Image

Sobre este Curso

SCDP - Introdução À Legislação E Prática De Concessão De Diárias E Passagens Perfis De Solicitante De Viagem E Solicitante De Passagem Com as funcionalidades de Compra Direta de Passagens e Agenciamento de Passagens

Image
APROVEITE

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA !

Inscreva-se
Image

SCDP - Introdução À Legislação E Prática De Concessão De Diárias E Passagens Perfis De Solicitante De Viagem E Solicitante De Passagem Com as funcionalidades de Compra Direta de Passagens e Agenciamento de Passagens

Ao vivo | 100% on-line


DATA E HORÁRIO
Data: 07 ate 11 de abril de 2025
Horário: 08h30 a 13h30
Carga horária: 20 horas
Modalidade: 100% ao vivo e gravação por 08 dias e apostila digital

 


APRESENTAÇÃO

Sistema de Concessão de Diárias e Passagens – SCDP viabiliza a administração das solicitações e pagamentos de diárias e passagens, possibilitando que as requisições sejam feitas por meio de terminais eletrônicos, diminuindo o tempo de emissão e melhorando as condições de atendimento e consulta dos usuários. O sistema possibilita, ainda, o compartilhamento de uma base de dados única, administrada pelo Gestor Central do Ministério do Planejamento e pelos Gestores Setoriais de cada Ministério, o que permite um maior controle físico e financeiro das diárias e passagens emitidas no âmbito da Administração Pública Federal.

  

JUSTIFICATIVA

O curso de capacitação do SCDP justifica-se pela necessidade de atender ao Decreto 5.992 de 2006, que determina que toda a administração pública federal deve utilizar o SCDP, desta maneira, tem foco na necessidade de capacitar os usuários do sistema para entenderem as funcionalidades do SCDP e a legislação correlata, tornando-se aptos para inserir as Propostas de Concessões de Diárias e Passagens, com suas respectivas prestações de contas. O curso visa repassar o conhecimento da legislação aplicada, a utilização adequada do sistema e a operacionalização do sistema ao longo do processo.

 

DECRETO Nº 5.992, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2006

Art.12-A. O Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão é de utilização obrigatória pelos Órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Parágrafo único Todos os Órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional deverão estar adaptados ao disposto no caput até 31 de dezembro de 2008. (Redação dada pelo Decreto nº 6.258, de 2007)


METODOLOGIA

Metodologia de exposição do sistema, por meio de recursos multimídias, e computadores. Debate coletivo para o esclarecimento de pontos controversos.

Geral

Capacitar os servidores públicos federais para operação do sistema SCDP com objetivo de se obter uma efetiva gestão no processo de solicitação de diárias e passagens da Administração Pública, tendo como base a legislação vigente e os aspectos técnicos e operacionais.

Específicos

  • Como é realizada a tramitação eletrônica do processo de diárias e passagens;
  • Quais são os perfis exigidos no sistema e qual a função de cada um;
  • Quais as funcionalidades do SCDP;
  • Como deve ser realizado o cadastramento da viagem e da passagem no sistema;
  • Como deve ser realizado o fluxo para a efetivação da viagem;
  • Quais as exigências para que ocorra a aprovação da viagem;
  • Quais as exigências para que ocorra a aprovação da prestação de contas;
  • Como funciona o orçamento no SCDP;
  • Qual a legislação vigente para viagens nacionais e internacionais. 



PÚBLICO ALVO

Destina-se a atender, prioritariamente, servidores da Administração Pública Federal Direta, Autarquias e Fundações que atuam como SOLICITANTE DE VIAGEM e SOLICITANTE DE PASSAGEM nos processos de concessão de diárias e passagens.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Conceitos; procedimentos preparatórios para a utilização; certificado digital e processo administrativo eletrônico; usuários, perfis e integração SIAFI, SIAPE, Receita Federal e SIORG; fluxo normal e fluxo rápido, nacional e internacional.
  • Princípios jurídicos aplicáveis à concessão de diárias e passagens: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, segurança jurídica, probidade, isonomia, ampla defesa e contraditório, devido processo legal, supremacia e indisponibilidade do interesse público e segregação de funções.
  • Ano e órgão de atuação; grupo e tipo de proposto; cadastro de proposto sem vínculo com a Administração Pública Federal; cadastro de proposto sem CPF; acompanhante PNE; classe de diária; correção de dados de contato, valores de auxílio alimentação e auxílio transporte e dados bancários; reunião de colegiado; PNE; tipos de roteiros; percentual de diárias; meios de transporte; classe de voo; Adicional de Deslocamento; justificativas para viagem sem diárias ou sem passagem; justificativa para restrições; recursos da viagem; PCDP espelho; saldos de empenho e de teto; anexos; motivos da viagem; justificativas para viagem em final de semana ou feriado, viagem urgente ou proposto com férias e afastamentos no SIAPE; serviços correlatos; conferência e correção de cálculos, viagem para outros exercícios, viagem em grupo.
  • Designação formal e atribuições; buscador do SCDP; consulta e escolha de bilhetes: hora do início da missão x hora do voo, interesse do serviço x condições laborativas x menor preço, escala e conexão, franquia de bagagem; reserva ida e volta ou só ida; novo bilhete x remarcação; comunicação com a agência de viagens e responsabilidade contratual.
  • Diferença nas reservas, emissões e prestação de contas de passagens adquiridas na modalidade de aquisição Compras Direta e na modalidade de Agenciamento de Viagens.
  • Segregação de funções; competências e atribuições; motivação, ato administrativo e responsabilização; interesse público x discricionariedade; correção de dados; adiantamento de diárias e parcelamento.
  • Complementação e ajustes; anexos; restituição de despesas autorizadas; pendências e Tomada de Contas Especial; geração de GRU e baixa de valor devolvido; 



INSTRUTORAANELISE PESSI - Chefe da Seção de SCDP da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Formação acadêmica diversificada, com graduação em Administração de Empresas, Direito e Nutrição, o que me permitiu adquirir um amplo conhecimento multidisciplinar. Além disso, busquei aprimorar minha formação por meio de duas pós-graduações, uma em Administração Pública e Responsabilidade Fiscal e outra em Nutrição Integrativa. Trabalhei na iniciativa privada como Administradora da Vedágua Materiais Hidráulicos, como sócia administradora da Aniellen Serviços Hidráulicos e sócia administradora da Gutocar Estacionamento. Atuei em projetos de extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (Cascavel/Pr) com a Associação de Micro e Pequenas Empresas do Oeste do Paraná - AMIC, atuando em diversas cidades da região, onde promovi cursos repassando conhecimento sobre controles financeiros empresariais. Trabalhei no projeto Terceira Idade Ativa da Unioeste, onde ministrei aulas de informática para pessoas idosas. Atualmente, faço parte da equipe da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA, onde venho desempenhando um papel relevante e enriquecedor. Ao longo dos anos, tenho me dedicado a estudos relacionados ao SCDP - Sistema de Concessão de Diárias e Passagens, proporcionando contribuições significativas para esse campo de conhecimento em minha instituição. Fui a fundadora do FORDP - Fórum de Diárias e Passagens e instrutora de cursos voltado a Aprovadores e Solicitantes do SCDP, desde 2015. Além disso, atuo como instrutora de cursos nas áreas de administração de micro e pequenas empresas, nutrição e estilo de vida saudável para a longevidade. Essas oportunidades de compartilhar conhecimento multidisciplinar têm sido extremamente gratificantes e me permitem crescer como profissional, aliando trabalho com bem estar. Sinto-me motivada a continuar expandindo meus horizontes acadêmicos e profissionais, buscando sempre novos desafios e aprendizados. Meu objetivo é contribuir cada vez mais para o avanço das áreas em que atuo, assim como para o desenvolvimento de novas perspectivas na administração e no campo da nutrição integrativa. Estou sempre aberta a novas oportunidades de pesquisa, colaborações e projetos que possam enriquecer ainda mais minha jornada acadêmica e profissional. Busco, com dedicação e comprometimento, fazer a diferença e contribuir para o progresso da ciência e da sociedade.



 INVESTIMENTO:
ØInvestimento Individual: R$ 
ØInvestimento para 03 ou 04 participantes: R$  / pessoa
ØInvestimento para 05 até 07 participantes: R$  / pessoa
ØInvestimento para 08 ou mais participantes: R$  / pessoa
Incluso: Material didático online e certificado de participação.

 

REQUISITOS RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA ON-LINE

Computador: Utilize um dispositivo com bom desempenho.
Conexão de Internet: Opte por uma conexão via cabo ou um Wi-Fi de alta qualidade, com velocidade mínima recomendada de 10 Mbps.
Equipamentos: É preferível ter Webcam e microfone/fones de ouvido.
Navegador: Recomendamos o uso do Google Chrome. Caso não seja possível, verifique se possui as versões mais atualizadas do Mozilla Firefox ou Internet Explorer.
Importante: O não atendimento a estas especificações mínimas poderá comprometer a qualidade da transmissão (áudio e vídeo).



ACESSO E GRAVAÇÃO

Após a inscrição e confirmação do pagamento, o participante receberá, por e-mail, as instruções de acesso ao ambiente virtual e à plataforma de videoconferência até 1 (um) dia útil antes do início do curso.


DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.

 

SUPREME TREINAMENTOS LTDA
CNPJ: 53.940.195/0001-16
Inscrição Estadual: 0827930600145

Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825



Dados Bancários

 

Banco do Brasil

Código do banco: 001

N° da Agência: 1230-0

Conta Corrente: 68591-7


Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação:
 Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.

 

 

Supreme Treinamentos
 Telefones: (61) 3962-4401 - (61) 98355-6825 (WhatsApp)

 


  Faça sua inscrição!

A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

  • A Supreme reserva-se o direito de adiar ou cancelar o curso em até 3 (três) dias úteis para cursos online e 5 (cinco) dias úteis para cursos presenciais, caso haja insuficiência de inscrições.
  • O participante deve ter, no mínimo, 75% de presença no curso. Caso participe menos deste percentual, não receberá o certificado
  • A Supreme pode substituir o docente por motivos de força maior.

 

 CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO

  • O cancelamento da inscrição pode ser realizado até 3 (três) dias úteis antes do curso online e 5 (cinco) dias úteis antes do curso presencial.
  • Após esse prazo, a substituição do participante ou a solicitação de crédito no valor da inscrição deverá ser feita.
  • A substituição do participante pode ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

 

MODALIDADE IN COMPANY

Realizamos este curso e outros também na modalidade InCompany (online e presencial)

Entre em contato conosco!