Image

Sobre este Curso

Gestão de Riscos e Governança Pública: Fundamentos, Ferramentas e Modelos de Gestão, com Abordagem Prática da Análise, Identificação, Avaliação, resposta e monitoramento dos riscos

Image
APROVEITE

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA !

Inscreva-se
Image

Gestão de Riscos e Governança Pública: Fundamentos, Ferramentas e Modelos de Gestão, com Abordagem Prática da Análise, Identificação, Avaliação, resposta e monitoramento dos riscos

Ao vivo | 100% on-line


DATA E HORÁRIO

Data: 14 até 17 de abril de 2025
Horário: 13h30 ás 17h30 (horário de Brasília) 
Carga horária: 16 horas
Modalidade: 100% online - Ao vivo e gravação disponível por 8 dias.



METODOLOGIA

Técnicas expositivas e exercícios práticos para fixação dos conteúdos.

O curso será ministrado através de videoconferência, 100% ao vivo, em plataforma de transmissão online, com interação através de chat e possibilidade de participação ao vivo na transmissão, aulas expositivas e apostila em formato digital.



 

APRESENTAÇÃO

O risco, do ponto de vista do gerenciamento de projetos, é um evento ou uma condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito em pelo menos um objetivo do projeto (PMBOK, 2013). Um risco é caracterizado pela sua probabilidade de ocorrência e pelo seu impacto sobre os objetivos do projeto.

Considerando que em todas as atividades humanas existem riscos, o processo de gestão desses torna-se essencial para balancear a relação custo-risco em busca dos resultados estratégicos.

 

A prática de gestão de riscos vem sendo cada vez adotada na administração pública e é um tema de destaque na IN 05/2017 e no Referencial de Governança do TCU. O curso tratar tanto da definição de riscos organizacionais como das especificidades do tema nos contratos e licitações, em especial quanto à matriz de risco.

O conteúdo está atualizado com a Lei 14.133/2021 e a Instrução Normativa Conjunta CGU/MP 001/2016 – TCU.



PÚBLICO-ALVO:

Servidores envolvidos nas atividades de planejamento estratégico, controle interno, servidores da área de licitações e gestores em geral.



 

OBJETIVO GERAL

Capacitar os participantes no entendimento da gestão de riscos para a identificação de oportunidades e ameaças aos objetivos da instituição e para a aquisição de uma base sólida de informações para a tomada de decisões no setor público.



 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·       Apresentar uma estrutura genérica de implementação de processos de gestão de riscos;

·       Propiciar base de conhecimentos para a Gestão de Riscos eficaz e eficiente;

·       Abordar a integração do processo de Gestão de Riscos com outros processos da organização;

·       Fazer entender a Gestão de Riscos no âmbito da estratégia e das operações;

·  Apresentar as vantagens de um Sistema de Gestão de Riscos e uma metodologia para a sua implementação;

·       Compreender os objetivos e técnicas de identificação de riscos;

·       Proceder à análise quantitativa dos riscos;

·       Identificar e tratar riscos aplicáveis às licitações e contratos;

·       Realizar contratações utilizando a matriz de riscos.

 


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

·  O que a governança pública? Referencial teórico, ferramentas

·  Qual a relação entre a governança institucional e a governança das aquisições?

·  Qual o papel da gestão de riscos na governança das aquisições?

·  Como o tema “riscos” é tratado na Lei 14.133/2021?

·  Governança das aquisições x mapa de riscos x matriz de riscos contratual: onde vivem, o que comem e como são?

·  A interface da governança com a gestão de riscos.

·  Gerenciamento dos Riscos: quais os referenciais teóricos existentes?

·  Qual a importância da Política de gestão de riscos e como ela deve ser utilizada?

·  Conhecendo e aplicando o processo de GR na prática: estabelecimento do contexto, identificação de riscos, análise de riscos, avaliação de riscos, tratamento de riscos, monitoramento e análise crítica.

·  Oficina de análise de riscos.

·   Identificação de riscos: Objetivos, Metodologia, Matriz de Riscos e Categorização de Riscos

·   Identificação e mensuração de riscos nos processos de Planejamento da Licitação, Seleção do Fornecedor e Gestão do Contrato

·  Utilização da Matriz de Riscos na gestão contratual

·  Oficina de elaboração da Matriz de Riscos e ações de tratamento, nos moldes da Lei 14.133/2021 e IN 05/2017 SEGES/MPDG.


Instrutor: Thiago Bergmann  (Analista Judiciário do TSE)
Mestre em Administração, área de concentração Finanças, pela Universidade de Brasília. Bacharel em Ciências Contábeis e licenciado em Matemática também na Universidade de Brasília. Analista Judiciário, especialidade Contabilidade, no tribunal Superior Eleitoral com atuação nas áreas de auditoria e de licitações e contratos. Atua na Gestão de Atas de Registro de Preços, nos contratos de prestação de serviços de alocação de postos de serviços e contratos com formação de preços diferenciados. Professor com atuação na Educação básica e Superior.

 


INVESTIMENTO

  • Investimento Individual: R$  2.290,00
  • Investimento para 03 ou 04 participantes: R$ 2.220,00 / inscrito
  • Investimento para 05 até 07 participantes: R$ 2.150,00/ inscrito
  • Investimento para 08 ou mais participantes: R$  2.070,00/ inscrito

Incluso: Material didático online e certificado de participação.



REQUISITOS RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA ONLINE

Computador: Utilize um dispositivo com bom desempenho.
Conexão de Internet: Opte por uma conexão via cabo ou um Wi-Fi de alta qualidade, com velocidade mínima recomendada de 10 Mbps.
Equipamentos: É preferível ter Webcam e microfone/fones de ouvido.
Navegador: Recomendamos o uso do Google Chrome. Caso não seja possível, verifique se possui as versões mais atualizadas do Mozilla Firefox ou Internet Explorer.
Importante: O não atendimento a estas especificações mínimas poderá comprometer a qualidade da transmissão (áudio e vídeo).



ACESSO E GRAVAÇÃO

Após a inscrição e confirmação do pagamento, o participante receberá, por e-mail, as instruções de acesso ao ambiente virtual e à plataforma de videoconferência até 1 (um) dia útil antes do início do curso.


DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.

 

SUPREME CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO LTDA

CNPJ: 34.370.234/0001-42
Inscrição Estadual: 0792988500147
Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825
 
Dados Bancários
Banco do Brasil
Código do banco: 001
N° da Agência: 1230-0
Conta Corrente: 58256-5
 
Banco: Santander
Código do banco: 033
N° da Agência: 3100
Conta corrente: 13.004691-2

 

Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação:
 Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.

 

 

Supreme Treinamentos
 Telefones: (61) 3962-4401 - (61) 98355-6825 (WhatsApp)

 


  Faça sua inscrição!

A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

  • A Supreme reserva-se o direito de adiar ou cancelar o curso em até 3 (três) dias úteis para cursos online e 5 (cinco) dias úteis para cursos presenciais, caso haja insuficiência de inscrições.
  • O participante deve ter, no mínimo, 75% de presença no curso. Caso participe menos deste percentual, não receberá o certificado
  • A Supreme pode substituir o docente por motivos de força maior.

 

 CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO

  • O cancelamento da inscrição pode ser realizado até 3 (três) dias úteis antes do curso online e 5 (cinco) dias úteis antes do curso presencial.
  • Após esse prazo, a substituição do participante ou a solicitação de crédito no valor da inscrição deverá ser feita.
  • A substituição do participante pode ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

 

MODALIDADE IN COMPANY

Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)

Entre em contato conosco!