DATA E HORÁRIO
Data: 17 até 20 de março de 2025
Horário: 08h30 às 12h30
Modalidade: 100% online - Ao vivo e gravação disponível por 8 dias.
Apresentação
Treinar
pessoas para desenvolveram a QVT em suas organizações é desenvolver
ingredientes fundamentais da competência profissional, que são: formação
teórica, formação metodológica (competência técnica) e ética (competência
política). Neste curso, serão disponibilizadas orientações para o
desenvolvimento destas competências e para a elaboração, a execução, o
monitoramento e a avaliação de um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho.
Objetivo
QVT
é o conjunto de elementos teóricos e práticos que preconizam o bem-estar
físico, mental e emocional dos trabalhadores em alinhamento com critérios de
gestão organizacional.
Para compreender como auxiliar a promoção da qualidade de vida dos
trabalhadores de uma organização/empresa é preciso, antes, conhecer e
compreender os indicadores críticos existentes no contexto de trabalho, com o
objetivo de transformá-los, atendendo as necessidades e os objetivos de
trabalhadores, gestores, usuários e consumidores. Essa compreensão com foco na
transformação pode ser realizada com diagnóstico das causas dos problemas, com
elaboração de um plano de ações preventivas e que promovam o bem-estar, com
monitoramento de indicadores e avaliação de um Programa de QVT (PQVT) para que
as organizações promovam e não coloquem em risco o bem-estar dos trabalhadores
e a eficiência e a eficácia dos processos produtivos.
Este
curso tem como objetivo capacitar os seus participantes para:
• Conhecer referenciais teóricos e normativos de QVT;
• Alinhar o PQVT com planejamento estratégico e governança;
• Desenvolver competência técnica para realizar diagnósticos de QVT;
• Formular políticas e programa de QVT e realizar a gestão da QVT.
Público
Alvo
Este
curso destina-se a atender os gestores públicos das áreas que possuem as
competências para elaboração e gestão do PQVT, a saber: planejamento, gestão de
pessoas, saúde, e outras áreas correlatas e pessoas que desejam auxiliar no
processo de (re)elaboração e gestão do PQVT da sua organização.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo I – Referenciais teóricos
e normativos da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)
1. Qualidade de Vida (QV)
2. Histórico da QVT
3. Referenciais teóricos da QVT
4. Custo humano do trabalho
5. Do Assistencialismo à Promoção
Efetiva de QVT
6. Fatores estruturantes da QVT
7. Alguns normativos pertinentes
à QVT
Módulo II – QVT e Governança
8. QVT e Planejamento estratégico
9. QVT, Sustentabilidade e ESG
Módulo III – Pesquisa de QVT e Diagnósticos
10. Benefícios organizacionais do
diagnóstico
11. Por que não uma pesquisa de
bem-estar, clima,
satisfação ou cultura?
12. Como elaborar e executar uma
Pesquisa de QVT
13. Outras fontes de diagnósticos
Módulo IV – Gestão da QVT
14. O Pós-diagnóstico
15. Construindo a Política e o
Programa de QVT
16. Boas práticas no serviço
público
17. Projetos e ações do PQVT/CNJ
18. Monitoramento, avaliação e
indicadores do PQVT
19. Desafios e futuro da QVT
Considerações Finais
Instrutora: Meg
Gomes
Mestre em Psicologia (UnB); Bacharel e Licenciada em Psicologia (UNICEUB);
Graduação incompleta em Ciências Jurídicas (Anhanguera); Especializanda em
Psicologia Positiva, Ciência do Bem-estar e Autorrealização (PUCRS);
Especializanda em Ciências Humanas: Sociologia, História e Filosofia (PUCRS);
Especialista em Gestão Pública (UEG), Especialista em Educação para a
Diversidade e Cidadania (UFG), Especialista em Terapia Financeira (Terapeuta
Financeira - Metodologia DSOP); Formação em Análise do Comportamento (INSPAC) /
Professora há 27 anos, sendo 21 anos no Ensino Universitário (desde 2002).
Coordenadora do curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário Mauá
de Brasília (UniMauá); Coordenadora de cursos de pós-graduação em Psicologia
(UNEPOS); Instrutora em cursos na Educação Corporativa; Tutora em Educação a
distância / Servidora do Conselho Nacional de Justiça (Analista
Judiciário-Psicologia) Chefe do Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho e
Atenção Psicossocial (SEQVT/CNJ) / Membra do Sindicato dos Psicólogos do DF
(Gestão 2020-2023); Presidenta da ASCONJ - Associação dos Servidores do
Conselho Nacional de Justiça (Gestões 2015-atual); Membra da UNAJUD - União das
Associações dos Servidores do Poder Judiciário da União (2019-atual);
Ex-Conselheira do Conselho Regional de Psicologia do DF (Gestão 2016-2019) /
Empreendedora digital; Udemy Instructor / Já atuou como Psicóloga do Centro de Referência
em Direitos Humanos LGBT (em parceira com a Secretaria de Direitos Humanos da
Presidência da República); Foi Técnico Administrativo do Ministério Público do
DF por 12 anos.
REQUISITOS RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA ONLINE
Computador: Utilize um dispositivo com bom desempenho.
Conexão de Internet: Opte por uma conexão via cabo ou um Wi-Fi de alta qualidade, com velocidade mínima recomendada de 10 Mbps.
Equipamentos: É preferível ter Webcam e microfone/fones de ouvido.
Navegador: Recomendamos o uso do Google Chrome. Caso não seja possível, verifique se possui as versões mais atualizadas do Mozilla Firefox ou Internet Explorer.
Importante: O não atendimento a estas especificações mínimas poderá comprometer a qualidade da transmissão (áudio e vídeo).
ACESSO E GRAVAÇÃO
Após a inscrição e confirmação do pagamento, o participante receberá, por e-mail, as instruções de acesso ao ambiente virtual e à plataforma de videoconferência até 1 (um) dia útil antes do início do curso.
DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.
SUPREME TREINAMENTOS LTDA
CNPJ: 53.940.195/0001-16
Inscrição Estadual: 0827930600145
Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825
Dados Bancários
Banco do Brasil
Código do banco: 001
N° da Agência: 1230-0
Conta Corrente: 68591-7
Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação: Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.
A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF
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CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO
Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)
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