DATA E HORÁRIO
Data: 12 até 16 de maio de 2025
Horário: 08h30 às 12h30
Carga horária: 20 horas
Modalidade: 100% Online – Ao vivo e gravação por 08 dias
OBJETIVO
üEstabelecer procedimentos de Controle, Prestação de Contas nas organizações e unidades gestoras executoras;
üDemonstrar Técnicas de Prestação de Contas; Tomadas de Contas e Tomadas de Contas Especiais, que resultem num desempenho e acompanhamento das atividades de gastos públicos nas organizações e unidades gestoras.
üEstabelecer uma visão holística dos conhecimentos sobre processos de Prestação e Tomada de Contas dos agentes responsáveis pelo Controle, Execução Orçamentária e Financeira dos Gastos Públicos.
PÚBLICO ALVO
Servidores públicos que atuam na área de Controle, Finanças e Orçamento, Ordenadores de Despesas, Bacharéis em Ciências Contábeis, Economia, Administração e profissionais de áreas afins.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Estrutura Fundamental da Administração Pública Brasileira
Introdução; Governo e Administração Pública; Administração Pública Direta e Indireta.
2. Instrumentos de Planejamento da Administração Pública Federal
Plano Plurianual; Lei de Diretrizes Orçamentárias;
Lei Orçamentária Anual – LOA:
Execução da LOA: Estágio da Despesa (Fase do Empenho, Modalidade de Empenho, Fase da Liquidação, Finalidade da Liquidação, Fase do Pagamento).
3. Considerações sobre Tomada e Prestação de Contas
4. Controle
Conceito; tipo, controle externo, interno; controle prévio ou a priori; controle concomitante ou simultâneo; controle subsequente.
5. Normas de Apresentação, Organização de Tomadas e Prestações de Contas
5.1. Jurisdição do tribunal
5.2. Prazos
5.3. Gestores arrolados como responsáveis; rol dos responsáveis.
6.Organização dos Processos de Tomadas e Prestação de Contas
6.1 Organização das peças dos processos de tomadas de contas
7. Tomadas de Contas Especiais
Introdução; conceito; providências e prazos; composição do processo da TCE; instauração e encaminhamento do processo da TCE; arquivamento da TCE.
8. Prestação de Contas de Convênio
8.1 Definição de convênio
8.2 Prestação de contas parcial
8.2.1 Definição
8.2.2 Peças da PC parcial: relatório de cumprimento do objeto; relatório de execução físico-financeira; demonstrativo da execução da receita e despesa; relação de pagamentos; relação de bens; extrato da conta bancária; cópia do despacho adjudicatório e homologação das licitações; e cópia do termo de aceitação definitiva da obra
8.2.3 Prestação de contas final
8.2.3.1 Definição
8.2.3.2 Documentação da PC final
8.2.4 Prazos para apresentar a prestação de contas
8.2.5 Comprovação da despesa
8.2.6 Prazos para aprovação da PC
8.2.7 Providencias da PC aprovada
8.2.8 Providencias da PC não aprovada
8.2.9 Providencias – atraso na apresentação da PC
8.2.10 Tomada de contas especial no convênio
9. Modelos de Processos de Contas:
Dispensa e inexigibilidade de licitação; de pagamento; de licitação de convite, tomada de preço e concorrência; de pagamento das despesas contratuais; de suprimento de fundos; de despesas de exercício anteriores; de despesas de restos a pagar; de despesas de diárias; de pagamento de auxílio funeral; de convênios e parcerias e contratos de repasse; de folha de pagamento; de restituição de receitas; de ajuda de custo.
REQUISITOS RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA ONLINE
Computador: Utilize um dispositivo com bom desempenho.
Conexão de Internet: Opte por uma conexão via cabo ou um Wi-Fi de alta qualidade, com velocidade mínima recomendada de 10 Mbps.
Equipamentos: É preferível ter Webcam e microfone/fones de ouvido.
Navegador: Recomendamos o uso do Google Chrome. Caso não seja possível, verifique se possui as versões mais atualizadas do Mozilla Firefox ou Internet Explorer.
Importante: O não atendimento a estas especificações mínimas poderá comprometer a qualidade da transmissão (áudio e vídeo).
ACESSO E GRAVAÇÃO
Após a inscrição e confirmação do pagamento, o participante receberá, por e-mail, as instruções de acesso ao ambiente virtual e à plataforma de videoconferência até 1 (um) dia útil antes do início do curso.
DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.
SUPREME TREINAMENTOS LTDA
CNPJ: 53.940.195/0001-16
Inscrição Estadual: 0827930600145
Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825
Dados Bancários
Banco do Brasil
Código do banco: 001
N° da Agência: 1230-0
Conta Corrente: 68591-7
Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação: Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.
A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO
Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)
Entre em contato conosco!