Data: 24 até 28 de novembro de 2025
Horário: 8h30 às 12h30
Modalidade: 100% online - Ao vivo e gravação disponível por 8 dias.
1. Objetivo:
Este curso objetiva capacitar os seus participantes para proceder as devidas regularizações contábeis no SIAFI Operacional e no SIAFIWEB de acordo com as orientações do Manual SIAFI.
Promover aos participantes do curso entendimento avançado sobre as diversas rotinas e procedimentos da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal, para que sejam efetuadas as devidas regularizações e ajustes nos saldos contábeis e nos documentos do SIAFI. No curso serão utilizados casos práticos aplicados diretamente no SIAFI, apresentando a solução para as equações de contas irregulares e inconsistentes.
2. Público-alvo:
Destina-se a atender o gestor público federal que trabalha no setor de contabilidade, execução orçamentária e financeira, administração e logística, folha de pagamento, arrecadação, contratos, patrimônio, bem como os demais profissionais das diversas áreas e esferas de governo que desejam conhecer de forma aprofundada os conhecimentos sobre as regularizações contábeis das rotinas do PCASP e das DCASP.
3. Conteúdo Programático:
• Transações de suporte do SIAFI Operacional: CONCONTA, CONEVENTO; CONORGÃO; CONUG; CONUO; CONPTRES; CONINDCONT; CONNATSOF; CONRECSOF; CONFONTE; ETC.
• Subsistema CPR – Contas a Pagar e a Receber: CONDH, CONSIT, CONAUD, CONDESAUD.
• Informações do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público - PCASP, processo de Convergência da Contabilidade Aplicada ao Setor Público e seus impactos na execução da despesa pública. Nivelamento sobre a lógica do sistema CPR seus principais documentos hábeis, situações para apropriação da despesa.
• Emissão de ordens bancárias explorando a prática operacional da apropriação da despesa pública até seu efetivo pagamento. Regularização de inconsistências derivadas de cancelamento de OB.
• O SIAFI como ferramenta da execução da despesa e instrumento de regularização decorrente de erros pós execução.
• Valores Recebidos por GRU: Devolução de financeiro para estorno de Despesa; Reclassificação de Despesa; Movimentação e Bloqueio de Créditos.
• Regularizações de Suprimento de Fundos (principais casos e principais contas Contábeis) Aspectos legais com ênfase nos principais normativos evidenciando modalidades de suprimento, limites, cadeia de responsabilidades. Tipos de Concessões. Prestação de contas. devolução de valores não utilizados; Reclassificações; Principais inconsistências e suas regularizações.
• Regularizações Relacionadas a Folha de Pagamentos; Disponibilidade de
Recursos (DDR); Transação ALTDOC; Tópicos sobre regularizações de Restos a Pagar.
• Regularizações dos Recursos Diferidos e da programação financeira;
• Regularizações de bloqueio de dotações orçamentárias com saldos invertidos.
4. Metodologia:
Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados regularizações contábeis.
Utilização do SIAFI, SIAFIWEB e Tesouro Gerencial para dar suporte as análises e procedimentos para as regularizações contábeis.
REQUISITOS RECOMENDADOS PARA PARTICIPANTES DA TURMA ONLINE
Computador: Utilize um dispositivo com bom desempenho.
Conexão de Internet: Opte por uma conexão via cabo ou um Wi-Fi de alta qualidade, com velocidade mínima recomendada de 10 Mbps.
Equipamentos: É preferível ter Webcam e microfone/fones de ouvido.
Navegador: Recomendamos o uso do Google Chrome. Caso não seja possível, verifique se possui as versões mais atualizadas do Mozilla Firefox ou Internet Explorer.
Importante: O não atendimento a estas especificações mínimas poderá comprometer a qualidade da transmissão (áudio e vídeo).
ACESSO E GRAVAÇÃO
Após a inscrição e confirmação do pagamento, o participante receberá, por e-mail, as instruções de acesso ao ambiente virtual e à plataforma de videoconferência até 1 (um) dia útil antes do início do curso.
DADOS CADASTRAIS E FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento: Depósito Bancário/PIX, Nota de Empenho, Ordem ou Autorização de Fornecimento.
SUPREME TREINAMENTOS LTDA
CNPJ: 53.940.195/0001-16
Inscrição Estadual: 0827930600145
Telefones: (61) 3962-4401 / (61) 98355-6825
Dados Bancários
Banco do Brasil
Código do banco: 001
N° da Agência: 1230-0
Conta Corrente: 68591-7
Para informações sobre Declarações, documentos e certidões legais da Supreme, acesse: https://www.supremetreinamentos.com.br/certidao
Observação: Temos outras informações e documentação disponíveis para auxiliar na instrução do seu processo de dispensa e inexigibilidade.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A inscrição de órgãos ou empresas deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início do curso. Isso deve ser feito por meio de depósito bancário/PIX, nota de empenho, ou autorização/ordem de serviço devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Caso seu prazo tenha vencido, pedimos que entre em contato conosco.
A Supreme Treinamentos, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CANCELAMENTO POR PARTE DO TREINANDO
Realizamos este curso e outros também na modalidade In Company (online e presencial)
Entre em contato conosco!