque na rotina da OB Fatura. 5. Roteiro para emissão da
OBD-Fatura, OBB-Banco com lista de credores, OBCCrédito. 6. Atualização da
rotina de OB (alteração de rotina em 2017 e em 2019). 8 Exercícios de Fixação.
Módulo IV:
Demonstrar a melhor forma de preenchimento das telas de Encargos (ABA DE
ENCARGO), Compensações (ABA DE COMPENSAÇÃO), Créditos (ABA DE CRÉDITOS).
Módulo V:
Demonstrar a melhor forma de preenchimento das telas de Outros
Lançamentos (ABA DE OUTROS LANÇAMENTOS), inclusive 13º salários e Férias sobre
a nova sistemática implantada em 2018. Demonstrar como reclassificar as
despesas executadas na Folha e como estornar os valores Recebidos relativos a
pessoal - Documento “DD” e Demonstrar as Ferramentas como regularizar Ordens
bancárias canceladas, Documento de “DT” e “DB”.
REQUISITOS:
Ter curso
superior ou exercício profissional na área de pessoal, recursos humanos,
contabilidade, patrimônio, orçamento, administração e finanças públicas em
geral ou em áreas correlatas e conhecimentos básicos de Siafi.
Instrutor: Bruno Henrique Nunes Pedrozo
Contador pela Universidade de
Brasília – UnB (2008). Pós-Graduado em Gestão em Controladoria Governamental
(2013). Analista Judiciário – Especialidade: Contabilidade, lotado na
Secretaria de Orçamento e Finanças do TRT 10ª desde abril de 2014. Chefe do Núcleo
de Contabilidade Analítica – NUCAN. Contador Responsável pelo TRT10.
Ex-servidor do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação: Analista em
Ciência e Tecnologia (julho de 2010 a março de 2014) lotado na Setorial de
Contabilidade. Ex-servidor do Ministério da Integração Nacional: Analista
Administrativo (setembro de 2009 a julho de 2010), atuando na Setorial de
Contabilidade. Ex-servidor do Ministério da Educação: Agente Administrativo
(setembro de 2005 a setembro de 2009), desempenhando atividades relacionadas à
execução orçamentária e financeira. Ministra treinamentos de: Tesouro
Gerencial, Siafi Operacional, Execução Orçamentária, Financeira e Contábil,
Suprimento de Fundos, Folha de Pagamento aplicada ao SIAFI, Mensuração de
Ativos Imobilizados (Reavaliação, Redução a Valor Recuperável, Depreciação,
Amortização e Exaustão), Conformidade Contábil aplicada ao SIAFI em diversos
órgãos e empresas.
REQUISITOS RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA ONLINE
Computador: Utilize um dispositivo com bom desempenho.
Conexão de Internet: Opte por uma conexão via cabo ou um Wi-Fi de alta qualidade, com velocidade mínima recomendada de 10 Mbps.
Equipamentos: É preferível ter Webcam e microfone/fones de ouvido.
Navegador: Recomendamos o uso do Google Chrome. Caso não seja possível, verifique se possui as versões mais atualizadas do Mozilla Firefox ou Internet Explorer.
Importante: O não atendimento a estas especificações mínimas poderá comprometer a qualidade da transmissão (áudio e vídeo).
ACESSO E GRAVAÇÃO
Após a inscrição e confirmação do pagamento, o participante receberá, por e-mail, as instruções de acesso ao ambiente virtual e à plataforma de videoconferência até 1 (um) dia útil antes do início do curso.
DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.
Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação: Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.
A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF
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CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO
Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)
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