Image

Sobre este Curso

Orçamento Público - Procedimentos Metodológicos para Elaborar Programa Governamental para as Esferas Federal, Estadual, DF e Municipal

Image
APROVEITE

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA !

Inscreva-se
Image

Orçamento Público - Procedimentos Metodológicos para Elaborar Programa Governamental para as Esferas Federal, Estadual, DF e Municipal

Ao vivo | 100% on-line


DATA E HORÁRIO

Data: 07 até 11 de abril de 2025

Horário: 08h30 às 12h30

Carga horária: 20 horas

Modalidade: 100% Online –  Ao vivo e gravação por 08 dias



OBJETIVO

  • Capacitar servidores que atuam na área e atividades do gerenciamento de elaboração de proposta dos órgãos governamentais no âmbito Federal, Estadual, DF e Municipal.
  • Aprimorar os conhecimentos nas áreas da despesa e receita públicas no orçamento público aplicando as técnicas metodológicas orçamentárias.

 


PÚBLICO ALVO

Servidores que atuam nas áreas de Controle, Planejamento, Orçamento, Finanças, Controle, Contadores, Economistas, Administradores e demais interessados.

 


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


1. Introdução


2. Instrumentos de Planejamento na Administração Pública

2.1 Plano Plurianual

2.2 Lei de Diretrizes Orçamentárias

2.3 Lei Orçamentária Anual


3. Princípios

3.1 Constitucionais

a. Legalidade

b. Impessoalidade

c. Moralidade

d. Publicidade

e. Eficiência

3.2 Reforma Administrativa de 1967 – DL 200, de 25 Fev 67

3.2.1. Planejamento

3.2.1.1 Dívida Pública

3.2.1.2 Ativa Tributária e Não Tributária

3.2.1.3 Passiva Flutuante e Consolidada

3.2.2 - Coordenação

3.2.3 - Descentralização

3.2.4 - Delegação de Competência

3.2.5 - Controle

3.3 Princípios Orçamentários

3.3.1 - Princípio da Anualidade ou Periodicidade

3.3.2 - Princípio da Unidade ou Totalidade

3.3.3 - Princípio da Universalidade

3.3.4 - Princípio de Exclusividade

3.3.5 - Princípio da Especificação

3.3.6 - Princípio da Publicidade

3.3.7 - Princípio de Equilíbrio

3.3.8 - Princípio do Orçamento Bruto

3.3.9 - Princípio de Não-Afetação de Receitas

3.4 - Princípio referente à LRF


4. O Sistema de Planejamento e Orçamento

4.1 – Competência do Órgão Central de Orçamento

4.2 – Competência do Órgão Setorial de Orçamento

4.3 – Competência do Órgão Seccional de Orçamento

4.4 - O Sistema de Programação Financeira e Controle Interno do Executivo


5. Elaboração da Proposta Orçamentária

5.1 - Ciclo Orçamentário

5.2 - Exercício Financeiro

5.3 - Fluxo da Proposta Orçamentária

5.3.1 - Conteúdo e a Forma da Proposta Orçamentária

5.3.2 - Dos Prazos de Encaminhamento – Conforme a CF/88

5.3.2.1 - Das Propostas do PPA e da LDO

5.3.2.1.1 - ANEXO DE METAS FISCAIS

5.3.2.1.2 - ANEXO DE RISCOS FISCAIS

5.3.2.2 - Da Proposta de Lei Orçamentária Anual


6. Mecanismo Retificador do Orçamento

6.1 - Conceito

6.2 - Classificação dos Créditos Adicionais

6.2.1 Suplementar

6.2.2 Especial

6.2.3 Extraordinário

6.3 - Características dos Créditos Adicionais

6.4 - Recursos Disponíveis para Abertura de Créditos Adicionais


7. Origens dos Recursos Públicos

7.1 – Receita Pública

7.1.1 – Definição e conceitos

7.1.2 - Classificações da Receita – Orçamentária e Extra-orçamentária

7.1.3 - Classificação por Categorias Econômicas da Receita

7.1.4 - Estágios da Receita


8. Aplicação dos Recursos

8.1 – Despesa Pública – Definição e Conceito

8.2 - Classificação da Despesa

8.2.1 Classificação Institucional

8.3 Classificação Funcional-Programática

8.3.1 Classificação Funcional

8.3.2 Classificação Programática

8.3.2.1 Programa

8.3.2.2. Ações: Projeto, Atividade e Operações Especiais

8.4 Classificação por Categorias Econômicas

8.4.1 Despesas Correntes: Custeio e Transferências Correntes

8.4.2 Despesas de Capital: Investimento, Inversão Financeira e Transferências

8.5 Codificação das Despesas quanto à sua Natureza

8.5.1 - 1º Nível: Categoria Econômica

8.5.2 - 2º Nível: Grupo de Natureza da Despesa

8.5.3 - 3º Nível: Modalidade de Aplicação

8.5.4 - 4º Nível: Elemento da Despesa


9. Execução da LOA - Estágios da Execução da Despesa

9.1 – Estágio de Aquisição: Fase do Empenho

9.1.1 – Conceito de Empenho

9.1.2 - Modalidades de Empenho

9.2 - Estágio de Recebimento: Liquidação

9.2.1 Finalidade


10. Movimentação de Recursos Financeiros

10.1 - Formas de Movimentação

10.1.1 Destaque

10.1.2 Provisão

10.2 - Pagamento


11. Restos a Pagar

11.1 - Conceito

11.2 - Classificação

11.3 - Inscrição


12. Despesas de Exercícios Anteriores

12.1 – Conceito


13. Suprimento de Fundos – Regime de Adiantamento

13.1 - Conceito e Objetivo

13.2 - Aplicação

13.3 - Restrições à Concessão

13.4 - Ato de Concessão

13.5 Prazo de Aplicação

13.6 Comprovação


14. Legislação

 


Instrutor: Alcyon Ferreira de Souza
Administrador; Contador, Mestre em Engenharia da Produção em Planejamento e Orçamento Público pela UFSC/SC, Mestre em artes Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais – ESAO, Especialista em Execução Orçamentária e Financeira, Orçamento Público pela ABOP e SOESO, Planejamento Governamental nas esferas de Governo.
Leciona e Lecionou na ENAP – Escola Nacional de Administração Pública; Na UNEB – União Educacional de Brasília (BSB-DF); Na Universidade Federal de Brasília-UNB; Na UNYANHA; No Centro de Treinamento do MEC – CENTREMEC; Na ENAP em EaD; Na CONSULTRE; Na Gestão de Treinamento & Desenvolvimento Humano – GTDH; Fundação Ceciliano de Rondônia/CG; Ministério Público/ PE; APCE – Associação dos Profissionais de Auditoria e Controle Externo do TCE/RO; TCE/MS; MPU/PE; CBTU/PE; CASAN/SC; IFET/SP; Assembleia Legislativa/MA e de MS; TRE/PA;TRE/SC; Fundação Getúlio Vargas/ FGV; IIR Training Obcursos; Cenofisco; Super Cursos e Treinamento; ONE cursos; Horizonte Net; Excel Consultoria; Magister Cursos e Eventos; Global Treine; NTC Treinamento; Trayd Treinamento; Licidata Treinamentos; Aprimora Treinamentos; Curso Profa. Antonieta; Aconsult ltda. E também na Pós-Graduação do Instituto Brasileiro de Ensino Especialização – IBEP, Conferencista pela INPE – Instituto Nacional Pesquisa Espacial, autor de projetos de Livros publicados na ENAP – Escola Nacional de Administração Pública.
Com Notória Especialização fornecida pela ENAP, e Atestado de Competência Técnica dos seguintes órgãos Públicos: Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins / Escola Superior da Magistratura Tocantinense / Núcleo de Capacitação e Aperfeiçoamento de Servidores. ENAP– Escola Nacional de Administração Pública. CASAN / Companhia Catarinense de Água e Saneamento / Divisão de Desenvolvimento de Pessoal/DIDP; Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. CBTU/STU/Recife- Superintendência de Trens Urbanos do Recife. Tribunal de Justiça do Estado da Bahia/Desenvolvimento de RH. INDM – Instituto Nacional de Desenvolvimento Municipal. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação/FACE/DF. Assembleia Legislativa do Maranhão. Ministério Público do Estado de Pernambuco. Tribunal de Contas do Estado de Rondônia; IFET/SP-Instituto Federal de Educação e Tecnologia de São Paulo;
Consultor na área de Gestão Pública – Convênio e Parceria; Orçamento Público, Contabilidade Pública, Prestação e Tomada de Contas, atuando em diversos Estados e Prefeituras, com experiência e que vem desenvolvendo trabalhos em diversos municípios e Estados – AL, AC, BA, CE, DF, GO, MA, MG, MS, PA, PE, PB, PR, RO, RN, RS, RJ, RR SC, SP, TO capacitando equipes em Convênio e Parceria; Gestão Contábil e Financeira; Gestão Orçamentária; Prestação de Contas e Tomada de Contas Especial; SIAFI e SIAFI Gerencial; SIAFEM; ERP; SIAF; SAFIRA; SIAGEM; SIASG; SIGPLAN;SICONV; SIDOR; SIOFI; SIGGO; SIGA; Memori; Az Informática consultoria ; FI Informática; Assessor Público; SIAFEM. Plano Plurianual; LDO e LOA; Sistema de Controle Interno e em Análise e Melhoria de Processos. Gestão de Almoxarifado e Patrimônio na Administração Pública - Teoria e Prática. Gestão de Ativos na Administração Patrimonial. Planejamento Orçamentário Estratégico em consonância com BSC na Administração Pública.



 INVESTIMENTO:
  • Investimento Individual: R$ 2.070,00
  • Investimento para 03 ou 04 participantes: R$ 1.990,00  / por inscrito
  • Investimento para 05 até 07 participantes: R$ 1.920,00 / por inscrito
  • Investimento para 08 ou mais participantes R$ 1.850,00 / por inscrito

 


REQUISITOS RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA ONLINE

Computador: Utilize um dispositivo com bom desempenho.
Conexão de Internet: Opte por uma conexão via cabo ou um Wi-Fi de alta qualidade, com velocidade mínima recomendada de 10 Mbps.
Equipamentos: É preferível ter Webcam e microfone/fones de ouvido.
Navegador: Recomendamos o uso do Google Chrome. Caso não seja possível, verifique se possui as versões mais atualizadas do Mozilla Firefox ou Internet Explorer.
Importante: O não atendimento a estas especificações mínimas poderá comprometer a qualidade da transmissão (áudio e vídeo).



ACESSO E GRAVAÇÃO

Após a inscrição e confirmação do pagamento, o participante receberá, por e-mail, as instruções de acesso ao ambiente virtual e à plataforma de videoconferência até 1 (um) dia útil antes do início do curso.


DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.

 

SUPREME TREINAMENTOS LTDA
CNPJ: 53.940.195/0001-16
Inscrição Estadual: 0827930600145

Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825

Dados Bancários

 

Banco do Brasil

Código do banco: 001

N° da Agência: 1230-0

Conta Corrente: 68591-7

 

Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação:
 Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.

 

 

Supreme Treinamentos
 Telefones: (61) 3962-4401 - (61) 98355-6825 (WhatsApp)

 


  Faça sua inscrição!

A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

  • A Supreme reserva-se o direito de adiar ou cancelar o curso em até 3 (três) dias úteis para cursos online e 5 (cinco) dias úteis para cursos presenciais, caso haja insuficiência de inscrições.
  • O participante deve ter, no mínimo, 75% de presença no curso. Caso participe menos deste percentual, não receberá o certificado
  • A Supreme pode substituir o docente por motivos de força maior.

 

 CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO

  • O cancelamento da inscrição pode ser realizado até 3 (três) dias úteis antes do curso online e 5 (cinco) dias úteis antes do curso presencial.
  • Após esse prazo, a substituição do participante ou a solicitação de crédito no valor da inscrição deverá ser feita.
  • A substituição do participante pode ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

 

MODALIDADE IN COMPANY

Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)

Entre em contato conosco!